Batatas Pai: sem fritar, crocantes por fora e macias por dentro

BATATAS PAI
Compartilhe esse post:

Leia também:

6 dicas para fazer batata frita perfeita e sequinha

Aperitivo crocante de batata e queijo, sem glúten, deliciosos

Rocambole de batata recheado sem glúten, prático no preparo

Mais a dica mais impressionante dessa receita, é que você pode fazer Batatas pai com a batata doce também, que é muito mais saudável do que a batata inglesa e solta menos água. Portanto, você tem duas opções, pode fazer com a batata comum que no caso, é a tradicional batata frita do dia a dia ou então, optar pela batata doce que também fica maravilhosa. Particularmente, depois que aprendi a fazer batatas pai, confesso que gosto mais da receita com a batata doce, a combinação dos temperos, a textura sequinha e a maciez por dentro, ficam tão perfeitas, que tenho feito com frequência essa receita. A saber, é uma ótima dica de petisco para servir nas reuniões de amigos e até mesmo para as crianças, pois elas adoram batatas pai, depois que provam, não querem outra receita.

Batatas Pai

Para a nossa receita de batatas você vai precisar dos seguintes ingredientes abaixo:

  • 2 batatas doces ou batatas inglesas, fica a sua escolha.
  • Azeite a gosto para temperar
  • meia colher de farinha ou amido de milho
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • meia colher de chá de sal e pimenta do reino a gosto, você também pode usar outras especiarias para temperar, fica a seu critério.

Modo de preparo

Primeiramente, descasque as batatas e corte-as em tiras. Todavia, não corte muito finas, geralmente 1 ou 1,5 cm é a espessura ideal. Em seguida, coloque-os em uma tigela com água fria e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Posteriormente, escorra a água e seque-os com um pano de prato limpo. Se necessário, no caso da batata inglesa, é bom apoiar as batatas sobre o papel toalha, porque elas tendem a soltar água ainda. Portanto, enquanto as batatas estão repousando no papel toalha, em uma tigela coloque os temperos, o amido, o azeite e por última adicione as batatas e misture tudo bem. Por fim, ligue o forno para ir aquecendo na temperatura 200º. Agora forre uma assadeira com papel manteiga e transfira as batatas, tendo o cuidado de espalhar uma por uma de modo que elas não remontem.

Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos. O tempo de forno pode variar de acordo com o tipo e marca do forno, todavia, geralmente, 15 a 25 minutos, estão prontas as batatas pai. Portanto, retire do forno e estão prontas para servir. Você pode preparar molhos e salsas de contorno. Ainda, pode desfrutar do tradicional ketchup ou maionese e mostarda, fica a seu gosto. Mas se você quer uma dica de salsa perfeita para esse prato, anote aí a salsa de mostarda e mel, é maravilhosa. Você vai precisar de 3 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de mostarda e 1 colher (sopa) de mel. Se você gosta de uma salsa mais cítrica, pode adicionar meio limão espremido na hora. Misture todos os ingredientes em uma tigelinha e está pronta a sua salsa agridoce de mostarda e mel.

Curiosidades

Essa receita encontrei em um site turco, procurei a origem do nome, porque esse nome Batatas Pai, mas infelizmente não encontrei nenhum registro do porque desse nome. Todavia, independente do nome, garanto que assim como eu que testei e aprovei a receita, vocês também vão amar, sem dúvida a textura é idêntica de uma batata frita, entretanto, assadas. Bem fácil de preparar, gostosas e crocantes. Mas sem dúvida, o aspecto positivo dessa receita, é ter batatas fritas sem fritar no óleo. Quer um conselho? Teste a receita, você vai se apaixonar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.