Para quem vive em regiões úmidas, próximo de matas, no litoral, o período de chuva é bem complicado. Isso porque, é bem comum aparecer mofo nas paredes, nas roupas, nos vidros, principalmente no banheiro e nos quartos. Para quem sofre de alergia, a situação, em alguns casos porde gerar problemas. Isso porque, o mofo provocado por um fugo e para se livrar dele o único caminho é matar esse fungo. Por isso não é fácil se livrar do mofo. Hoje você vai entender por que o mofo se espalha e mesmo limpando ele volta. Bem como, vai aprender a aplicar técnicas caseiras que ajudam muito no dia a dia, principalmente se você for alérgico.
Leia também >> 9 sintomas que você tem a doença do mofo e precisa de ajdua médica
Leia também >> Mofo nos tecidos? Aprenda a usar o açúcar para remover todo o mofo
Por que aparecem mofo nas paredes da casa? Talvez você nunca se tenha perguntado, mas hoje você vai entender. Casa fechada, chuvas frequentes e umidade excessiva são os principais fatores responsáveis pela formação de mofo na parede. Além das paredes, os primeiros sinais do fungo costumam aparecer também dentro de armários e gavetas. Os móveis são mais fáceis de limpar. As paredes, por outro lado, dão muito mais trabalho! Nessas horas, só nos resta respirar fundo (com a mão no nariz) e buscar respostas sobre como limpar parede com mofo. Porque o fungo precisa ser eliminado, caso contrário ele vai se espalhar por toda a construção.
Mofo nas paredes
O maior problema do mofo das paredes é a alergia que ele provoca e suas respectivas doenças. No início parece inofensivo, mas se não cuidar, ele vai se espalhar e comprometer primeiramente seu aparelho respiratório, podendo inclusive se alastrar para outros órgãos e causa outros danos. Primeiramente, você precisa compreender que o mofo é um fungo, ou seja, é vida, e por isso se espalha por tudo. Para combater e resolver o problema do mofo, é necessário matar o fungo e quando se trata de paredes úmidas, é bem difícil! Mas não impossível.
Casas úmidas construídas em lugares de mangue, praias, florestas, morros, é mais complicado ainda. Elas precisam ser alicerçadas com uma boa base feita com materiais específicos para isolar a casa do chão e assim prevenir essa umidade. Mas nem todos fazem isso, até mesmo porque custa caro esse trabalho. Portanto, se você mora em uma casa úmida, sujeita a formação de mofo, vai ter que redobrar os cuidados. Primeiramente, tentar isolar essa umidade e em segundo, toda vez que começar a formar o mofo, vai ter que limpar de imediato de modo a matar o fungo antes que ele se alastre.
Eliminando o mofo
De todos os produtos que testei até hoje, do profissional ao caseiro, nenhum deles é tão eficaz como o cloro ou a água sanitária. Eles são os únicos produtos que matam de verdade o fungo que provoca o mofo e o teste para saber se uma parede está mofada é bem simples. Borrife as manchas escuras com cloro puro, apenas uma borrifada, espere alguns minutos, se desaparecer, bingo, ou seja, se parede clarear e a mancha sumir, é porque tem fungos. Então nesse caso, borrife em todas as manchas, NÃO ESFREGUE, apenas borrife e deixe agir por 10 minutos. Talvez uma borrifada não seja o suficiente, então volte novamente e borrife de novo uma segunda mão e se necessário até a terceira mão.
Fica tudo limpo gente, pode testar eu garanto 100%. Se o mofo estiver no início, com uma borrifada mata tudo pela raiz, mas se estiver mais cheio, vai precisar borrifar pela segunda vez ou até uma terceira vez. Durante a limpeza, deixar a casa toda aberta para correr ar. Use máscara durante o processo de limpeza e se achar necessário óculos de acrílico e luvas. Lembre-se a limpeza é muito fácil, não precisa esfregar, apenas borrifar e deixar agir e está pronto. Todavia, é necessário usar cloro puro ou água sanitária pura, não pode ser perfumada, colorida ou em gel, mas líquida para penetrar nas paredes e matar os fungos.
Dicas adicionais
Para lavar azulejos do banheiro mofados, use a mesma técnica, funciona muito bem. Primeiro lave o azulejo do box para remover a gordura que fica acumulada nos azulejos por causa do banho que fazemos diariamente. Em seguida, borrife o cloro por todo o azulejo e deixe agir, principalmente no rejunte onde se acumula com mais facilidade o mofo. Sai tudo, basta ter paciência e deixar agir e se necessário borrife ainda outras vezes até obter o resultado desejado. Outra dica importante, sabe roupas de pele, sofás de couro, box de cama onde a parte de baixo é couro, ali também acumula mofo, mas não podemos borrifar cloro ou água sanitária.
Nesses casos, use um bom hidrante para o corpo, eu uso creme Nívea. Por exemplo, algumas bolsas minhas encheram de mofo no período das chuvas, com uma flanela passei creme Nivea em abundância no couro e saiu tudo e depois nisso não juntou mais. Fiz o mesmo processo na jaqueta de couro do meu esposo, saiu tudinho, uma benção. E funciona muito bem quando acumula o mofo, remove tudo num piscar de olhos, basta esfregar bem e nem precisa fazer força. O creme hidrata o couro e deixa limpo e higienizado e ainda dificulta a formação de mofo novamente.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.