Certamente, você é mais um do time que ama a fruta da paixão, isso mesmo, o maracujá. A saber, essa fruta é conhecida em vários países como a fruta da paixão. De acordo com suas propriedades terapêuticas, medicinais e nutrientes, uma delas é despertar a libido. Talvez por isso, seja reconhecida como o fruto da paixão. Se você que está lendo é brasileiro, vai saber e entender bem que os pratos a base de maracujá, são uma tradição brasileira e que todo brasileiro que se prese, ama mousse de maracujá, suco, sorvete, pudim, cocada, bolo, docinhos e por aí vai. Sem sombra de dúvida o maracujá é um sucesso na culinária nos países tropicais como o Brasil, por exemplo. No artigo de hoje, você vai aprender a fazer uma cocada deliciosa de maracujá. Para quem trabalha no faça e venda, saiba que é um sucesso.
Leia também >> Bolo fofinho de maracujá, bem simples e fácil de preparar
Leia também >> Geladinho de mousse de maracujá, sem leite, divino, edição especial
Ao contrário do que muitos pensam, fazer cocada não é difícil, basta saber escolher a receita certa com os ingredientes adequados. A saber, a cocada tradicional de coco, é um clássico da culinária brasileira, bem como, um dos doces de rua mais vendidos nos tabuleiros das baianas. De quebra queixo, a coquinho cristalizado, cocada de coco branco, coco queimado, enfim. Foram nesses mesmos tabuleiros que começaram a nascer as variações do doce popular. Por isso, é bastante comum hoje termos cocadas de vários sabores. Por exemplo, de maracujá, cocada úmida de mamão verde, cocada de mandioca (nossa essa vende muito e é maravilhosa). Todavia, nesse artigo, vamos abordar a cocada deliciosa de maracujá e sabe por que é deliciosa? Porque seu sabor é perfeito e faz você salivar só de olhar.

Cocada deliciosa de Maracujá
Antes de iniciar a receita propriamente dita, vale lembrar que o maracujá é um fruto com muitos benefícios para a saúde humana. Além de servir como base para fabricação de calmantes, isso devida suas substâncias tranquilizantes, ele ainda é matéria prima na indústria cosmética. Bem como, na indústria alimentar no setor de complementos alimentares, doces, biscoitos, sobremesas, sorvetes, etc. Do fruto se aproveita tudo, das cascas se faz a farinha nutricional, da polpa doces, remédios e suplementos e das folhas chá para combater vários problemas de saúde, sendo um deles a depressão, a ansiedade, distúrbios do sono e outros. Suas sementes não servem apenas para decorar, pois elas também possuem uma boa concentração de minerais e vitaminas.
A receita
Ingredientes
- 500g de açúcar cristal ou refinado (3 xícaras)
- 1 copo de leite (200ml)
- 2 cocos grandes frescos ralados (500g)
- 1 lata de leite condensado
- Polpa de dois maracujás grandes (200ml)
Preparo
Primeiramente, extraia a polpa dos dois maracujás, escolha dois maracujás grandes e bonitos, pois a polpa é o ingrediente principal da receita de cocada deliciosa de maracujá. Depois de extrair toda a polpa, pegue uma panela grande para darmos inicio a receita da cocada. Lembrando, que antes de iniciar a receita, você precisa tirar a água do coco, quebrar o coco e extrair a polpa e então, finalmente ralar essa polpa. Posteriormente, com o fogo desligado, acrescente na panela o coco ralado, o açúcar e a polpa de maracujá. Se por acaso você não tiver a polpa natural, você poderá usar 200ml de polpa concentrada do mercado. Obviamente, não é a mesma coisa, mas a receita dá certo do mesmo jeito. Todavia, o recomendado é fazer com a fruta fresca.
Com os ingredientes na panela, misture um pouco depois leve ao fogo. Esse tipo de cocada não solta muito líquido, por isso, para ajudar no processo de cozimento, adicione 200 ml de leite de vaca integral. Misture tudo bem e em fogo médio, vez o outra mexa e observe que a fruta vai soltar mais um pouco de líquido e aos poucos vai começar a cozinhar. Nessa receita estou usando a polpa com semente e tudo. Além de ficar uma cocada bonita e charmosa, ela fica mais nutriente, pois as sementes também possuem seu valor nutricional e outra, elas vão cozinhar, não alteram o sabor, mas agregam mais valor nutricional e beleza. Contudo, se não quiser usar a semente, bata tudo no liquidificador e coe, assim não vai aparecer, mas vai manter o valor nutricional.
Finalizando
Quando você observar que os líquidos diminuíram quase totalmente, é hora de adicional o leite condensado, misturar tudo bem e deixar apurar de novo. Na verdade, está chegando a hora do ponto, que é muito parecido com ponto de brigadeiro ou do ponto de docinhos em geral. Você vai observar que ao mexer a cocada ela desgruda do fundo, mas permanece unida, esse é o ponto ideal. Pois com a colher você põe a cocada na bancada e consegue moldar com facilidade e ela permanece úmida e bem unida, ou seja, não despedaça, esse é o ponto ideal. Desligue o fogo, com a ajuda da colher molde todas no tabuleiro ou na bancada, espere esfriar e se desejar coloque em forminhas para deixar ainda mais elegante. Para o faça e venda, recomenda-se colocar nas forminhas.
Créditos da Receita: Canal do Youtube Receitas do Will
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





