Massa – Primeiramente, em uma panela grande, misture o leite ninho, o açúcar e o leite de coco. Leve ao fogo médio e mexa constantemente até que a mistura esteja bem incorporada e comece a borbulhar. Em seguida, adicione o Coco: assim que a mistura começar a borbulhar, adicione o coco ralado à panela, mexendo continuamente para que todos os ingredientes sejam bem distribuídos. Importante é o ponto, portanto, cozinhe até desgrudar completamente da panela, cozinhando a mistura em fogo médio, mexendo sempre, até que ela comece a desgrudar do fundo da panela e atinja uma consistência mais espessa, ao ponto de que você pega com a colher e ao soltar na panela, ela esfarela, esse é o ponto.
Uma vez que chegou no ponto, desligue o fogo jogue na bancada para esfriar e posteriormente cortar. Enquanto ainda estiver morna, vai abrindo a massa para cortar com a faca ou modele nas mãos como desejar. Geralmente para vender, abro a massa uniformemente na bancada e corto com a faca em retângulos. Todavia, sublinho que se quiser modele pequenas porções da cocada com as mãos levemente untadas com manteiga ou margarina. As cortadas ficam mais apresentáveis e as modelas mais caseiras e tradicionais, dando a impressão que foram pingadas com a colher. Enfim, depois de moldadas disponha as cocadas de leite ninho moldadas em uma travessa ou prato e deixe esfriar completamente antes de servir. Aproveite cada mordida dessa delícia que é uma verdadeira explosão de sabores e texturas.
Conclusão
A cocada mineira de leite ninho sem leite condensado, é uma sobremesa simplesmente irresistível, que combina o melhor do leite ninho com a tradição e o sabor único do coco natural. Prepare essa delícia em sua própria cozinha e surpreenda-se com a cremosidade, a textura e o sabor. Embora, hoje em dia tenham tantas receitas de sobremesas, aquelas tradicionais sempre vão ter espaço no nosso meio, porque elas trazem à tona memórias que ficaram eternizadas dentro de cada um de nós. Memórias de infância, de quando não existia celular e todos se reuniam em volta da mesa para se confraternizar, memória da família em comunhão vivendo e construindo cada dia sua história.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.