Certamente você já ouvir falar que o chucrute de repolho faz muito bem a saúde e que ajuda a emagrecer. Não é à toa que os alemães gozam de uma saúde de ferro. Além disso, o índice de obesidade no país é baixo se comparado aos Estados Unidos da América, por exemplo. A saber, o chucrute de repolho é um probiótico natural muito saudável que faz bem a saúde. Atua na prevenção de doenças, ajuda no emagrecimento e melhora a qualidade de vida de quem o consome.
Leia também >> Técnica caseira com repolho para aliviar dores
Leia também >> Sopa do coração com repolho para emagrecer
Talvez nesse momento, você torceu o nariz e exclamou: repolho azedo, eca que horror! Posso afirmar que não é tão ruim assim, precisa saber fazer e como combinar com os alimentos e garanto que fica muito bom. Como todo alimento saudável e rico em probióticos vivos, ele é forte. Mas se consumido de forma adequada, podemos extrair muitos benefícios para a saúde.
Benefícios do chucrute de repolho
As vantagens de quem consome o chucrute de repolho, são muitas. Por exemplo, ele melhora o funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e estimulando o bom funcionando. Com isso, previne a constipação e o intestino preguiçoso. Ele ajuda a queimar calorias, pois inibe a fome, melhora a digestão e estimula o bom funcionamento do metabolismo. Tudo isso junto, reflete de forma positiva na perda de peso. Que por sua vez, acontece de forma natural sem sacrificar o organismo com aquelas dietas restritivas.
Mas afinal o que seria esse chucrute de repolho? O chucrute nada mais é do que uma conserva fermentada. Eu aprendi como fazer para comer puro, acompanhado ou no sanduíche (é o meu preferido), ajuda a matar a fome e não atrapalha a dieta. Você sabia por exemplo, o sanduiche com uma linguiça toscana fritinha ou com uma salsicha com chucrute de repolho no meio, é um dos lanches mais tradicionais da Alemanha e é vendido em quase todos os bares, esquinas, mercadinhos e outros.
Propriedades e benefícios
- Fonte de vitamina C
- Melhora a imunidade
- Fonte de potássio
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Fonte de folatos e betacarotenos, aliados da pele e visão
- Possui vitamina K que melhora a coagulação sanguínea
- Fonte de vitamina B6, que previne anemia.
- Apresenta manganês, fibras, potássio, vitamina B1, cobre, colina, aliada do cérebro, fósforo, vitamina B2, magnésio
- Fonte de cálcio e selênio, essencial para a tireoide
- Possui ferro, que previne anemia, ácido pantatênico, niacina
- É pobre em calorias
O que é chucrute de repolho
Como já anunciado anteriormente, é um probiótico natural, que protege a saúde e ajuda a emagrecer. Bem como, um prato feito com repolho picado e fermentado em uma salmoura, usado como acompanhamento de vários outros pratos. A saber, o chucrute nada mais é do que uma conserva com benefícios ao intestino e a saúde. Como qualquer outra comida caseira, o chucrute pode ser feito de várias maneiras. Mas há algumas noções básicas a serem seguidas quando se faz a receita em casa.
A receita
Ingredientes
- 1 cabeça de repolho
- 1 a 3 colheres (sopa) sal (essa medida é para cada unidade de repolho)
Modo de Preparo
Primeiramente, rale ou fatie o repolho sem usar o miolo. Em seguida, coloque dentro de um recipiente bem grande e adicione o sal. Posteriormente, com as mãos bem limpas, amasse o repolho por uns 10 minutos, até que saia bastante líquido e ele fique murcho. Passe o repolho para um pote de vidro esterilizado, pressione o repolho bem com um amassador de alho ou com as mãos. Lembrando de deixar dois dedos de espaço entre o repolho e a tampa. Com uma folha de repolho dobrada ou enrolada, coloque sobre o repolho fatiado dentro do vidro e aperte bem. Despeje o líquido e se necessário, adicione um pouco de água para cobrir completamente o repolho. Por fim, tampe o frasco com uma tampa.
Deixe os potes dentro de uma forma forrada com papel toalha ou com um pano. Deixe fermentar em temperatura ambiente durante 2 semanas até se obter o sabor e textura desejados. A cada 5 dias troque o papel toalha por causa do líquido que terá transbordado. Em seguida, após 2 semanas, abra o pote, sinta o cheiro e prove o sabor, se estiver do seu agrado é só dividir em potes e levar a geladeira. O cheiro é azedo e o gosto é forte, mas comer nos sanduíches ou na salada é uma maravilha. Outrossim, pode ser conservado por meses dentro da geladeira.
Dicas importantes na preparação do chucrute de repolho
- Se por acaso o vidro não for bem tampado o seu chucrute pode acabar criando mofo.
- O sal deve ser acrescentado para que possa ser conservado, caso contrário o seu chucrute criará fungos.
- Tente sempre utilizar repolho orgânico e fresco para fazer o chucrute.
- Pode ser usado o repolho roxo ou o verde.
- Para um sabor mais diferenciado, adicione as sementes de cominho, ervas, gengibre ou gergelim.
- Se preferir adicione outros vegetais como (cenoura picada, maçã, acelga, pepino etc.), para acrescentar use 1/4 da quantidade do repolho.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.