Primeiramente, vamos descascar uma bata inglesa média e corta em pedaços e cozinha em água e uma pitada de sal. Uma vez cozida, escorra as batatas e despeje-as no liquidificador. Em seguida, pique meia cebola média e jogue junto no liquidificador. Também no liquidificador estou adicionando a cebolinha verde, é opcional, você coloca se quiser. Por fim, adicione os 50 ml de água e liquidifique por um minuto até obter um creme homogêneo. Posteriormente, despeje esse creme em uma tigela e agregue uma colherinha (café) rasa de fermento em pó para bolo e uma colher cheia de amido de mais (50g). Misture bem, adicione mais uma pitada de sal e se a massa ficar muito líquida, adicione mais um pouquinho de amido de milho.
Agora que a massa do chips está pronta, vamos colocar dentro da saco de confeiteiro, fazer um corte bem pequeno na ponta e pingar dentro da assadeira, previamente forrada com papel manteiga. Importante deixa espaço entre um pingo e outro, pois vamos prensar com um copo americano e a massa vai abrir e ficar aproximadamente com 5cm de diâmetro. Quando terminar de pingar. Cubra com papel manteiga e com a ajuda do copo pressione um por um dos pingos, para que eles fiquem bem abertos e fininhos. Por fim, sem retirar o papel manteiga de cima, leve para assar em forno previamente aquecido em 200º. A saber, o tempo de forno é rápido, 10 ou 15 minutos, o suficiente para eles assarem e ficarem torradinhos.
Finalizando o chips de cebola e batata
Durante o tempo que ele permanece no forno, não descuide, porque é muito rápido. Afinal as rodelas depois de prensadas com o fundo do copo, ficam bem fininhas e assam em um piscar de olhos. Quando meu forno está bem quente, em cinco minutos estão douradinhas. Para abrir o pingo não tem segredo, pressione com o fundo do copinho americano, aquele de bar. Repita esse processo em todos eles, e leve para assar. Uma receita rende aproximadamente uns 80 chips. Eles ficaram deliciosos, me lembram muito aquelas batatas Pringles que vem na lata. Simples, rápido e fácil de fazer. Sem bagunça, rico de sabor e sem glúten. Sem dúvida, dá pra comer sem culpa, de olho na balança e de olho nas alergias alimentares.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.