Chá terapêutico; grande aliado no tratamento de doenças raras

benefícios do chá de tomilho
Compartilhe esse post:

Com este delicioso chá de tomilho você pode tratar doenças como a vertigem, lúpus, esclerose, fibromialgia, artrite e fadiga crônica, regular inclusive os hormônios da glândula tireoide. Hoje em dia, muitas pessoas tem buscado na fitoterapia alternativas para aliviar as dores no caso de doenças cronicas como é o caso do lupus, da fibromialgia e da esclerose e de fato algumas plantas tem demonstrado grande eficiência no âmbito da medicina alternativa, hoje vamos falar de uma delas, o tomilho.

Leia também >> Chá de folhas de goiaba, um santo remédio natural tudo

Leia também >> Chá pra dormir proofundamente feito com uma mistura 3 ervas

chá de tomilho

Para que serve o tomilho e quais são suas propriedades?

O tomilho é um arbusto aromático originário do continente europeu utilizado na culinária. Quando consumido na forma de infusão, proporciona todos os benefícios medicinais encontrados na planta. Para quem ainda não conhece e nunca ouviu falar, a planta de tomilho tem propriedades antibióticas. Outrassim, usada na fabricação de vários produtos que vão de balas, sabonetes, pomadas medicinais, chás terapêuticos e ainda alguns tônicos e xaropes caseiros. Quem sofre de depressão precisa consumir o chá de tomilho. Bem como, quem sofre de crises de estresse e ansiedade. Isso porque, as proopriedades encontradas no chá, acalmam e relaxam o sistema nervoso.

Chá de tomilho

O chá também funciona como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo. Outrossim, como antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente. Igualmente, como antipirético (reduz a febre) e como fonte de ferro, sendo por isso indicado para pessoas com anemia. O tomilho, também é indicado para amenizar os sintomas do Lúpus, artrite, fibromialgia, Isso porque, diminui os sintomas de fatiga e cansaço excessivo.

Para quem sofre de distúrbios da glândula da tireoide, consumir o chá com frequência, pode ajudar a controlar os níveis hormonais melhorando o funcionamento da glândula e consecutivamente ajudando a perder peso. Recomendamos consumir o tomilho regularmente, seja como chá ou como condimento nos alimentos. O importante é consumir e desfrutar dos beneficios da planta. Pessoas que consumem o chá diariamente, sentem menos dores no quadro da fibromialgia. Isso ajuda de forma positiva no tratamento. Bem como, na farmacia de manipulação existem capsulas de tomilho para vender. A saber, elas são grandes aliadas no tratamento natural contra as dores e inflamações.

Para fazer um chá de tomilho vai precisar de:

Tomilho seco ou fresco – 1 punhado
Gengibre ralado – 1 colher de chá
1 xícara de água.

Preparação:

Primeiramente, coloque a água em fogo alto até que levate fervura. Em seguida, adicione o tomilho e gengibre, cozinhe por 3 minutos em fogo baixo. Posteriormente, retire do fogo, cubra e deixe em repouso por 5 minutos. Por fim, Filtrar e beber. Enfim, adoçar com mel, se você achar necessário. Consumir duas xícaras por dia para tratar qualquer das doenças acima mencionadas. Um copo antes do almoço e um outro copo antes de ir dormir.

Benefícios do chá de tomilho

Previne o envelhecimento

Por conter antioxidantes, o tomilho é um excelente ator na prevenção do envelhecimento, pois ajuda o corpo no combate aos radicais livres e também aumenta a eliminação de toxinas pelo organismo. Outrossim, ajuda o funcionamento do intestino. Isso porque, devido à alta concentração de fibras, ele também ajuda na melhora do funcionamento do intestino. A saber, o tomilho também é rico em um composto ativo chamado “princípio amargo”, que é considerado um fator protetor estomacal e intestinal já que aumenta a salivação e a produção de bile para a digestão.

Bem como, ajuda a emagrecer. Sem contar a sensação de saciedade que produz, o tomilho também ajuda a reduzir a ansiedade e a compulsão alimentar, contribuindo, assim, na queima de gordura corporal. Outrossim, é bom para a saúde dos olhos. A saber, a planta também é rica em vitamina A e em compostos chamados de flavonoides, que ajudam a retardar a degeneração macular (área da retina dos olhos, responsável pela visão dos detalhes). Com isso, previne o desenvolvimento de doenças oculares graves, como catarata e glaucoma.

Protege os ossos

É rico em cálcio e magnésio, minerais que agem como protetores dos ossos e previnem a osteoporose e osteopenia. A saber, também combate a depressão. Isso porque, segundo a nutricionista Orion, estudos mostram que uma substância chamada carvacrol, presente no tomilho, aumenta os níveis de dopamina e serotonina – neurotransmissores que melhoram o humor e previnem a depressão. Bem como, melhora a imunidade. A presença de vitamina C, vitamina A e timol auxiliam o sistema imunológico e previnem até mesmo doenças respiratórias.

Previne doenças crônicas

Os já citados compostos fenólicos (timol, carvacrol e eugenol) desempenham uma série de propriedades fisiológicas: anti-alérgica, anti-arteriogênica, anti-inflamatória, anti-trombótica, cardioprotetora, vasodilatadora e antimicrobiana, fazendo desta erva um alimento poderoso na prevenção de doenças crônicas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.