Fisioterapia feita com bola de tênis ajuda a aliviar as dores ciáticas


Certamente em algum momento da sua vida, você já teve problemas com o nervo ciático. Acredito que pelo menos 1 a cada dez pessoas passaram por isso, e como faz mal! As dores ciáticas são terríveis e o único modo para melhorar, é fazendo fisioterapia.

Hoje vamos ensinar algumas dicas de fisioterapia para fazer em casa, usando uma bola de tênis. Todavia, a técnica é bem simples. Qualquer pessoa pode fazer. Basta ter uma bolinha e boa vontade. O legal é que as dores ciáticas vão desaparecer e com certeza você vai se sentir bem melhor!

A inflamação do nervo ciático provoca dores intensas podendo inclusive comprometer a coluna vertebral. A saber, atividades físicas, exercícios e fisioterapia podem ajudar muito a aliviar a dor e viver melhor.

Nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Outrossim, formado por várias terminações nervosas ligadas a coluna vertebral. Entretanto, quando inflama, gera uma dor muito intensa e desagradável.

Às vezes, é difícil de ser suportada. Ela vem acompanhada de sintomas como dormência, formigamento, pontadas e choques elétricos. Bem como, dificuldades em manter a coluna reta, dores intensas nas pernas e outros.

Ele é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. Em como, músculos das pernas e pés. As causas mais comuns de inflamação do nervo ciático, são hérnia de disco, estreitamento do canal medular ou doença degenerativa do disco.

Para tratar a dor ciática, é necessário, portanto, voltar à causa. Isso porque, é necessário consultar um médico quando os primeiros sintomas aparecem. Abaixo, você encontra algumas dicas de como obter alívio da dor ciática praticando fisioterapia com uma bola de tênis.


Importante lembrar que esse tipo de inflamação precisa de acompanhamento médico. Todavia, as dicas abaixo ajudam a aliviar a dor, mas não resolvem o problema por completo.

  • Deite-se no chão e coloque a bola sob o músculo glúteo, no mesmo local onde você sente a dor.
  • Levante a perna para que os braços e as costas sejam o seu apoio no chão.
  • Deslize o glúteo doloroso na bola de tênis, seguindo movimentos lentos, mas firmes.
  • Se você sentir a dor em um ponto específico, faça uma pausa por alguns segundos. Mantendo a bola exatamente nesse ponto, e espere a dor passar. Em seguida, retome todo o músculo.
Dores Ciaticas

Considerações Finais

Para diagnosticar se o nervo ciático realmente está inflamado, é necessário passar por um ortopedista. Somente ele terá condições de avaliar a situação e prescrever um tratamento mais adequado para o caso.

O tratamento para nervo ciático é feito com remédios, massagens, fisioterapia e atividades físicas. Caminhar é uma boa opção para reabilitar o nervo e melhorar as dores na coluna.

Bem como, na alimentação recomenda-se consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias. Uma dieta alimentar baseada nesse tipo de alimento, também ajuda no controle da dor.

A pessoa afetada com essa patologia pode também optar por tratamentos alternativos. Ou seja, à base de chás, pomadas de ervas anti-inflamatórias, compressas e outros.

A fisioterapia feita com a bola de tênis é bem simples. Basta escolher uma parte da casa onde você possa se deitar e deslizar seu corpo sobre a bolinha de tênis. Quando chegar naquelas regiões ou pontos mais doloridos, de uma pausa e espere que a dor passe.

Para quem tem hérnia de disco, esse tratamento é ótimo! Podemos colocar a bola de tênis na altura da nuca e deslizar o corpo para melhorar as dores. O ponto de atrito será sempre seu corpo sobre a bola e bola deslizando sobre o chão duro. Enfim, essa terapia é excelente para contornar as dores ciáticas e ajuda muito.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



error: Conteúdo Protegido!