Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Esse é o chá que mudou a vida de muita gente e vai mudar a sua

chá de canela de velho
Compartilhe esse post:

Mas afinal para que serve o chá de canela de velho, quais são seus benefícios e como preparar a bebida? Indicada para tratar dores articulares, lombares e musculares, ela também ajuda na perda de peso. Dentre suas propriedades benéficas para o organismo, o chá feito a partir das folhas de canela de velho, destacam-se pelas propriedades: antioxidantes,  anti-inflamatório, anticlastogênico,  analgésico, antitumoral, hepatoprotetor, tônico digestivo. Quanto aos aspectos antioxidantes, de acordo com especialistas de nutrição, a planta “ajuda a combater os radicais livres e tem efeito detox no organismo ajudando a ‘limpar’ as substâncias nocivas. Isso faz com que órgãos como rins e fígado trabalhem melhor, acelerando o metabolismo e regulando a pressão arterial e glicose’’.

Chá de canela de velho

Além de antioxidante, o chá de canela de velho também age como um anti-inflamatório poderoso. De acordo com o trabalho desenvolvido pela farmacêutico Fernando Henrique Oliveira, essa ação existe devido a dois ácidos encontrados na planta. O ácido ursólico e o ácido oleanólico. De acordo com estudos, ambos atuam nos processos inflamatórios articulares e por isso, o chá de canela de velho é tão bom para tratar esse tipo de contexto. O mesmo estudo do farmacêutico Fernando também indica que a planta possui propriedades anticlastogênico, isso porque, ela age contra a quebra de cromossomos, aspecto positivo para o bom funcionamento do organismo.

Leia também:

Hérnia de disco, nervo ciático e artrite, aprenda como tratar

Dores, artrite, inflações musculares, a planta é uma benção da natureza

O que vai dentro do famoso chá japonês e porque é tão poderoso

Outrossim, possui efeito analgésico. Um outro uso medicinal dessa planta como chá é para diminuir as dores. Por essa razão, canela de velho é conhecida como um analgésico natural. “Ela é considerada um verdadeiro milagre para o combate de artrose, artrite, dores na coluna e nas articulações. Desse modo, é muito consumida por idosos e ex-pacientes de chikungunya”, informa a nutricionista Bruna Morais. A saber, por ser rica em flavonoides, o chá feito das folhas tem efeito antitumoral. Isso porque, os antioxidantes da planta combatem os radicais livres e para quem ainda não sabe, a função dos flavonoides, é prevenir e atrasar o aparecimento de tumores de alguns tipos de câncer.

chá de cabelha de velho

Outros benefícios

Já a ação hepatoprotetora é um reflexo da presença do ácido ursólico. Como já mencionado anteriormente, essa substância pode ser encontrada em abundância na canela de velho. ”O estudo [feito na China] revelou que este ácido apresentou atividade hepatoprotetora, diminuindo a necrose de células parenquimatosas do fígado, fibrose, prevenção da cirrose crônica e intensificação da regeneração do fígado. Por fim, muitas pessoas costumam afirmar que a canela de velho é um excelente tônico digestivo. Portanto, a erva facilitaria o trânsito intestinal. No entanto, ainda não há fontes científicas e nem estudos que compravam essa eficácia por parte da planta.

Enfim, o chá da canela de velho, é rico em antioxidantes e por isso, é um bom aliado da perda de peso. Isso porque, os antioxidantes fazem o efeito detox, limpando o organismo e melhorando o desempenho de todos os órgãos do corpo. A longo a prazo, isso significa menos peso na balança, menos líquido retido e um metabolismo que funcione corretamente. Para entender melhor, é como se o chá de canela de velho trouxesse equilíbrio para todo o organismo humano. Uma vez equilibrado, o corpo volta a trabalhar na sua normalidade.

Como fazer o chá?

Ingredientes:  1 colher (de sopa) bem cheia de canela de velho picada (ou 2 folhas inteiras da planta) e um litro de água. O preparo é bem simples, coloca-se a panela com água no fogo. Após começar a ferver, adiciona-se a planta. Nesse momento, é importante deixar a mistura ferver por 2 minutos. Em seguida, desliga-se o fogo e tampa a panela. Agora, aguarda aproximadamente 10 minutos para que a bebida fique finalmente pronta. Por fim, é só coar e beber morno. E claro, não é recomendado adicionar açúcar. Recomenda-se consumir o chá de uma a duas vezes no máximo ao dia, sendo uma xícara depois do café da manhã e uma xícara depois do jantar por aproximadamente um mês.

Enfim, a canela de velho não possui contra indicações e nem efeitos colaterais. Todavia, recomenda-se consultar seu médico de família antes de começar a consumir. Mulheres grávidas e crianças não devem consumir a bebida. Durante o período de consumo observe como está reagindo seu corpo e a qualquer sinal indesejado, consulte seu médico. Lembrando que este é um site informativo, nossas receitas, conselhos, dicas e demais informações, não substituem o parece de um médico especialista em saúde.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.