Será que as cebolas cortadas realmente representam um perigo conforme está sendo divulgado nas redes sociais? Esse boato de que as cebolas apresentam um perigo a saúde humana, é muito antigo e circula há muito tempo nas redes sociais. Todavia, não passa de um fake News. Deixar a cebola cortada de um dia para o outro na geladeira, segundo nutricionistas e até o próprio site de saúde do Ministério da Saúde, não apresenta perigo nenhum a saúde. Portanto, você não vai morrer cortar a cebola hoje e consumir amanhã. Entretanto, recomenda-se embalar e guardar corretamente todo alimento que manipulado, ou seja, pepinos, cebolas, frutas, tomates. Portanto, todo alimento cortado hoje e reaproveitado amanhã, recomenda-se rembalar e armazenar rigorosamente e guardar na geladeira de forma segura.
Leia também >> Rins: aprenda a limpá-los com 2 cebolas e 2 litros de água
Leia também >> Sopa de alho e cebola, impossível comer apenas um prato
Entretanto, todo alimento cortado, não apenas as cebolas cortadas, na hora de ser manipulado no dia seguinte, a pessoa precisa observar o cheiro, a textura, o aspecto. Enfim, se um alimento não está bom, se veem a olhas nus, mas daí afirma que ele cria vírus, bactérias e substâncias venenosas e perigosas, é um pouco exagerado. Lembrando inclusive, que se o alimento esta cortado, mas armazenado corretamente, não tem por que desenvolver todos esses problemas. No caso da cebola por exemplo, uma vez cortada, não existe como ela gerar bactérias como está sendo afirmado nas mensagens que circulam nas redes sociais. Bem como, ela também não perde suas propriedades nutricionais. Novamente, faz-se necessário afirmar que todo alimento que já foi manipulado, deve ser armazenado de forma correta dentro da geladeira e não apresenta nenhum problema ou risco para a saúde humana.
Benefícios das Cebolas cortadas
AS cebolas são benéficas para a saúde humana, mas independentemente de consumir cortadas ou cruas, seus benefícios serão sempre os mesmos. Outra informação equivocada que circula nas redes sociais é o fato de que precisamos consumir as cebolas cruas para sarar da gripe. Todavia, isso não é verdade. As propriedades nutricionais e terapêuticas da cebola, são adquiridas mediante seu consumo, tanto cru como refogado. Entretanto você precisa saber que não existe base cientifica que comprove que comer cebola crua vai te curar algo. O que previne doenças, trata e cura, é uma prática de consumo de alimentos saudáveis e naturais. Isso todos os dias, não apenas hoje porque estou doente. Os alimentos, assim como, as plantas medicinais, levam seu tempo para fazer efeito. Portanto, o correto é adotar uma dieta saudável todos os dias, incluindo alimentos benéficos para a saúde.
Malefícios das cebolas
De acordo com alguns estudos científicos e também nutricionistas, a cebola crua, pode trazer alguns distúrbios para o estomago. Isso se aplica a pessoas que são mais sensíveis a alimentação, acida e picante. A saber, os sintomas da intolerância à cebola crua incluem desconfortos digestivos, como mal-estar estomacal, azia e gases. Algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas apenas pelo contato com o legume, independentemente de serem alérgicas à cebola que comem. Pessoas que são sensíveis a esse alimento, é totalmente normal, nem todo alimento é bom pra mim, ou pode ser bom pra mim e fazer mal para você. Por exemplo, há pessoas que amam jambo, aquela fruta que tem gosto de flor.

A saber, assim como a cebola, o jambo, é riquíssimo de nutrientes, vitaminas e minerais. Contudo, há pessoas que ao consumir o jambo, pode ter náuseas, tonturas e indisposição estomacal e intestinal. Assim como, algumas pessoas possuem uma grande sensibilidade ao cortar cebolas, os olhos reagem mal. Isso acontece porque, quando é cortada, suas células liberam um gás chamado fator lacrimogêneo (LF). Esse gás causa uma sensação de ardor, seguida por lágrimas produzidas para limpar os olhos. Embora, os olhos fiquem irritados, passado alguns minutos, depois de lacrimejarem, voltam ao normal. Porém, existem casos de pessoas que são alérgicas. Enfim, saiba que os animais de estimação não podem consumir cebola, a saber, elas podem ser mortais para o organismo deles.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





