Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Coloquei bicarbonato de sódio na bucha de lavar louças

bucha de lavar louças suja
Compartilhe esse post:

Leia também >> Esponja de aço (bombril) depois dessa dica nunca mais joguei fora

Leia também >> Veja multiuso e pasta de dente, que loucura, deixa os alimentos brilhando

Segundo estudos, uma esponja de lavar louça acumula 680 milhões de fungos e bactérias em 15 dias de uso, diz pesquisa. Estudo foi feito pela Devry Metrocamp, em Campinas, aponta tipos que podem causar problemas como diarreia, febre e afetar a saúde do pulmão. Resumindo, o correto seria trocar a esponja de lavar louças a cada 15 dias ou então higienizá-la corretamente a fim de evitar maiores danos à saúde. Para crianças e idosos, isso seria um grave problema, principalmente quando a pessoa está com a imunidade baixa.

Buchas de lavar louças

Segundo Rosana Siqueira, uma das responsáveis pela pesquisa, nas buchas foram encontradas principalmente a Escherichia coli, que pode ocasionar problemas como diarreia, febres. Fungos podem ocasionar problemas de pele, que vão desde uma micose ou até mesmo problemas no pulmão”, alerta a pesquisadora. Outrossim, O simples contato da esponja com os talheres e pratos faz com que o objeto se contamine, podendo estender essa contaminação aos alimentos. O estudo aponta que água e sabão não limpam, de fato, a ferramenta. O assunto é sério, pois deveríamos higienizar com frequência a bucha de lavar louças.

bucha de lavar louças

Como higienizar a bucha de lavar louças?

A saber existem várias técnicas, a mais simples é colocá-la dentro de um recipiente com água e levar ao forno micro-ondas por 2 minutos, isso pelo menos 1 x ao dia. O calor das ondas mata os germes e garante maior segurança para todos da casa. Outra dica excelente recomendada, seria colocar a esponja 2 x por semana de molho em água da torneira com água sanitária, 150 ml de água da torneira e 150 ml de água sanitária e deixar de molho por 30 minutos. Isso não apenas mata todos os germes, bactérias e micróbios, mas limpa e deixa a bucha higienizada sem aquelas manchas escuras.

Uma outra técnica maravilhosa e eficaz é colar bicarbonato de sódio sobre a bucha de lavar louças. O processo de limpeza da bucha é bem simples. Portanto, pegue um pote, coloque 400 ml de água quente, dissolva 1 colher (sopa) generosa de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de detergente. Coloque sua bucha dentro e deixe de molho toda a noite. No dia seguinte, lave sua bucha com água corrente e veja o resultado. Praticamente, ela vai ficar nova de novo. Limpa, sem nenhum cheiro, isso porque o bicarbonato neutraliza cheiros. Aqui na minha casa, costumo fazer esse processo no mínimo 2 x por semana. As minhas buchas de lavar louças, estão sempre limpas, sem manchas e sem cheiros. Portanto, vale a pena gravar essa dica.

Dicas adicionais

Como citando anteriormente, o bicarbonato é um super produto para higienização e limpeza de superfícies, objetos, chão, roupas, enfim. Para remover manchas de suor por exemplo, é maravilhoso. Para essa dica, dissolva 1 colher de sopa (bicarbonato de sódio) no suco de meio limão e uma colher de detergente, depois coloque sobre a mancha de suor. Deixe agir por 1 ou 2 horas e lave normalmente na máquina ou na mão. Depois da lavagem, observe que a mancha saiu por completo e valeu a pena fazer a lavagem usando o limão com bicarbonato.

Na multiplicação de produtos de limpeza, não pode faltar bicarbonato de sódio. Isso porque, é ele que potencializa o efeito de limpeza do detergente, do sabão em pedra, do multiuso potente e do clareador de manchas. Para higienizar banheiro e neutralizar cheiro de urina, use com frequência bicarbonato de sódio, vinagre de álcool e água para limpar o chão, lavar o vaso sanitário e outros. Para desencardir o blindex do box por exemplo, lave sempre com detergente de cozinha, vinagre de álcool e bicarbonato, fica sempre limpo e lucido, vale a pena, recomendo. Aqui no site, tenho muitas dicas de uso do bicarbonato de sódio.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.