Esponja de aço (bombril), nunca mais joguei fora depois dessa dica

reaproveitar a esponja de aço
Compartilhe esse post:

Estamos vivendo tempos difíceis e não dá para ficar jogando fora a esponja de aço que a gente usa. Até mesmo porque, essas esponjinhas que conhecemos popularmente como bombril, custam caro, mas por falta de conhecimento, as pessoas usam uma vez e jogam fora porque elas enferrujam. Mas você sabia que dá para reutilizar muitas e muitas vezes sem precisar jogar fora e sem enferrujar? Isso mesmo que você acabou de ler. Um simples truque e teremos nosso famoso bombril durante o mês todo. Com isso, evitamos desperdício e economizamos.

Leia também >> Água sanitária com açúcar, que dica maravilhosa!

Leia também >> Extermine germes e bactérias com a mistura diferente

Comumente, depois de usarmos a esponja de aço, ela costuma enferrujar, não é verdade? Infelizmente, é tão ruim, aquela ferrugem que fica soltando, e nessa história acabamos jogando a esponja fora. Bem como, as vezes usamos uma única vez e em seguida, somos obrigados a pôr no lixo por causa da ferrugem. No final das contas, perdemos dinheiro, usamos a esponja de aço muito pouco e jogamos fora, ou seja, desperdício total. Todavia, podemos evitar esse problema e eu aposto que você nunca ouviu falar dessa dica antes e nem sequer pensou nela, ou que talvez essa simplicidade pudesse funcionar.

Algumas faxineiras que eu conheço, usam esse truque há anos e um pacotinho daquelas esponjas de aço dura até mesmo 2 meses! Que benção hein? Já pensou um pacote durar mais de 2 meses, é uma conquista e das grandes, principalmente se considerarmos o preço que é essas esponjas. A bem da verdade, é que a crise esta feia mesmo, e todos estão buscando alternativas sustentáveis e econômicas para passar por essa frase tão crítica.  Portanto, qualquer dica que ajuda na economia doméstica, é sempre bem-vinda e essa não vai ser diferente.

esponja de aço

Recuperando a esponja de aço

Vamos precisar de um pote com tampa de 500g, devidamente lavado e esterilizado. Pode ser qualquer pote, importante que ela feche bem e impeça a entrada de ar. Outrossim, vamos precisar de água, o quanto basta para encher o pote de 500g. Aqui em casa, eu uso um pote de creme que eu tinha, ele tem uma tampa que fecha bem, ou seja, não permite e passagem do ar. Então, primeiramente, lavei bem o meu pote, passei água fervendo várias vezes, e no final deixei 24h de molho com água e vinagre de álcool, para remover completamente o cheiro de creme. No dia seguinte, meu pote estava prontinho para ser utilizado e sem nenhum resquício ou cheiro de creme para pele.

Portanto, enchi meu pote com água bem limpa e reservei. Nesse mesmo dia, usei uma esponjinha de aço para lavar os azulejos da área de serviço. Entretanto, usei pouco sabe, seria um pecado jogar a esponja inteira fora sendo que só tinha usado uma única vez. Ademais, é um desperdício, como citado anteriormente, então, enxaguei bem minha esponja de aço, passei várias vezes na água até ter a certeza de que não tinha mais resíduos de sabão e produtos de limpeza. Em seguida, abri meu pote com água limpa e depositei minha esponja de aço na água limpa, fechei bem e pronto.

No dia seguinte, precisei novamente do meu bombril, abri o pote e a esponja estava lá, perfeita! Não tinha ferrugem, retirei da água e usei para lavar uma panela. Posteriormente, repeti o mesmo processo, enxaguei bem, retirei todo o resíduo do sabão em pasta e depositei na água novamente.

Considerações

Confesso que fiquei maravilhada com essa dica tão simples, tão boba, tão barata, mas tão eficaz. Outrossim, dica que gera uma grande economia em um lar. Espero que todos a partir de hoje, não joguem mais suas esponjas de aço fora, elas podem ser utilizadas várias vezes. Teste na sua casa, constate você mesmo a eficácia dessa dica e volte para comentar e compartilhar sua experiencia com a gente, se gostou, compartilhe essa informação com seus amigos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.