Se você sofre de bronquite asmática, fique por dentro desses 6 remédios


Bronquite asmática ou asma, é a inflamação dos brônquios. Bem como, se trata de uma doença crônica que precisa ser tratada continuamente. Aqui em casa, tenho dois asmáticos crônicos, deveriam ser três, mas meu primogênito faleceu em 1994 de bronquite asmática.

Para entender melhor, funciona mais ou menos assim: quando os brônquios inflamam ocasiona a obstrução desses canais aéreos e a produção de um muco consistente. Isso acaba gerando espasmos musculares e dificultando a passagem do ar. Por isso, vem a falta de dar, a dor no peito, e consecutivamente as crises.

Tudo isso é provocado por alergias. Como por exemplo, a poeira, polem, bolor, determinados alimentos e tantas outras circunstâncias podem desencadear uma crise de bronquite asmática!

Agentes químicos, produtos de limpeza também pode acarretar uma crise de asma. Na verdade, quando se trata de uma pessoa alérgica, basta que ela tenha contato com essas partículas e pronto.

Importante ressaltar que a bronquite asmática não é uma doença transmissível. Cada individuo tem sua sensibilidade e pode inclusive desencadear ou não uma crise.

Todavia, quando a bronquite é de fundo alérgico, as vezes com um bom tratamento a base de vacinas especificas, é possível ser curado. Mas nem sempre, a cura acontece. Bem como, na maioria dos casos, as vacinas ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Fatores que provocam as crises

As crises de bronquite asmaticas geralmente acontecem de acordo com o contexto que a pessoa esta inserida. Entretanto, quase todas elas sao derivadas de problemas respiratorios.


bronquite asmatica

Os principais fatores de risco que propiciam o surgimento dos sintomas da bronquite asmática são:

  • resfriado;
  • estresse;
  • fumaça de cigarro;
  • atividades físicas em excesso;
  • contato com fragmentos que causam alergia, como pólen, mofo, poeira, ácaros e fungos;
  • contato com substâncias químicas, como gases, produtos de limpeza e inseticidas;
  • consumo de determinados alimentos, como leite, ovos, peixes e frutos do mar.

Sintomas da bronquite asmática

As crises podem durar alguns minutos, como também podem se prolongar por vários dias. De uma forma geral, os principais sintomas da bronquite asmática que estão mais presentes nos pacientes são…

  • falta de ar;
  • dificuldade para respirar;
  • respiração rápida e curta;
  • tosse seca;
  • chiado no peito;
  • sensação de peso no peito;
  • pouca quantidade de catarro;
  • pontas dos dedos e boca ligeiramente arroxeados.

6 Remédios naturais para tratar a asma

Chá de vassourinha doce

A vassourinha-doce é uma planta medicinal com várias propriedades terapêuticas, sendo uma delas a expectorante. Bem como, na homeopatia, a planta é utilizada contra o catarro dos pulmões, febres e dores de ouvido.

O chá pode ser consumido 3 x ao dia. Para fazê-lo você precisa de 5g da planta e 250 ml de água. Junte tudo e leve para ferver por 10 minutos, coe e tome.

asma

Xarope de rábano-silvestre 

A planta de rábano-silvestre tem propriedades anti-inflamatórias, por isso ela é ótima no tratamento das inflamações dos brônquios. Também é conhecida como rabanete. O xarope feito do rabanete é excelente para limpar os pulmões.

Para o xarope você vai precisar de 2 colheres de rabano ralado e 2 colheres de mel. Primeiramente misture todos os ingredientes. Em seguida, deixe repousar por 12 horas. Posteriormente, coe a misture e use 3 x ao dia, 1 colher.

Chá de uxi-amarelo

A saber o uxi-amarelo é uma planta medicinal típica da Amazônia. Suas propriedades medicinais são surpreendentes. A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do uxi-amarelo auxiliam no tratamento de artrite, bursite, reumatismos. Bem como, outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas.


Para o chá você vai precisar de 5g do uxi-amarelo e 500ml de água. Adicionar o uxi-amarelo e a água em uma panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. A seguir, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

Atividade Física

Esse é outro santo remédio para a bronquite asmática. Principalmente as atividades feitas na água, como hidroginástica, natação e outros. As caminhadas também fortalecem os pulmões e ajuda na prevenção das crises.

Pessoas asmáticas precisam evitar contato com animais pelosos, como gatos e cachorros por exemplo. Bem como, com pássaros, principalmente papagaios! Os animais são lindos, mas eles escondem uma montanha de ácaros que estimula a crise asmática.

inalaçao asma

Inalação com óleos essenciais

Outra solução que ajuda muito durante as crises de asma, é inalar óleos essenciais. Importante escolher óleo que possuam propriedades expectorantes, sedativas, antissépticas e anti-inflamatórias.

Vamos sugerir alfazema e pinheiro silvestre. Todavia, você encontra na homeopatia inúmeros óleos que atuam no tratamento de limpar os brônquios, um deles é óleo de eucalipto. Para a nossa receita você precisa, 1 gota de óleo essencial de alfazema, 2 litros de água fervendo e 1 gota de óleo essencial de pinheiro silvestre.

Misture tudo bem em uma bacia pequena e alta. Em seguida, coloque uma toalha de banho seca sobre sua cabeça e a bacia, e inale profundamente todo o vapor da solução. Observe que rapidamente desce o catarro. Quando não tenho óleos a disposição, uso uma colher de Vick Vaporube. Outrossim, funciona muito bem!


Chá de tomilho e tília para asma

O tomilho apesar de ser um tempero popular na culinária, ele tem propriedades medicinais importantes. Bem como, é utilizado por exemplo para acalmar tosses. Rico em vitamina C e A, ele é antialérgico, anti-inflamatório e antimicrobiano.

O consumo diário do tomilho, previne doenças respiratórias. Isso porque, suas propriedades medicinais fortalecem o aparato respiratório. Levanta as defesas combatendo as crises asmáticas. A tília por exemplo, é indicada para tratar gripes e resfriados, por isso o casamento dela com o tomilho é perfeito para a bronquite asmática.

 Chá verde para asma

Tomar chá verde todos os dias é uma ótima escolha. Ele possui uma substância chamada teofilina, que ajuda a relaxar os músculos dos brônquios diminuindo as crises de asma, melhorando a respiração. Para o chá você vai precisar de 2 colheres (sopa) da erva e 1 xicara da água.

Primeiramente, ferva a água e depois adicione o chá verde. Em seguida, abafe, espere amornar, filtre e beba a seguir. O indivíduo que sofre de asma deve beber pelo menos 2 xícaras deste chá por dia.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!