Certamente você conhece a mandioca e já deve ter em algum momento, provado algum prato a base dessa raiz popular. De acordo com a história brasileira, ela tem vários nomes. Aipim, macaxeira, manioca, mandioca… Na verdade o nome pouco importa, visto que ela é nutriente, rica em carboidratos e vitaminas e dela podemos fazer bolo de mandioca!
Leia também >> Bolinho de mandioca crua, uma receita deliciosa e fácil de fazer
Leia também >> 10 benefícios da mandioca crua, cozida ou frita, saiba que ela é muito nutriente
A saber, a mandioca não é apenas consumida no Brasil, mas sim em quase todos os países do mundo! A raiz é muito versátil na culinária, visto que pode ser consumida frita, cozinha, em purê, no bolo de mandioca, no bolinho frito, em cocadas, em doce de calda. Dessa forma, seus benefícios são inúmeros e usos são vários. Todavia cuidado, é necessário conhecer o tipo de mandioca que está consumindo. Algumas espécies são venenosas e não podem ser consumidas cruas.
Propriedades do bolo de mandioca
A mandioca é um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos. Eles garante energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro. Além da elevada quantidade de carboidratos – característica que a levou a ser um dos principais alimentos responsáveis pela nutrição mundial – a mandioca também é rica em fibras, potássio, vitamina C e folato (composto conhecido como vitamina B9 e cuja forma sintética é o ácido fólico). Como já citamos, ela é versatil e pode ser usada em diferentes receitas. Hoje vamos ensinar uma receita de um bolo que é um sucesso! Ele fica fofinho, perfumado e mais parece bolo de cocada.
Bolo de mandioca
Ingredientes do bolo de mandioca
1 kg de mandioca (descascada e picada)
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
Leite condensado – 1 latinha
1 pacote de coco ralado (uso coco fresco…em quantidade maior q 100 gramas)
leite de coco de 200 ml – 1 garrafinha
2 xícaras de leite
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo do bolo de mandioca
Primeiramente, misture todos os ingredientes no liquidificador (exceto o coco que deve ser misturado à parte depois de liquidificado). Em seguida, bata aos poucos até que fique homogeneo. Por fim, unte uma forma com óleo e farinha e despeje a mistura. Antes de por no forno, polvilhe açúcar cristal por cima. Enfim. leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.
Benefícios que obtemos consumindo mandioca ou bolo de mandioca
Combate a artrite
A saber, a mandioca apresenta quantidades significativas de duas substâncias que têm ação anti-inflamatórias e analgésicas, chamadas de saponinos e polifenóis. Portanto, pode ser usada como complemento ao tratamento de algumas doenças osteoarticulares, principalmente a artrite reumatóide e a osteoartrose.
Tem ação antioxidante
Um dos polifenóis presentes na mandioca é o resveratrol, que tem poderosa ação antioxidante e, por isso, ajuda a combater os radicais livres que oxidam células e podem levar ao surgimento de diversos tipos de câncer. Mais do que isso, a vitamina C – que também atua como antioxidante – retarda o envelhecimento do corpo. Combinada ainda ao folato, que combate a acne e auxilia o crescimento das unhas, este polifenol melhora consideravelmente a saúde geral da pele e até dos cabelos.
Auxilia no tratamento de diabetes
Por conter fibras, a mandioca é um alimento bastante recomendado para pessoas que sofrem de diabetes. Isso porque as fibras, além de contribuírem para melhor digestão e controle do peso, também prolongam o processo digestivo e ajudam, desta forma, o organismo a regular as quantidades de açúcar no sangue.
Contribui para a saúde dos ossos
As folhas da mandioca são fontes de proteína e vitamina K, que desempenham importante papel na reconstrução óssea. Além disso, a vitamina C também impulsiona a produção de colágeno – substância capaz de melhorar significativamente a saúde dos ossos, cartilagens, tecidos e músculos.
Fonte de energia
O alto volume de carboidratos da mandioca é interessante para praticantes de atividade física de alta intensidade, que precisam de muita energia para completar seus treinos.
Bloqueia a ação dos raios solares
Não é como se fosse um protetor solar, mas o resveratrol – presente no alimento – ajuda a prevenir os danos provocados pela ação dos raios ultravioletas. A substância fornece uma camada de proteção extra à pele, fortalecendo os tecidos da derme e aumentando, assim, a resistência das células aos raios emitidos pelo sol.
Não contém glúten
Boa notícia para quem tem intolerância ao glúten. Toda e qualquer variação da mandioca não contém esta substância. Portanto, pode ser consumida até mesmo por quem sofre de doença celíaca.
Protege o coração
Este é um dos principais benefícios da mandioca. Ela possui uma série de nutrientes que fortalecem o coração e previnem doenças cardiovasculares – principalmente aterosclerose e infartos. Por melhorar a saúde dos tecidos sanguíneos, este alimento tipicamente brasileiro pode ajudar ainda na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC).
Para grávidas
Graças à grande quantidade de ácido fólico presente em sua composição, a mandioca é um alimento permitido, e até bastante recomendado, para grávidas, pois o nutriente auxilia na formação do tubo neural do feto.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.