10 Benefícios da mandioca, crua, cozida ou frita, ela é super nutriente


Em alguns lugares ela é chamada de macaxeira ou aipim. Outros, até a confundem com o inhame. Todavia, hoje vamos mesmo falar da mandioca. A saber, ela é nutritiva, entretanto, seus benefícios da mandioca não param por aí.

Pouco importa o nome que ela leva, importante que como alimento, é versátil e amada nos quatro cantos do Brasil. Ademais, é rica em vitaminas B, C, Cálcio, B12, potássio, ferro e muitos outros minerais.

Bem como, podemos consumir a mandioca sem medo, por pré-diabéticos e até diabéticos. Isso porque, possui um índice glicêmico muito baixo, em torno aos 46.

Todavia, a mandioca é uma raiz tuberosa originária da América do Sul, conhecida de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil. Bem como, é um alimento rico em potássio e fibras. Outrossim, é ótima fonte de vitamina C, folato, saponinas e resveratrol.

A saber, a mandioca é um alimento completo. Igualmente, indicada nas primeiras papinhas de bebês. Isso porque, tem nutrientes importante para o desenvolvimento da criança.

Bem como, mulheres gestantes são aconselhadas a consumirem mandioca durante a gestação. Isso porque, os nutrientes encontrados no tubérculo, ajuda na formação do feto.

Outrossim, melhoram o intestino da gestante. Quando uma mulher fica gravida, o intestino fica preguiçoso e a mandioca tem propriedades para melhor o desempenho do mesmo.


Mas, vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa: os benefícios da mandioca para a sua saúde.

Mandioca

Benefícios da mandioca para a saúde

Antes de mais, precisamos esclarecer uma coisa: a mandioca não é o nome da raiz. A saber, aquela parte suculenta que todos adoram não tem um nome específico. Bem como, é a planta que se chama mandioca ou manioca.

Entretanto, as folhas da mandioca, por exemplo, possuem alto teor de ferro. Bem como, ácido fólico e vitamina C. Outrossim, para se beneficiar de todos esses nutrientes, podemos cozinhar carnes e legumes juntos com as folhas da planta.

Atençao: antes de usar as folhas de mandioca, voce precisa respeitar um procedimento que vamos explicar. Por exemplo, quando frescas, as folhas de mandioca possuem alta concentração de ácido cianídrico (veneno).

Para usá-las com segurança é preciso higienizá-las com água sanitária (2 colheres de sopa para cada litro) e depois lavá-las com bastante água. Posteriormente, é necessário deixar que sequem na sombra por 6 dias, mais ou menos, que é para ela desidratar, ficar sequinha.

Por fim, é só moer e colocar em um vidro bem seco e tampar bem tampado, para evitar que mofe ou crie bolor. Enfim, você pode acrescentar em sopas, cozidos etc.

Na farinha da Unicef, aquela distribuída para crianças desnutridas, a mandioca é um dos ingredientes mais importantes. Isso se deve pelo fato dos benefícios da mandioca para a saúde.


Raiz da mandioca

A raiz é a parte mais conhecida da mandioca e a mais saborosa também. Outrossim, é a parte consumido de canto a canto no Brasil. Infelizmente as pessoas nao possuem a cultura de consumir as folhas.

A saber, a raiz é rica em carboidratos e podemos usar em vários pratos, tanto como acompanhamento como prato principal. Enfim, a mandioca é fonte riquíssima de várias substâncias benéficas para o nosso organismo.

  • Potássio – ótimo para os músculos, evitando as terríveis câimbras.
  • Fibras – aumenta a saciedade, diminui o peso, e regula o intestino.
  • Anti-inflamatória – e também é analgésica e atua de forma importante no reumatismo e artrose.
  • Carboidratos – e o mais legal: os diabéticos podem usar.
  • Ácido fólico – imprescindível para as grávidas, que sempre necessitam fazer sua reposição.

Além destes benefícios da mandioca, existem muitos outros. O difícil é achar algo ruim nesse alimento. Mas existe! De forma alguma podemos consumir a raiz crua, pois pode até matar.

mandioca cozida

Comidas à base de mandioca ou como consumí-la

As formas de uso da mandioca são tão vastas que é um desafio separar alguns pratos ou formas de consumir a mandioca, mas vamos tentar.

Escondidinho de carne de sol.

Além das propriedades da mandioca, temos também as proteínas da carne de sol. Portanto, eu diria que é um prato bem nutriente e equilibrado no sabor. Ademais, perfeito para qualquer circunstância, sem contar que não pode faltar na mesa do brasileiro.

Cozinha-se a mandioca e depois faz um purê temperado a gosto, colocando sobre a carne de sol desfiada e depois leva ao forno até dourar. Uma verdadeira delícia.

Cozida e frita

Corta-se em rodelas de uns 10 cm, cozinha e depois fatia em bastõezinhos, como se fosse fazer batata frita, e depois frita com manteiga de garrafa. Uma verdadeira delícia!

Purê de mandioca.

Cozinha bem e depois amassa para fazer um purê, temperando-o a gosto. Acompanha vários pratos e, o principal, mantem todas as propriedades da mandioca.

Doces

Da mandioca fazemos bolo cremoso, pão, pão de queijo e a cocada de mandioca. Minha avó fazia mandioca ralada em calda, era delicioso. Para aumentar o sabor, ela misturava coco ralado natural junto com a mandioca, o resultado era espetacular.

Como podemos ver, da mandioca podemos fazer inúmeros pratos e com isso desfrutar de todos os nutrientes que ela oferece. Para mais receitas e dicas, te aconselho navegar no Youtube, lá você vai encontrar muitas receitas.

mandioca crua

Inhame é o mesmo que mandioca?

Acredito que vale a pena destacar a questão do inhame. Bem como, cará ou taro, como também é conhecido. A saber, os dois pertencem a famílias diferentes!

O inhame pertence à família das Dioscoreaceae e a mandioca pertence à família das Euphorbiaceae. Portanto, não devemos nos impressionar com estes nomes. Eu só os coloquei aí para que você entenda que, apesar de propriedades semelhantes, não são a mesma coisa.

Mas, como eu disse, o inhame possui propriedades semelhantes à mandioca. Bem como, alguns até dizem que é melhor para o nosso organismo. O inhame possui muitas fibras. Outrossim, é rico em carboidratos. Tem pouquíssima gordura e também auxilia na perda de gordura.

Pronto! Agora que você já sabe os benefícios da mandioca e o quanto ela é saudável, assim como o inhame. Igualmente, já pode começar a aproveitar nossas dicas e fazer pratos saborosos e muito nutritivos. Sua família toda vai agradecer!

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