Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Bolo de cenoura tradicional com cobertura de chocolate – delicioso

bolo de cenoura
Compartilhe esse post:

Quem é que não ama bolo de cenoura? Fala a verdade, é tudo de bom aquele bolo fofinho coberto de chocolate, uma verdadeira perdição! Mas qual será a verdadeira história desse bolo, qual a origem dele? Como todo bolo, o bolo de cenoura também tem uma história. Todavia, a história do bolo de cenoura é recente e ele é um bolo totalmente brasileiro. Embora, tenha sofrido um pouco a influência portuguesa, a receita original, é brasileira. Outrossim, todo brasileiro ama, se não for todos, 99% garanto que é assim. Bolo de cenoura é uma delícia, um clássico da cozinha brasileira que as crianças e adultos, amam.

Leia também >> Bolo Prestigio

Leia também >> Bolo fofinho de abacaxi

Na antiguidade, a cenoura era utilizada em diferentes pratos doces, isso por ser um legume levemente adocicado. Posteriormente, passou a ser utilizada em sobremesas e por fim, já depois de 1950, ela se tornou o ingrediente principal dos bolos! Portanto, podemos dizer que de lá pra cá, o bolo de cenoura virou uma estrela. Isso porque, a combinação do sabor da cenoura com a calda de chocolate, é maravilhosa! Difícil quem resiste a uma fatia de bolo com cobertura. Fica até difícil não repetir.

Bolo de cenoura tradicional

Ingredientes

  • 3 Cenouras Descascadas
  • 4 Ovos
  • 1 Xícara (Chá) de Óleo
  • 1 e 1/2 Xícara (Chá) de Açúcar
  • 2 Xícaras (Chá) de Farinha de trigo
  • 1 Colher (Sopa) de Fermento em pó
  • 1 Pitada de Sal
  • Cobertura
  • 3/4 xícaras (Chá) de Água (Pode Usar Leite)
  • 3/4 xícaras (Chá) de Açúcar
  • 1 Xícara (Chá) de Chocolate em pó
  • 2 Colheres (Sopa) de Manteiga
bolo de cenoura

Modo de Fazer

Primeiramente, no liquidificador, coloque as cenouras picadas, os ovos, o óleo, o açúcar e bata tudo por 5 minutos. Em seguida, coloque a farinha peneirada, o fermento e o sal em um refratário e misture. POr fim, adicione a massa e misture tudo muito bem. Posteriormente, unte uma forma com manteiga e farinha, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 50 a 60 minutos. O tempo para assar, pode variar de um forno para o outro.

Para fazer a calda, coloque em uma panela a água, o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga, misture tudo sem parar em fogo médio. Quando a calda começar a engrossar, desligue o fogo. Importante quando estiver fazendo a calda de chocolate, é não parar de mexer e quando estiver encorpada, pode desligar. A saber, essa é a calda tradicional do bolo de cenoura, mas se você quiser pode fazer com leite condensado também. Fica muito bom! Cozinhe o leite condensado como se fosse fazer brigadeiro de colher, desligue o fogo e depois adicione 1 caixinha de creme de leite para ficar cremoso.

Por fim, pegue a calda de brigadeiro e espalhe por cima do bolo de cenoura e está pronto para ser servido. A calda de brigadeiro deixa o bolo maravilhoso, e bem convidativo, eu diria que é perfeita para aqueles finais de semana em que a família se reúne. Entretanto, para o dia a dia, o meu conselho é fazer a calda simples, fica menos calórico o bolo, mais simples e pelo menos podemos comer sem culpa. Já com a calda de brigadeiro fica um bolo mais pesado e não dá para comer todo dia. Enfim, depois da calda pronta, retire o bolo do forno, fure o bolo e despeje a calda e espalhe bem. O ideal é servir frio ou até mesmo gelado. Fica a gosto.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.