Leia também >> Biscoitos saudáveis de fubá, sem ovos, sem farinha de trigo
Leia também >> Quindim de Fubá cremoso, feito no liquidificador, super simples e gostoso
O fubá é uma farinha de milho livre de glúten e comumente utilizada na culinária de diversos países, inclusive o Brasil. É barato, acessível e tem um sabor que agrada a todos os paladares, principalmente aqueles que são descendentes de italianos. Isso porque, a farinha de milho, é o ingrediente principal da polenta, prato típico italiano e consumido no mundo inteiro. O bolo de casquinha nevada tem vários nomes. A saber, em algumas regiões do Brasil é chamado de bolo de fubá da vovó. Em outras bolo 5 copos, isso porque a unidade de medida da receita é um copo de 240ml de requeijão. Há ainda outros nomes como bolo casquinha de açúcar e canela, bolo de fubá açucarado e outros. Eu conheço como bolo casquinha nevada. Independente dos nomes, vale ressaltar, que se trata de um bolo bem simples e comum, mas muito gostoso.
Bolo casquinha nevada
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 copo(requeijão) de leite bem quente
- 1 copo(requeijão) de açúcar
- 1 copo(requeijão) de óleo
- 1 ½ copo(requeijão) de fubá
- ½ copo(requeijão) de farinha de trigo
- 1 colher(sopa) de fermento em pó
- Óleo, açúcar cristal com canela para untar a gosto
Preparo
Primeiramente, em uma vasilha misture a farinha de trigo com o fubá e reserve. Em seguida, coloque no liquidificador o óleo, os ovos e o açúcar. Bata muito bem por cerca de 3 minutos para homogeneizar. Posteriormente, transfira essa mistura para uma tigela e adicione a mistura de farinha com fubá que você deixou reservada. Por fim, mexa bem para incorporar o líquido com a farinha. Enfim, adicione o leite bem quente e termine de misturar bem para agregar todos os ingredientes. Agora, chegou o momento de adicionar o fermento e nessa passagem é necessário terminar de misturar com delicadeza. Pronto, a massa já pode ir ao forno pré-aquecido em 180º. Porém, lembre-se que devemos untar a forma com óleo, polvilhar açúcar cristal com canela e então despejar a massa e levar para assar.
Importante lembrar que tem que ser açúcar cristal e não outro, pois o refinado vai derreter e queimar. O tempo de forno é em média 40 minutos podendo variar de acordo com o tipo de forno utilizado. Uma vez assado, retire do forno, espere uns 20 minutos e desinforme. Uma vez desinformado, polvilhe um pouquinho de açúcar de confeiteiro para decorar. Algumas pessoas usam um pouquinho de coco também para dar o efeito de neve, pode ser também. Fica a seu critério. Esse bolo casquinha nevada é muito simples e conhecido quase no mundo inteiro. A saber, os asiáticos fazem esse bolo, no oriente também, no Brasil, na Europa, e o engraçado que é sempre os mesmos ingredientes. Sirva ainda morno acompanhado de um bom café passado na hora.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.