Leia também >> Ortopedistas recomendam óleo para tratar dores musculares
Leia também >> Óleo elimina caspas, trata queda dos cabelos e previne a calvíce
Pesquisas mostram que uma dieta rica em gorduras insaturadas é boa para a saúde do coração. O óleo de gergelim compreende 82% de ácidos graxos insaturados. Por isso, ela também é amigo do coração. Em particular, é rico em ácidos graxos ômega-6. Os ácidos graxos ômega-6 são um tipo de gordura poli-insaturada que é essencial para a sua dieta e desempenha um papel importante na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisas em ratos sugerem que o óleo de gergelim pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e até retardar o desenvolvimento de placas nas artérias. Na verdade, pode diminuir seus níveis de colesterol quando usado no lugar de óleos ricos em gorduras saturadas. Outros estudos, também demostraram que ele baixa o colesterol ruim, basta tomar uma colher por dia do óleo.
Usos e benefícios do óleo de gergelim
A saber, existem versões adequadas para o consumo alimentar, versões medicinais e também aquelas para a pele, cabelo e unhas. Porque se você ainda não sabe, esse óleo também tem muitos benefícios para a pele, cabelo e unhas. Bem como, é utilizado em tratamentos de massagem para fins medicinais e outros. Na culinária, ele é comumente utilizado na confecção do yakissoba e tantos outros pratos chineses, japoneses e coreanos. Praticamente, o óleo tostado de gergelim, é um ingrediente que não falta na cozinha dos asiáticos. Todavia, importante ressaltar que geralmente, o recomendando, é utilizar o óleo de gergelim para finalizar pratos, como temperar a salada, regar carnes, macarrão como yakissoba, e demais pratos. O óleo de gergelim, dá uma sabor muito agradável aos pratos e faz a diferença.
Esse óleo é fonte de gordura saudável. Contudo, é bem calórico, por isso, recomenda-se usar com moderação. Por exemplo, para cozinhar, unte apenas a panela com um fio, nas saladas, coloque um fio de óleo e isso vale para todos os pratos. A saber, uma colher (sopa) de óleo de gergelim, tem 140 calorias. No caso, uma pessoa pode consumir somente de meia a uma colher por dia, não mais que isso. Dentre seus nutrientes, destacam-se: Ferro, Cálcio, Triptofano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas. Enfim, o gergelim traz muitos benefícios para a saúde. Por fim, excelente antioxidante natural, o óleo de gergelim ainda melhora a circulação sanguínea, combate as dores da artrite, trata a constipação, reduz as inflamações e tem ação bacteriana.
Emagrecimento
Para quem deseja perder peso consumindo esse óleo, é necessário substituir a manteiga, a margarina, o óleo de soja, tudo pelo óleo gergelim. A saber, somente fazendo a substituição você vai conseguir perder peso de forma saudável. Outrossim, é necessário combinar o óleo com legumes, verduras, frutas. Caminhadas regularmente, bem como, adotar a reeducação alimentar. No caso da perda de peso, o óleo não faz milagres. No âmbito medicinal, estudos revelaram que o óleo combate a insônia. Para isso basta massagear as fontes com movimentos circulares que uma intensa sensação de bem estar e relaxamento vai invadir sua mente e você terá lindos sonhos. Todavia, saiba que para os tratamentos medicinais e massagens você precisa usar o óleo medicinal. Inclusive, excelente para reduzir dores das pernas e braços.
Para finalizar, saiba que o óleo medicinal você encontra em lojas de produtos naturais e medicinais e o comestível em grandes supermercados ou em lojas de produtos asiáticos. Você também tem a possibilidade de comprar o produto online, em sites especializados em produtos orientais ou ainda no mercado livre. A saber, consumir a sementinha do gergelim diariamente, também vai ajudar a nutrir o organismo. Recomenda-se tostá-las antes de consumir. Dessas sementes tostadas, também é possível fazer o óleo de forma caseira em casa, tanto o tostado do que o não tostado.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.