Chá de cúrcuma: reduz a inflamação do fígado e traz alívio as dores

chá de cúrcuma
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente o leitor já ouviu falar muito sobre a cúrcuma. Os benefícios terapêuticos e medicinais da planta são inquestionáveis. Bem como, é inegável a contribuição que a planta oferece para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então imagine uma xícara de chá de cúrcuma, rica de benefícios para o fígado capaz inclusive, de tratar a inflamação.

O chá de cúrcuma é uma das bebidas mais eficazes na redução da inflamação. Embora, usado principalmente para fins culinários, o açafrão tem inúmeras propriedades curativas, incluindo sua excelente capacidade de aliviar a inflamação. Isso vale para vários tipos de inflamação, principalmente as reumáticas.

Todavia, nesse artigo, o objetivo é conhecer os benefícios que o chá de cúrcuma tem para a saúde do fígado, principalmente quando ele está inflamado. A saber, o fígado tem uma função semelhante à de um filtro em nosso corpo. Por meio desse órgão são realizadas funções metabólicas, e ele tem a capacidade de armazenar nutrientes e tudo o que consumimos, por isso tende a inflamar-se.

A boa notícia, é que a cúrcuma pode aliviar e tratar a inflamação do fígado e desintoxicá-lo. Porque na verdade, o maior problema desse órgão é justamente a limpeza. Por metabolizar tudo que comemos, é comum que ele adoeça e passe por períodos complicados.

Quem é que nunca ouviu falar sobre fígado gordo? Pois é, ele fica gordo por conta do que comemos, intoxicado e com suas funções comprometidas e nesses casos, precisamos intervir com uma cura eficaz.


No caso da cúrcuma, ela contém um inibidor da enzima COX-2 com efeito anti-inflamatório capaz de aliviar ou bloquear a dor provocada pelas inflamações. Por isso, que ela é indicada no tratamento das inflamações do fígado. A saber, inúmeras pessoas já recorreram a tratamentos a base de cúrcuma e obtiveram bons resultados.

Cúrcuma benefícios

Chá de cúrcuma contra indicações

A cúrcuma é um produto que apresenta baixa toxicidade, não causando danos quando utilizada em doses de até 10 g/dia. Apesar de não causar grandes danos, o uso da cúrcuma apresenta algumas contraindicações e nem todas as pessoas podem consumí-la.

A saber pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado da cúrcuma. Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.

Leia também >> Curcumina: esperança para pacientes com cálculo renal

Leia também >> Leite dourado, excelente para limpar os pulmões


Bem como, seu consumo pode induzir ao aborto. Portanto, não recomenda-se o uso da cúrcuma para grávidas. Nem menos para lactantes e crianças.

Entretanto, jamais deixe de consultar seu médico e seguir seus conselhos médicos. Nossos conselhos são meramente ilustrativos e não substituem a figura do médico. Portanto, a qualquer momento e dúvidas, consulte seu médico, nenhum medicamento, mesmo os naturais, devem ser consumidos sem prescrição médica.

Como fazer o chá de cúrcuma

A preparação do chá de cúrcuma é bem simples. Para o chá vamos precisar de um pedaço de açafrão de 5 a 7 gramas e uma panela com 300 ml de água fervendo. Adicione o pedaço da raiz na água quando estiver fervendo, deixe ferver por 2 minutos, desligue o fogo e abafe para fazer a infusão.

Posteriormente, uma vez que já passaram os dez minutos, filtre a água, adoce com mel orgânico ou tome sem adoçar (melhor ainda) e está pronto para o consumo. Recomenda-se tomar o chá de cúrcuma pela manhã, antes do desjejum.

Saiba que o chá de açafrão, também é ótimo para aliviar dores nas articulações ou dores de cabeça. Durante as crises de enxaqueca por exemplo, beber o chá ajuda a aliviar as fortes dores.


Para quem sobre de bronquite e demais problemas respiratórios, saiba que consumir o chá diariamente, ajuda a tratar as inflamações dos brônquios, além de trazer alívio para a respiração, uma vez que ajuda a liberar o pulmão do catarro acumulado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!