Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Raiz de alcaçuz tira a fome, combate o excesso de peso

cha de alcaçuz para emagrecer
Compartilhe esse post:

Regaliz ou Alcaçuz esse é o nome da raiz que extermina o excesso de peso, de sabor doce, agradável, comumente utilizada para adoçar bebidas, é também rica em benefícios medicinais. Originário da Europa, a raiz de Alcaçuz ou Regaliz, tem grande poder na medicinal natural. Em países Europeus como a Itália, o regaliz mais conhecido como Liquizia é a matéria prima das balas mais amadas pelas crianças italianas. Na Espanha, por exemplo, o alcaçuz as pessoas o utilizam para adoçar bebidas, é também confeccionados em forma de pastilhas para um hálito limpo e refrescante.

Leia também >> Esse remédio não tem preço, basta uma colherinha

Leia também >> Raiz forte: aumenta a memória e a imunidade

Mas o que poucos sabem é que essa raiz possui benefícios maravilhosos que vão desde combater a obesidade a prevenir e tratar inúmeras doenças. A saber, a raiz de alcaçuz chamada popularmente de pau doce, é muito difusa. Embora, o uso da raiz popularmente difundido como protetor da garganta, suas propriedades medicinais não se restrigem somente a isso. Pelo contrário, seu consumo ajuda no controle da fome, na queima de gordura localizada e outros.

raiz de alcaçuz

Conhecido praticamente em todo o mundo, o alcaçuz tem múltiplos benefícios no processo de digestão. Geralmente, consumido na forma de chás ou de balas, pastilhas digestivas e outros. Todavia, para quem tem dificuldade de digestão, o alcaçuz é uma alternativa saudável. Por todos seus benefícios maravilhosos para a saúde, a raiz conhecida e reconhecida em todo mundo, mas utilizada em diferentes formas. Sendo em cada país com um nome diferente. Todavia, sempre popular e muito utilizada contra doenças e vários tratamentos.

Propriedades e beneficios da raiz de alcaçuz

Sua propriedades são: Anti-inflamatória, diurética, anti-espasmódica, antimicrobiana, expectorante, mucolítica, antitússico, anti-viral, antioxidante, antitóxica, antisséptico, tônica e anti-fúngica, laxante. Uma das suas principais características, é seu efeito anti-espasmódico. Isso porque, traz benefícios principalmente pra quem apresenta doenças de estômago como cólicas ou de outra série de males que afetam o nosso sistema digestivo.

Além disso, é muito útil para no tratamento de diarreias em crianças e adultos. Portanto ingerir uma infusão desta planta depois de suas refeições, vai ajudar a melhorar a digestão e a assimilação dos alimentos. Outrossim, comumente indicado em casos de tosse seca ou tosse com catarro. Outrossim, gastrite, úlcera gástrica, bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, limpeza do organismo, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. Todavia, age também contra a infertilidade.

Para emagrecer

O consumo do chá de alcaçuz em jejum mantém o controle da fome, controlando a saciedade. Após as refeições também se aconselha tomar uma xícara do chá, pois vai acelerar a digestão e melhorar o potencial de absorção dos alimentos. Como a raiz é doce, o chá vai te ajudar a controlar a compulsão por doces!

Para o chá

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 30g de alcaçuz (pode ser a folha ou a raiz seca)

Primeiramente, leve ao fogo a água, junte as folhas secas e em seguida, deixe ferver por 10 minutos. Posteriormente, desligue o fogo, e abafe por mais 10 minutos e prontinho. Enfim, basta servir.

A saber, podemos utilizar a raiz seca também em diferentes momentos, no chá, na tintura, basta pesquisar um pouco mais e se aprodundar. Em farmácias de manipulação, você vai encontrar diferentes medicamentos a base de alcaçuz, pastilhas para a garganta, para dor de estômago, xarope para tosse e outros. Muitas pessoas usam o chá para emagrecer. Isso porque, ele controla o apetite e diminui a ansiedade. Portanto, fica mais fácil controlar o apetite.

Curiosidades sobre a raiz de alcaçuz

A saber, o uso medicinal de alcaçuz remonta ao antigo Egito, onde a raiz era transformada em uma bebida doce para os faraós. Além disso, tem histórico de uso como medicamento na China, no Oriente Médio e na Grécia Antiga para aliviar dores de estômago, reduzir a inflamação e tratar problemas respiratórios. Com o tempo, a raiz de alcaçuz passou a ser usada para tratar azia, refluxo ácido, ondas de calor, tosse e infecções bacterianas e virais. É possível encontrá-la na forma de cápsulas e suplementos líquidos. Enfim, o chá de alcaçuz alivia dores de garganta, enquanto os géis tópicos tratam doenças de pele como acne ou eczema.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.