A saber, as folhas de alcachofra têm ação colagogo, colerética, diurética e hepato protetora. Podemos usar na forma de chá de ervas, tintura-mãe e outros extratos secos ou líquidos para proteger o fígado. Bem como, regular o fluxo biliar, reduzir a produção endógena de colesterol e triglicerídeos e estimular a diurese em caso de retenção de água. A atividade da alcachofra é dada pela presença de inúmeras substâncias, como a cinarina, um derivado do ácido caféico responsável pela atividade colerética. Outrossim, as folhas de alcachofra também contêm flavonoides, um ingrediente amargo chamado cinaropicrina, esteróides, vitaminas e minerais.
Tradicionalmente, usada em tratamentos desintoxicantes, visando à purificação do fígado. A alcachofra, portanto, além de utilizada em inúmeras receitas culinárias, também indicada para a saúde do fígado e o bem-estar geral do organismo.
Como usar
O preparo do chá de ervas de alcachofra é bastante simples: basta deixar as folhas secas de alcachofra em infusão em água fervente por cerca de cinco minutos. A dosagem é de 10-15 gramas de folhas de alcachofra para cada litro de água. Bem como, podemos tomar o chá de ervas de três a seis vezes ao dia. Entre as plantas que atuam em sinergia com a alcachofra encontramos o cardo leiteiro, a cúrcuma e a chicória, e ervas que atuam no fígado. Se, por outro lado, você deseja aumentar a ação diurética do chá de alcachofra, combine ele com o chá de dente-de-leão.
Como o chá de alcachofra tem sabor amargo, para melhorar o sabor é possível adicionar sementes de erva-doce, com ação carminativa e desinfetante, folhas de erva-cidreira ou raiz de alcaçuz. Misturar as ervas vai melhorar o sabor do chá, bem como, seus benefícios. Talvez você não tenha acesso a planta, saiba que não é um problema. Em lojas de produtos naturais, você encontrara a folha desidratada para fazer o chá de alcachofra. O procedimento na preparação é sempre o mesmo descrito acima.
Chá de ervas quando bebê-lo
O chá de ervas à base de alcachofra, frequentemente consumido durante as mudanças estacionais, especialmente em vista da primavera. Isso porque, como parte dos tratamentos de purificação e desintoxicação, ele limpa o organismo e as vias respiratórias, melhorando a qualidade de vida. Isso sem falar, que ajuda a eliminar o excesso de peso acumulado durante o inverno. Durante o último mês de inverno, é perfeito para começar o processo de desintoxicação. Recomenda-se tomar o chá de alcachofra de manhã e à noite. Bem como, durante esse mês, de preferência para uma alimentação mais saudável e natural. Outrossim, faça pequenas caminhadas no amanhecer para melhorar o desempenho do chá.
A saber, o chá de alcachofra, va utilizado para perder peso, mas na realidade a alcachofra não tem efeito sobre o peso corporal. Entretanto, ajudar a neutralizar a retenção de água e reduzir a hipercolesterolemia leve e moderada. Isso no final, acaba sendo positivo e eliminando os excessos. Em geral, as preparações à base de alcachofra são úteis para promover a digestão, reduzir a sensação de saciedade, inchaço abdominal e excesso de gases. Portanto, perfeita para desintoxicar o corpo dos alimentos consumidos em excesso durante o inverno.
Contraindicações do chá
A alcachofra, considerada um remédio seguro e bem tolerada. Sua ingestão, entretanto, pode causar reações alérgicas em pessoas predispostas e, em altas doses, pode causar distúrbios gastrointestinais, incluindo azia e diarreia. O uso de preparações à base de alcachofra, não é recomendado em caso de oclusão das vias biliares, durante a gravidez e durante a amamentação.