Ansiedade, a doença do século que te devora por dentro e por fora

ansiedade
Compartilhe esse post:

Você já se perguntou o que é ANSIEDADE? Ansiedade é um conjunto de comportamentos e sensações que alertam o corpo de algo perigoso que pode acontecer. Como se quisesse nos alertar que algo esta para acontecer. Certamente você já em alguma período da sua vida provou o que é ânsia por algo que esta para acontecer. Todavia, esse mecanismo é considerado um mecanismo de sobrevivência que passa de geração em geração.

Ademais, funciona como uma campainha de alerta para nos dizer que algo esta para acontecer, ou quando estamos esperando respostas, ainda vivendo períodos confusos. O mundo mudou e como decorrência o ser humano precisa ser pratico e funcional diante dessas mudanças. Pois somente assim, conseguimos responder a demanda e a exigência dessas mudanças provocadas no nosso meio. Desse modo, vemos um aumento de pessoas vitimas da ansiedade. Mas no fim das contas, é bom ou ruim estar ansioso? Como tratar? O que fazer? E quais os aspectos negativos que esse problema representa para o dia a dia?

Leia também >> Suco anti-ansiedade: uma grande ajuda da natureza para se viver melhor

Leia também >> Folhas de louro: um santo remédio para a ansiedade

Ansiedade – aspectos negativos

Não é bom estar ansioso, e mais, a ansiedade nem sempre é patológica! Na maioria das vezes, a ansiedade é simplesmente uma resposta adaptativa do organismo, que percebe uma ameaça e prepara o corpo para alcançar um estado de ativação de acordo com a exigência. Antes de tudo, voce precisa saber que sem esse sentimento de nervosismo e preocupação com o resultado, você não se renderia 100% em uma entrevista de emprego ou em um exame.

A patologia ocorre quando esses sintomas são exacerbados. Ou seja, você não pode controlar ou interferir no seu desempenho diário. Outrossim, em vez de te ajudar, eles te machucam e prejudicam seu desempenho! Por sua característica, a angústia é uma emoção negativa. Porque não é agradável estar ansioso, e como já alertamos, esta resposta deve aparecer nas em situações de real exigência ou perigo e depois, desaparecer. Portanto, o normal é recuperar a calma, quando o “perigo” acontece.

Quando a ansiedade se torna um problema? Se somos baleados em qualquer estímulo diário e, portanto, “vivemos ansiosos” e muitas vezes não o mostramos. Portanto, nesses casos, ela é um problema que merece total atenção.

ansiedade como tratar

As preocupações dos ansiosos

Podem referir-se a uma ampla variedade de tópicos: trabalho, saúde, dinheiro, filhos, família, etc. Todavia, têm um denominador comum: não corresponder à situação, desapontar as expectativas dos outros e ser rejeitado. Ademais, a pessoa ansiosa reconhece que suas preocupações são excessivas e irracionais, mas não parar de se preocupar.

Se você “viver” com ansiedade, poderá sentir alguns destes sintomas:

Tensão muscular e dor nas costas, dor de cabeça e problemas digestivos. Também, taquicardia, dificuldade em dormir, sudorese excessiva, tontura, tremores, sensação de ter um peso no coração. Outrossim, dificuldades em respirar, necessidade freqüente de urinar.

No nível psicológico, a ansiedade funcional é muitas vezes acompanhada por dificuldade de relaxamento. Outrossim, de hiperatividade, falta de foco no que importa, irritabilidade, insegurança em seus resultados. Isso tudo, é consequência de um alto nível de auto-exigência, insatisfação, preocupação constante com questões pendentes, queixas.

Admetir que tem ansiedade

Uma característica típica desse tipo de transtorno, é que a pessoa aparentemente não tem problemas, é “funcional para o sistema”. Mas se você mantiver esses níveis de ansiedade por muito tempo estará esgotando sua energia de reserva e a condição pode se tornar delicada. Isso te soa familiar?

Identifique as causas de sua ansiedade

  • Usar termos como: nunca, sempre, todo mundo, ninguém, nada?
  • Você assume posições extremas?
  • Se concentra mais em seus fracassos e falhas?
  • Você se compara com os outros?
  • É difícil para você dizer não?
  • Você está preocupado com o que eles vão dizer?
  • É uma pessoa competitiva?

Se você respondeu sim à maioria das perguntas, tenha cuidado! Sabe porque? Isso demonstra que voce leva a sério algumas mudanças em sua vida. Portanto, a consequencia do seu comportamento, são as crises de ansiedade. Primeiramente, comece respirando profundamente; concentre-se em suas conquistas; questione suas crenças, nem tudo é branco ou preto. Eu conheço o meu próprio objetivo. Portanto, não se compare. Aprenda a dizer não. Pratique algum esporte ou simplesmente dê um passeio para aliviar as tensões do dia a dia.

Aparentemente é tudo bem simples e pode não ter um peso para você, mas funciona. Caminhar por exemplo, é uma ótima dica para aliviar a ansiedade, eu digo isso porque eu sofro de crises de ânsia e quando prático caminhadas me sinto bem melhor!

Autoavaliação

Se você não consegue controlar a ansiedade, não hesite em consultar um especialista. Outrossim, ele irá ajudá-lo a encontrar as ferramentas para enfrentar sua situação. A saber, a ansiedade é prejudicial em todas as áreas da vida. Pessoas ansiosas são propensas a obesidade. Ademais, quando estão acima do peso, dificilmente conseguem emagrecer. Outrossim, pessoas ansiosas dormem mal, comem mal, vivem mal. Estão sempre agitadas e nunca curtem a vida. A vida passa, sem que elas percebam!

A ansiedade é um furacão que te devora por dentro e por fora e te rouba os melhores momentos da sua vida. Ela precisa ser identifica e tratada, isso só trará benefícios positivos para você e para todos que estão ao se redor. A ansiedade é como um furacão! Ela nos devora por dentro. Mas com paciência e determinação podemos superar essa dificuldade. Uma dica que posso dar, é consumir suco de couve diariamente. A saber, a couve é um ansiolítico natural que funciona de verdade, digo isso porque eu tomo. Em poucos dias é possível ver os resultados. Sucos de maracujá também ajudam, chás de camomila e alecrim são excelentes!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook