Leia também >> 3 chás poderosos que acalmam dores de cabeça, palpitação e estresse
Leia também >> Água de melissa um santo remédio homeopático que serve para tudo
Benefícios do chá de alecrim e melissa
Tanto o alecrim quanto a melissa, possuem propriedades sedativas. A melissa por exemplo, também conhecida como capim limão, capim cidreira, melhora a digestão, controla sintomas de ansiedade e combate a insônia, entre outros benefícios. A saber, as folhas da melissa são excelentes para tratar alterações digestivas e ansiedade. Elas também podem agir como um sedativo natural. Além do chá, a melissa também pode ser consumida como suplemento ou extrato, ou aplicado na pele na forma de bálsamos e loções. O óleo essencial também é popular na aromaterapia, como tratamento natural para combater o estresse, a depressão, a dor de cabeça nervosa e a insônia.
A planta de melissa, é utilizada desde o século 14 para fins medicinais. As freiras carmelitas faziam um infuso alcoólico que posteriormente era utilizado como tintura para vários tratamentos. De fato, este infuso ficou conhecido como água carmelita. Seus benefícios são extraordinários para a saúde. Conhecida por aliviar o estresse e a ansiedade, a melissa contém um composto conhecido como ácido rosmarínico que parece ter potentes propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Por isso, ela também pode ser usada para tratar uma ampla gama de condições médicas, incluindo insônia, herpes labial, colesterol alto, herpes genital, azia e indigestão.
Alecrim
A saber, o alecrim serve para tratar diversas doenças e auxilia até na prevenção do câncer, mas pode causar efeitos colaterais quando usado de forma errada. Por exemplo, o chá de alecrim contém propriedades que geram inúmeros benefícios para o organismo. Ele serve para melhorar a digestão e a função cognitiva, prevenir o câncer e tratar problemas de pele. Outrossim, também pode reduzir inflamações, aliviar a dor associada a elas e promover o bem-estar. Além disso, ele auxilia na diminuição da ansiedade, na função hepática e na saúde do cabelo.
Entretanto, existem alguns efeitos colaterais de seu uso excessivo, como vômitos, náuseas e espasmos. Podem ainda haver contrações uterinas, tornando-o perigoso para uso durante a gravidez. Em palavras simples, o chá não deve ser consumido em excesso, por exemplo, uma xícara por dia, é suficiente. Outros benefícios importantes, é que possui ação expectorante, antisséptica, estimulante, diurética, descongestionante e relaxante. Por fim, melhora a circulação sanguínea, isso porque, tem propriedades anticoagulantes. Melhora a digestão, visto que tem propriedades anti-inflamatórias, bem como, melhora o funcionamento do intestino prevenindo espasmos e constipação.
Alecrim e melissa
Recomenda-se consumir o chá apenas 1 vez por dia, sempre no final do dia. Pesquisas apontam que consumir o chá no final do dia, ajuda a liberar o estresse e a dormir melhor. Bem como, contribui para o relaxamento dos músculos promovendo uma intensa sensação de bem-estar. Entretanto, como já citado anteriormente, grávidas ou mães em período de amamentação, não devem sob hipótese alguma consumir o chá. Bem como, a dose diária do chá não deve ultrapassar 1 xícara ao dia. Nos primeiros dias do consumo, não sente muita diferença, os resultados são visíveis a partir do quinto dia consecutivo.
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 colher de sopa de melissa
- 1 colher de sopa de alecrim
Modo de preparo
Primeiramente, ferva a água. Em seguida, desligue o fogo e adicione as ervas. Tampe para abafar e deixe em infusão de oito a dez minutos. Posteriormente, coe e está pronto para o consumo. Quente ou gelado, como desejar. Todavia, se tomar antes de dormir, o bom seria consumir ainda morno, pois o efeito relaxante é imediato.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.