Fisioterapia caseira para quem sofre de dores nos pés, quadril, e joelhos


Aproximadamente 25% da população sofre com esses tipos de dores, principalmente se elas já tiverem uma certa idade. Outrossim, quando estão um pouco acima do peso ou levarem uma vida totalmente sedentária. Para esses casos a fisioterapia caseira, aquela feita em casa, pode ajudar muito.

Estudos identificaram que 15% da população sofre dessa dor e a causa é crônica. Ou seja, não cura nunca. Ademais, é como se a dor te acompanhasse por toda a vida. E a única alternativa é recorrer a métodos que provoquem um certo alívio, melhorando assim, a qualidade de vida.

A saber, pessoas com cerca de 60 – 65 anos se queixam muito de dores nos quadris ou nos joelhos. Primeiramente vem o desgaste do quadril, essa é a campeã das dores. Em segundo, lugar os joelhos e por último pernas e pés.

Conforme citado anteriormente, essa dor geralmente ocorre pelo desgaste dos ossos e das articulações. Todavia, as articulações podem se desgastar devido estilo de vida sedentário e também pela postura errada.

Diferentes causas que provocam dores no quadril e nas pernas

A dor no quadril ocorre por conta de várias causas diferentes. Às vezes, sentimos na parte lateral superior da coxa. Ademais, uma dor que não nos deixa dormir e ser mais forte quando nos deitamos de lado e assim sentimos a pressão. Nestes casos, é geralmente uma trocanterite ou bursite da articulação. A bolsa conjunta que protege a articulação se torna inflamada e dolorosa.

Outrossim, pode ocorrer devido a problemas musculares nessa área, como a distensão do músculo flexor do quadril, dos músculos isquiotibiais ou da síndrome dos isquiotibiais.

Existem ainda outras causas de dor, como tumores na área ou problemas de irritação vascular que produzem necrose avascular do tecido ósseo.


Quando a dor é no quadril e na perna ocorre subitamente, pode haver uma fratura da articulação. No caso temos uma emergência e ocorre uma queda. Bem como, a articulação quebra espontaneamente na parte mais fraca e o paciente, cai no chão.

Isto porque, geralmente é quando ouvimos: “Ele caiu e quebrou o quadril”, igualmente, não é o caso. A saber, é o contrário, primeiramente ele quebrou o quadril e por essa razão, ele caiu.

A osteoporose é um outro problema que provoca e desencadeia todo esse quadro de dores crônicas. Esse problema geralmente afeta mais mulheres do que homens. A saber, em alguns casos é necessário fazer cirurgia para corrigir o problema.

Importante compreender que todo esse quadro problemático do quadril, desencadeia outros problemas. Uma vez que os quadris estão desalinhados, não é difícil imaginar que afetara outros membros, como é o caso dos joelhos, pernas e solas dos pés.

Mas o que podemos fazer para evitar esse problema e diminuir o desconforto da dor?

A fisioterapia caseira, é o único modo que pode ajudar a diminuir as dores. E a boa notícia é que você pode fazer em casa, basta observar o passo a passo nas imagens e fazer.

Primeiramente, elevar os calcanhares. Para começar, pegue uma cadeira e fique atrás, conforme a foto. Em seguida, levante uma das suas pernas.

fisioterapia caseira

Lentamente, levante o calcanhar da outra perna até que você esteja na ponta dos pés. Do mesmo modo, lentamente, coloque o calcanhar no chão. Enfim, Repita este exercício 10 a 15 vezes em cada perna. A saber, isso fortalecerá seus tornozelos e você trabalhará os músculos ao redor do joelho.


Ande com as pontas dos dedos dos pés

Este é um exercício simples que você pode fazer limpando sua casa ou fazendo seu trabalho doméstico.  Simplesmente caminhe nas pontas de seus pés em um ritmo rápido, isso fortalecerá suas panturrilhas e dará um pouco de treinamento aos seus dedos e às pontas de seus pés.

caminhando nas pontas dos pés

Continue andando assim por 5 a 15 minutos ou até se cansar.

Faça círculos com os tornozelos, isso serve para trabalhar seus tornozelos fracos, você deve fazer o seguinte:

movendo os tornozelos

Sentado ou em pé, levante uma perna. Lentamente gire o pé dessa perna em um movimento circular. Enfim, repita isso 10 vezes em um círculo para dentro e 10 vezes em círculos para fora para cada perna.

Treinamento de resistência

Para este próximo exercício, você precisará de uma banda de resistência, ou seja, uma faixa elastica resistente.

fisioterapia caseira

Fixe a faixa ao redor da perna de um sofá ou de qualquer outro móvel. Em seguida, coloque uma de suas pernas sob a outra, ligeiramente dobrada no joelho. Primeiramente, pegue a faixa de resistência com o pé da perna acima dela. Em seguida, lentamente, puxe a faixa, dobrando o pé em direção à sua cabeça. Enfim, Repita isso 10 a 15 vezes em cada perna.

A saber, isso adiciona trabalho aos músculos da panturrilha e aos músculos internos e externos da coxa.

Exercícios para os dedos dos pés

Para exercitar seus dedos diariamente, você pode jogar um jogo chamado “tente pegar alguma coisa”.

aliviando as dores

Role seus dedos por conta própria. Coloque uma toalha no chão e segure-a com os dedos dos pés. Bem como, coloque pequenos objetos no chão e posteriormente tente colocá-los em uma cesta usando apenas os pés.

Colocar uma bola tênis debaixo dos pés e movimentar Para relaxar e treinar as solas dos seus pés:

exercicio para os pés

Encontre uma bola de tênis ou uma bola de diâmetro semelhante.
Sente-se em uma cadeira., posteriormente coloque o pé na bola e fique de pé.
Lentamente, empurre a bola com o pé para frente e depois para trás.
Aproveite a massagem!

Bônus

A acupressão e a massagem nos pés são amplamente utilizadas em todo o mundo. Se, após um longo dia, sentir dor nos pés, coloque os polegares nas marcas vistas na imagem (entre os dedos 1 e 2, 4 e 5 cerca de 1 centímetro) e massageie suavemente por até 15 minutos) e depois sinta um relaxamento agradável.

 Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook



error: Conteúdo Protegido!