2 em 1 detergente e brilha alumínio, o melhor produto que eu já fiz

2 em 1 detergente brilha alumínio
Compartilhe esse post:

Leia também >> Detergente em gel concentrado com álcool, receita fácil e eficaz

Leia também >> Detergente caseiro neutro, consistente, de alta qualidade e super econômico

A saber, já fiz a receita duas vezes aqui em casa, inclusive, dei alguns frascos para as vizinhas e foi um sucesso mesmo. Quem lava a louça com esse 2 em 1 detergente e brilho alumínio, nunca mais quer aquele detergente do supermercado. Detalhe, essa receita não é de multiplicação. Portanto, aqui você ter um produto feito do zero. Com uma qualidade incrível, porque a mistura de determinados ingredientes, vão deixar nosso detergente poderoso. O segredo dessa receita é o álcool. Fica um detergente lindo, cremoso, limpinho, espuma muito, uma gota rende mais que 10 gostas do que aquele do mercado. Enfim, super recomendo você fazer na sua casa, até mesmo porque é uma receita simples e que rende muito. A economia, é outro aspecto positivo.

2 em 1 detergente

Receita 2 em 1 detergente e brilha alumínio

Ingredientes

  • 250ml de óleo
  • 200ml de álcool
  • 60g de soda em escamas 96% a 99% (tem que ser essa 99%) dissolvido em 100ml de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 100 ml de vinagre de álcool
  • Cascas de mexerica + 5 colheres de açúcar e 500 ml de água
  • 1 litro de água temperatura ambiente
  • Material de segurança, óculos, máscara e luvas descartáveis

Preparo

Primeiramente, em um balde pequeno, vou adicionar o óleo. Pode ser qualquer óleo de fritura, ou seja, óleo usado. Entretanto, no meu caso, como vai muito pouco óleo e eu não tenho óleo usado, estou usando novo. Em seguida, despeje o álcool, eu estou usando aquele do posto, o etanol. Isso porque, ele uma pureza mais elevada e é mais fácil de dar o ponto nas receitas caseiras. Com a ajuda de uma colher, misture bem os dois ingredientes. Agora é o momento de adicionar a soda caustica. Todavia, a soda precisa ser dissolvida antes de iniciar a receita. Por exemplo, eu dissolvi a soda 30 minutos antes de dar início a receita, no caso, ela descansou por 40 minutos aproximadamente. Esse processo é fundamental, pois é no descanso que a soda elimina os gases tóxicos e se torna própria para o uso.

Portanto, agora é hora de adicionar a soda dissolvida. Um detalhe importante a ser observado, é que não pode despejar tudo de uma vez. No caso, você precisa ir adicionando a soda e mexendo sem parar até terminar todo o conteúdo. A saber, no momento que você adicionar, a soda vai escurecer a mistura, entretanto, você continua mexendo, ao final, quando o processo de saponificação estiver quase concluído a mistura vai clarear. O ponto é aquele quando começa a forma a nata por cima e você levanta a colher para pingar e ele vira uma espécie de glicerina, como se fosse ponto de vela. Portanto, se chegou nesse ponto, seu produto já deu certo. Eu vou continuar mexendo até que meu sabão vire uma espécie de gelatina, pasta. Porque no caso, na receita, é feito assim.

Glicerina de cascas de mexerica

Em um caneco, leve os 500 ml de água ao fogo juntamente com o açúcar e as cascas de 1 mexerica. Espere levantar fervura, deixe ferver por 1 minuto, desligue o fogo e abafe. Esse processo da glicerina de mexerica, deve ser feito antes de iniciar a receita do sabão. Essa glicerina vai dar consistência ao detergente e maior qualidade no brilho dos alumínios. A saber, é o açúcar que limpa e dá brilho aos alumínios. O óleo que sai da casca da mexerica é o desengordurante natural que limpa a louça. Bem como, os três ingredientes juntos, vai não apenas potencializar o produto, mas também cuidar das mãos e dar um perfume natural e agradável a nossa receita. Usei apenas 1 casca de mexerica. Com a mistura ainda quente, vou despejar sobre a pasta de óleo, álcool e soda e vou mexer bem até derreter tudo.

Segunda etapa do 2 em 1 detergente e brilho alumínio

Em uma bacia com 3 litros de água temperatura ambiente, adicione o vinagre de álcool e com a ajuda de uma colher misture bem. Em seguida, adicione uma colher bem generosa de bicarbonato de sódio e vou misturar tudo bem até dissolver tudo. Se você não tiver o bicarbonato, pode utilizar a barrilha. Todavia, evite utilizar o sal para substituir o bicarbonato de sódio. O ideal é utilizar o bicarbonato de sódio. Uma vez que você dissolveu bem, é hora de adicionar a mistura que está no baldinho. Vai adicionando aos poucos e mexendo bem. Pode adicionar mais 1 litro de água e continue mexendo, observe que ele vai ganhando consistência rapidamente. Outrossim, a tendência é que ele ao esfriar, ganhe sempre mais consistência. No meu caso, por exemplo, eu ainda adicionei mais 1 litro de água e obtive 5 litros de detergente brilha alumínio.

Por fim, depois de mexer uns 5 minutos, deixe ele repousar a noite toda, no dia seguinte, com ele frio, ele estará pronto para ser misturado por uns 5 minutos. Em seguida, armazenado nos frascos e utilizado como desejar. Nessa receita, não estou utilizando nem corante e nem essência. O ponto final dele, é muito consistente, fica maravilhoso o ponto, a textura, o perfume, a qualidade. Eu recomendo, que o detergente fique guardado por umas duas semanas para curar bem e aumentar ainda mais sua qualidade. Tem gente que usa de imediato, aqui em casa, eu o deixei repousar 12 dias e posteriormente, comecei a utilizar. Eu acredito que nunca mais vou conseguir usar detergente do mercado e tem mais, uso n máquina de lavar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.