Logo Emagrecer com vida e saude

Detergente em gel concentrado com álcool, fácil de fazer e eficaz

detergente em gel concentrado
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender a fazer um detergente em gel concentrado maravilhoso. Uma receita bem simples, principalmente se você é principiante no mundo dos produtos caseiros. Essa receita é super eficaz na limpeza pesada, na desinfestação e esterilização, ainda mais em dias de pandemia onde temos que desinfetar tudo. A receita rende aproximadamente 4,2 litros, dura dois meses, e ainda serve de base para confecção de outros produtos de limpeza caseiros. Indicada para lavagem de roupas, pisos, quintal, louças e principalmente limpeza do banheiro. Aqui na minha casa, eu não compro mais, eu faço em casa, e uso inclusive na limpeza do piso, mantendo sempre tudo limpo e higienizado, recomendo.

Leia também >> Detergente de lavanda, além de lavar a louça, dá brilho aos alumínios

Leia também >> Detergente de limão para louças, alumínios e limpeza geral da casa

Detergente em gel concentrado

Ingredientes

  • 100 ml óleo
  • 100 ml álcool 92 sem aditivos
  • 1 colher (sopa) cheia de soda dissolvida em 50 ml de água
  • Uma tampa de cloro ou 2 colheres (sopa)
  • 500 ml a 1 litro de Água fervendo
  • + ou – 3l água temperatura ambiente

Preparo

Primeiramente, em balde pequeno de plástica, adicione 100 ml de óleo limpo. No meu caso, estou usando óleo novo, mas você pode usar óleo usado. Como a quantidade é bem pouca, eu prefiro o óleo novo, pois assim não corro o risco do meu detergente ficar com cheiro. Caso você optar por óleo usado, lembre-se de coar bem e principalmente coar em um pano bem fininho para que não fique nenhum resíduo no óleo. Por cima do óleo, vamos adicionar a soda dissolvida. Para dissolver a soda, é simples, coloque um recipiente 1 colher de soda e use 50 ml de água misture bem respeitando as normas de segurança e deixe descansar para que ela elimine os gazes. Quando eu uso soda, costumo por máscara e luva, é necessário observar a segurança.

Incorpore bem óleo e a soda dissolvida e em seguida, adicione o os 100ml de álcool 92 e continue mexendo sem parar, pois, é necessário dar o ponto de vela. Observe que ele vai mudando de cor, vai saponificando, pois vai fazendo as bolinhas de ar. Continue mexendo e quando você levantar a colher e a mistura não pingar, é o ponto de vela, na colher o excesso de líquido fica parecendo cera e não pinga, esse é o ponto de vela. Pode acontecer do seu virar uma pasta, é normal, se virar pasta ou ficar líquido no ponto de vela, está pronto para ser utilizado na receita. Posteriormente, quando você atingiu o ponto, adicione 500 ml de água morna, pode ser aquecida no micro-ondas. Continue mexendo.


detergente em gel

Finalizando detergente em gel concentrado

Observe que a mistura vai começar a talhar, não se assuste, é normal, para voltar no ponto homogêneo, você vai precisar adicionar mais uns 500 ml de água quente, antes você usou morna, agora vai usar água quente, não fervendo, apenas bem quente. Continue mexendo sem parar e repare que a mistura ficou homogenia novamente. Portanto, continue mexendo. Inclusive a esse ponto, você tem sua base pronta, bem incorporada, homogênea, consistente e lisinha, ainda assim, continue mexendo mais uns minutos. Nessa fase, estou usando um baldinho de plástica de praia, é importante não usar um recipiente grande, fica a dica. Pode ser balde de doce, ou um pote de aproximadamente 3 a 4 litros.

Com a base pronta, é necessário começar adicionar a água em temperatura ambiente, de meio em meio litro vá adicionando a água e mexendo sem parar. Nessa passagem adicione também 2 colheres (sopa) de cloro. O cloro serve principalmente para tirar o cheiro de óleo, bem como, potencializar o efeito do detergente em gel concentrado. Outro detalhe importante, no meu caso eu adicionei a minha base 3 litros de água. O meu detergente em gel concentrado ficou bem consistente e então eu fui adicionando água até o ponto que eu queria, pois, ao repousar, ao longo dos dias, ele ainda vai engrossar mais. Minha receita rendeu 4,2 l. Esse detergente eu uso para tudo dentro de casa, louças, roupas, banheiro, cozinha e até mesmo quintal. Eu não uso essência, mas se você quiser usar, fica a seu critério.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!