Leia também >> Vitamina D, fundamental para a saúde e grande aliada da imunidade
Leia também >> A carência da vitamina E provoca problemas de saúde e várias doenças
O vanádio é um mineral que poucos de nós conhecemos, embora o consumamos inconscientemente em nossa dieta de certos alimentos. Outrossim, recentemente entrou em foco por seu potencial no controle do diabetes. A saber, em grandes quantidades, pode melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos junto com o metabolismo da glicose em seu corpo. O vanádio ajuda a aumentar ou inibir a ação das enzimas no corpo e como consequência provocam esses efeitos. Fora isso, ajuda a fortalecer os dentes e os ossos.
Certamente você está se perguntando qual é a quantidade indicada para ser consumida ao dia desse mineral. Todavia, não temos essa resposta. Os estudos em torno ao mineral vanádio é novo. Ou seja, as descobertas ainda estão acontecendo, bem como, muitas pesquisas acerca dele. Portanto, o recomendado é consumir alimentos que oferecem esse mineral em abundância, visto que ele faz muito bem ao corpo. Enfim, quanto mais fontes naturais do vanádio você consumir, melhor será para seu corpo e para o desempenho dele.
Semente de endro e Pimenta preta
Se você ainda não experimentou sementes de endro, agora pode ser a hora de experimentar. Afinal, ele contém 431g de vanádio! A semente de endro funciona bem em sopas e ensopados e adiciona seu sabor característico a qualquer refeição. Muitas vezes é usado em picles para adicionar um sabor particular e atraente. Bem como, podemos polvilhar no pão caseiro simples, seu sabor deixa uma sensação inesquecível. Quem não gosta de um pouco de pimenta-do-reino sobre um ovo frito na hora ou de um bife bem frito? Ademias, é um ingrediente essencial na culinária brasileira e que agrada muito o paladar de todo brasileiro. Outrossim, ela é fonte natural do vanádio.
Marisco e espinafre ricos em vanádio
Se você gosta de frutos do mar como lagosta ou ostras, vai se divertir aumentando sua ingestão de vanádio com essas frutas do oceano! Eles são uma fonte rica em oligoelementos e contêm mais de 100g de vanádio quando comidos frescos e até 400g quando consumidos em sua forma seca e mais concentrada. Bem como, as ostras contêm 455g de peso úmido. Aprecie-os ao natural ou levemente temperados para aproveitar ao máximo seu sabor doce e salgado do oceano.
Quanto aos seus outros frutos do mar, prepare uma sopa de frutos do mar que aquece a alma ou mantenha-a leve e simples com uma receita de frito. Ou cozinhe-os em um molho simples à base de tomate para acompanhar o macarrão. Já os vegetais, como o espinafre por exemplo, são a maior fonte de vanádio, mas o espinafre pode ser a exceção. Na verdade, o espinafre liofilizado tem um efeito de 533-840g. Você pode usar o espinafre em pratos de massa, ou apenas refogado. Também podemos utilizar em sucos verdes e consumido ao natural.
Cogumelos e grãos integrais
Os cogumelos são outra fonte vegetariana de vanádio. Alguns contêm até 50–2.000g. Use cogumelos em sopas, saladas, caçarolas ou tortas como recheio. Se você é um comedor de carne, os cogumelos funcionam muito bem em molhos à base de pimenta ou vinho tinto para acompanhar um suculento bife ou carne assada. Contudo, os grãos integrais, apresentam boa quantidade do mineral e são recomendados para a saúde devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais e fibras. Bem como, ideal para quem está procurando fazer reposição do vanádio quelato. A saber, os cereais contêm em média de 5 – 30g do mineral.