Unhas fracas, onduladas, quebradiças, por que ficam assim?

unhas fracas
Compartilhe esse post:

“As ondulações podem sinalizar também uma infecção, deficiência nutricional ou alteração glandular (paratireoides). As causas podem ser uma deficiência fisiológica ou algum trauma, psoríase. Também, doenças que cursem com febre, quimioterapia. Deficiência de zinco, eczema crônico (alergia) ou paroníquia crônica (inflamação do tecido ao redor da unha)”. Assim Explicou a dermatologista Renata Francesconi, do Instituto da Pelle. As unhas são produzidas na parte viva, chamada de matriz, que contém microtrilhos que norteiam seu crescimento. Quando ocorre um trauma, alguma cicatriz pode ser formada, impedindo o crescimento perfeito da unha.

Retirada excessiva das cutículas pode causar ondulações nas unhas

O momento da “produção” da unha pode ser comprometido também com a retirada excessiva das cutículas. Bem como, com pancadas quando elas são empurradas. Esses traumas podem levar a inflamações e infecções. Gerando algumas ondulações ao longo das unhas. “Isso pode acontecer por hábito de cutucar a cutícula na hora de fazer a mão ou por calçados apertados. Para evitar os traumas nesta região. Ao fazer a mão, por exemplo, remova apenas o excesso da cutícula com cureta e hidrate com produtos adequados”. Assim afirmou a dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Umidade excessiva e fungos do tipo cândida também podem causar a inflamação da cutícula, provocando algumas imperfeições nas unhas. Quando as unhas apresentam também espessamentos, descolamentos e alterações na coloração.  Os problemas podem ser causados por lesões características na pele, como psoríase e líquen plano. Aconselha-se procurar o médico. Pois somente o dermatologista terá condições de avaliar a gravidade e prescrever tratamentos adequado para se recuperar essa unha. Ele também prescrevera vitaminas e nutrientes necessários para repor a falta deles.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.