Unhas fracas, onduladas, quebradiças, por que ficam assim?

unhas fracas
Compartilhe esse post:

Fracas e quebradiças

Unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes. Bem como, anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo. Isso porque, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas. Deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações. Já no hipertireoidismo acontece o contrário – o metabolismo acelera. O que também prejudica, além das unhas, também os cabelos que começam a cair mais. Porém, nesse último caso, as unhas ficam mais rasas.

A carência de vitamina D, também é um fator a ser considerado. Porque essa vitamina é responsável por fortalecer a unha. Nutrindo e deixando-a mais resistente. Portanto, se o organismo está com carência dessa vitamina, provavelmente elas vão ficar quebradiças. O uso de acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Podem ressecar muito as unhas. Isso as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície. Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas. Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

Isso vale para o limão, rico em vitamina C, mas atenção, esse procedimento só pode ser feito de noite. Pegue um limão e esfregue sobre as unhas e deixe agir por 15 minutos. Posteriormente, lave muito bem com água abundante. As vitaminas do limão penetram diretamente na unha quando esfregadas nelas. Assim como, o repouso do sumo do limão sobre as unhas, faz com que elas absorvam as proteínas e minerais contidos na fruta.

Unhas onduladas e com relevo

Todavia, as ondulações nas unhas, costumam ser causadas por traumas (como uma batida) na matriz da unha. Região localizada logo abaixo da cutícula. A falta de proteínas no organismo e demais doenças também provocam ondulações e relevos.