Vermelhão, coceira, inchaço, isso é sintoma de psoríase

psoríase
Compartilhe esse post:

Leia também >> 9 sintomas indicam que você tem doença do mofo, veja como tratar

Leia também >> Doença infantil das mãos-pés-boca, volta a atacar depois da pandemia

Tipos de psoríase e como se desenvolvem

A saber, existem vários tipos de psoríase. Esses tipos variam de acordo com a localização e as características da lesão provocada. Por exemplo, a psoríase vulgar, se caracteriza por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Todavia, a psoríase invertida, se caracteriza com lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Entretanto, a psoríase gutata, são pequenas lesões localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas (bem próximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.

Ainda temos a psoríase eritrodérmica, que se caracteriza com lesões generalizadas em 75% ou mais do corpo. Essa é bem comum. Posteriormente, temos a psoríase ungueal, que consistem em lesões que surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas das mãos. Esse tipo, é mais raro e não ocorre com tanta frequência. A psoríase artropática – em cerca de 8% dos casos, pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho. Já a psoríase postulosa, aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo. Por fim, a psoríase palmo-plantar – as lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

psoríase

Tratamento e cura

A saber, ela não tem cura, mas tem tratamentos e prevenções que ajudam a diminuir a frequência e expansão das feridas e lesões. Contudo, não há uma prevenção ou contenção da doença, porque está ligada as emoções e ao psicológico do paciente. Todavia, a maioria dos casos, aproximadamente 80% deles, podem ser controlados com tratamentos convencionais a base de pomadas, exposição ao sol e hidratação profunda da pele. Pessoas que não podem tomar sol por falta de tempo, podem fazer banhos ultravioletas, mas isso somente com a orientação e acompanhamento médico. Esses banhos ultravioletas não são recomendados para crianças. A parte o tratamento médico, existe cuidados que a pessoa deve observar para ajudar na prevenção e expansão da doença.

A fim de esclarecer com precisão, existem tratamentos vários tipos de tratamento que variam de acordo com o tipo de psoríase e lesão. Por exemplo, tratamento tópico. Realizado com medicamentos em cremes e pomadas, aplicados diretamente na pele. Podem ser usados em conjunto com outras terapias ou isoladamente, em casos de psoríase leve. Tratamentos sistêmicos: medicamentos em comprimidos ou injeções, geralmente indicados para pacientes com psoríase de moderada a grave e/ou com artrite psoriásica. Tratamentos biológicos: medicamentos injetáveis, indicados para o tratamento de pacientes com psoríase moderada a grave. Existem diversas classes de tratamentos biológicos para psoríase já aprovadas no Brasil. Por fim, a fototerapia que são os banhos ultravioleta.

Como identificar a psoríase

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
  • Inchaço e rigidez nas articulações.

Ao identificar esses sinais e sintomas, procure um médico, pois você precisa de tratamento adequado. A alimentação saudável e balanceada, também ajuda muito em casos assim. Pois quanto mais saudável for a alimentação e o estilo de vida, menor acúmulo de estresse a pessoa vai ter. Enfim, o médico que trata a psoríase é o dermatologista. Quanto mais rápida a doença for diagnosticada, mas fácil será o tratamento.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.