12 sinais e sintomas da doença autoimune artrite rematoide


Quais são os sintomas da artrite reumatoide? Você sabia por exemplo, que uma a cada 100 pessoas, apresenta essa doença? Ademais, ela afeta principalmente mulheres. Igualmente, de cada 4 pessoas afetas pela doença, somente um é homem, as outras três são mulheres.

A saber, é muito importante detectar a doença logo no início. Pois assim podemos iniciar um tratamento e prevenir que ela atinja estágios mais avançados. Nesse sentido, é fundamental conhecer os sintomas da doença para que assim se possa identificar.

Lilia Andrade, especialista em reumatologia, explica que a artrite reumatoide é uma doença reumática. Bem como, que causa inflamação nas articulações do corpo. Outrossim, a artrite reumatoide é uma doença crônica e progressiva.

Outrossim, é uma doença autoimune caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações. Como citado anteriormente, provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas. Ademais, capazes inclusive de limitar a movimentação no dia a dia. Isso porque, as articulações inflamam.

Entretanto, suas causas são desconhecidas e infelizmente não existe um tratamento que cure. Todavia, podemos controlar a doença e prevenir a evolução dela para estágios mais elevados. Geralmente, a artrite reumatoide ocorre em idade adulta, entre 30 e 50 anos. Outrossim, seria quando as pessoas estão na fase mais produtiva.


Identifique os sintomas precocemente

Quando a artrite reumatoide va detectada precocemente, é administrável e os pacientes podem ter uma melhor qualidade de vida. Bem como, reduzindo a dor e aumentando a capacidade de se movimentar.

Nesse sentido, Lilia Andrade explica que quando uma mulher de 30 anos detecta a tempo a doença e recebe o tratamento adequado, terá a mesma perspectiva de qualidade de vida de qualquer pessoa saudável.

Artrite reumatoide

Todavia, se a doença não for identificada e tratada desde o início, o paciente afeto tem 50% de risco de em 10 anos até estar em uma cadeira de rodas. Isso devido à progressão da doença, pois pode causar deformidade nas articulações, nas mãos, pés ou joelhos.

Embora a principal manifestação seja o envolvimento da articulação que fica comprometido, quando é grave pode afetar outros órgãos do corpo. Como por exemplo, pulmão e coração ou até mesmo, o sistema nervoso. Também causa secura nos olhos, boca e pele.

É importante saber que a artrite reumatoide pode ser confundida com outras condições porque existem muitos tipos e causas de dores músculo esqueléticas e articulares.


Dentre as doenças autoimunes inflamatórias, a reumatoide é a mais comum. Ao contrário da osteoartrose que ocorre em pessoas idosas e não é tão progressiva, dolorosa ou intensa.

Portanto, em caso de quaisquer sinais de dor e inflamação nas articulações, vermelhidão, se notar que estão quentes. Bem como, qualquer atividade que implique na movimentação dos membros ou que fique difícil. Enfim, se forem sinais persistentes, é aconselhável consultar o médico para um diagnóstico mais preciso.

Tratamentos

Atualmente não há tratamentos específicos que curem a doença ou para prevenir danos nas articulações. Lilia Andrade acrescenta que existem alternativas para o tratamento da doença. Com medicamentos, fisioterapia e apoio psicológico, o paciente pode prevenir a deterioração.

Como as causas são desconhecidas, não há como prevenir a artrite reumatoide. Como explicado anteriormente, uma vez identificada pode-se prevenir o avanço. Contudo, pessoas que sofrem dessa patologia, devem levar uma vida saudável. Bem como, manter um peso ideal, uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e evitar fumar.

inflamaçao reumatoide

Se reconhecer algum sintoma consulte imediatamente um médico. Se você já o tem, a sugestão é consultar o seu médico regularmente, manter o seu tratamento e discutir as melhores opções com ele. Também é importante fazer exercícios, receber reabilitação física, apoio psicológico e social. Ademais, tudo depende do estágio da doença.

Impacto emocional

Por se tratar de uma doença crônica caracterizada por intensa dor e limitação física, há implicações psicológicas. Os pacientes ficam deprimidos, geralmente não querem sair de casa, limitam a interação familiar, recreativa, social, de casal e até no trabalho.

O impacto emocional e psicológico dos pacientes é importante. Viver o dia a dia com dor, movimentar-se com dificuldade e ver como o corpo se deforma progressivamente causa depressão. Bem como, ansiedade, estres, e mau humor.

Igualmente, pessoas que trabalham fora, sofrem esse impacto também no ambiente de trabalho. Essa situação acarreta faltas ao trabalho, crises de nervoso, dificuldade em se relacionar com os colegas.

Em palavras simples, a pessoa se sente sempre incompreendida, irritada e insatisfeita, ou seja, isso acaba gerando um certo impacto no trabalho e com os demais colegas e em alguns casos, a pessoa chega a perder o emprego.

As relações entre casais são perturbadas porque diante da dor e da limitação ocorrem alterações de humor e dificuldades na atividade sexual regular e perda de confiança. É importante saber que mesmo com essa doença, você pode ter uma melhor qualidade de vida. Por isso, é importante, levar em consideração os sintomas, sinais e cuidados necessários!

doença reumatica

Sinais e sintomas da artrite reumatoide

  • Dor nas articulações dos dedos das mãos e pés
  • Rigidez matinal, que pode durar horas
  • Dor nas articulações dos joelhos e tornozelos
  • Perda de peso não intencional.
  • Dor nas articulações dos cotovelos e ombros
  • Rigidez e dificuldade para movimentar certas articulações no período da manhã
  • Dor na região do quadril
  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações
  • Caroços firmes de tecido sob a pele dos braços (nódulos reumatoides)
  • Fadiga
  • Febre

Os sinais e sintomas da artrite reumatoide podem variar em termos de gravidade e, também, podem ser intermitentes, ou seja, aparecer e desaparecer em seguida. Se você se identificou com alguns desses sinais, procure um médico e solicita exames de sangue para avaliar os fatores reumáticos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!