Câncer de pele: onde aparecem as manchas malignas e quais os sintomas

cancer melanoma
Compartilhe esse post:

O câncer de pele pode parecer uma toupeira. Por esse motivo, na postagem de hoje vamos te ajudar a entender melhor sobre o assunto e identificar quando uma lesão é um câncer de pele. Bem como, vamos ajudar a você a identificar áreas do corpo, onde os melanomas costumam aparecer. A saber, as toupeiras são aqueles pontos marrons escuro ou claro que aparecem por todo o corpo. Algumas delas são de nascença e não apresentam risco a saúde. Entretanto, existem outras que aparecem no corpo, que podem ser melanomas ou ainda, podem desenvolver um câncer de pele.

Leia também >> 8 sinais de alerta de câncer no pulmão, cuide da sua saúde

Leia também >> Câncer: veja os principais sinais de que ele está crescendo no seu corpo

Moles ou toupeiras são lesões benignas que têm tanta chance de se transformar em câncer quanto a pele normal. Porém, o problema é quando as vezes uma dessas manchas podem já ser um câncer de pele (melanoma maligno). Entretanto, por terem a aparência de uma pinta marrom comum, você não consegue identificar no início para tratar. Carlos Echevarría, dermatologista espanhol, explicou como identificar fatores de risco e distinguir manchas, sardas e marcas de nascença de melanomas ou câncer. Bem como, criou uma espécie de ABD do melanoma, onde com atenção e observação, podemos identificar as mudanças.

O ABCDE do melanoma

  • A para assimetria: cresce mais em uma de suas metades do que nas outras, o que produz uma assimetria.
  • B para Fronteiras: não são precisas e não podem ser delimitadas.
  • C de cor: tem mais de uma cor, como marrom, azul, preto, vermelho ou branco.
  • D de diâmetro: a toupeira é maior do que 6 milímetros.
  • E de evolução: o tamanho, forma ou cor da toupeira está mudando. Pode começar a crescer, coçar, queimar ou sangrar. O que não é um bom sinal e você deve procurar um médico diante de uma situação dessas.

Todavia, se você tiver uma verruga ou mancha com os sintomas mencionados, consulte um dermatologista para descartar a presença de câncer.

Onde vivem os melanomas (câncer de pele) ?

O dermatologista insistiu na importância de examinarmos o nosso corpo com frequencia. Principalmente nas áreas onde não costumamos olhar. Porque é aí, que os melanomas aparecem. “Ao redor dos órgãos genitais, entre os dedos dos pés, no couro cabeludo ou atrás das orelhas. Você também tem que verificar as costas “, disse ele. Lembre-se: é muito importante aplicar protetor solar antes de sair de casa para proteger-se da radiação, principalmente nos dias quentes de verão.

cancer de pele

6 sinais de câncer de pele

O câncer de pele é a forma mais comum de câncer que temos. Segundos estudos, 1 a cada 5 pessoas, desenvolverá câncer de pele durante a vida. Portanto, o melanoma é a forma mais grave de câncer de pele, sendo os caucasianos e homens com mais de 50 anos possuem maior risco. Entretanto, é importante lembrar que qualquer pessoa pode desenvolver um melanoma e outras formas de câncer.

Exames físicos e autoexames anuais são etapas proativas que você pode realizar para identificar o câncer de pele precocemente. A detecção precoce é a melhor maneira de atenuar os danos do câncer de pele. Portanto, para se tornar mais fácil um autoexame, separamos os 6 sinais mais comuns da doença. Portanto, continue lendo e leia com atenção a lista de sintomas que você deve observar quando as manchas do seu corpo ou lesões, apresentarem determinadas mudanças. Bem como, converse com seu médico se sentir estes ou outros sintomas relacionados à sua pele. A prevenção é a melhor forma para evitar danos maiores com o câncer.

Lesões resistentes a cura

A pele e o sistema imunológico trabalham juntos para curar irritações e feridas comuns da pele. Se você notar uma erupção, ferida ou outra condição da pele que não melhora ou desaparece e depois volta, entre em contato com o seu médico. Quando uma ferida ou uma lesão é resistente a cura, é um indicativo de câncer.

Fatores de tamanho

A saber, moles são um dos indicadores visíveis de câncer de pele. Geralmente se aparesentam com mais de ¼ de polegada de diâmetro têm maior probabilidade de ser melanoma. Todavia, moles menores do que isso também podem ser melanoma em alguns casos. É importante ficar de olho no tamanho de suas manchas ao fazer seus autoexames.

Formas Irregulares é sinal de câncer de pele

Como mencionado anteriormente, é importante fazer autoexames de sua pele e manchas. Moles normais são circulares com bordas definidas. Contudo, o câncer pode parecer ter bordas desfocadas ou recortadas, juntamente com uma forma irregular. Bem como, pode apresentar secreções.

Variações de Cor pode ser sinal de câncer de pele

Uma verruga de várias cores ou muito escura pode ser uma indicação de câncer de pele. De acordo com a American Câncer Society, as manchas indicativas de câncer de pele também podem ter manchas rosa, vermelhas, brancas ou azuis. Portanto, é importante observar o aspecto das toupeiras.

Outras anormalidades da pele

As manchas não são a única maneira de o câncer de pele se manifestar. Lembre-se de que erupções cutâneas, feridas, inchaços, nódulos e outras anormalidades da pele podem ser um sinal de alerta de câncer. Fale com o seu médico se notar alguma anomalia na pele, quer a condição da pele seja dolorosa ou não.

Um lembrete importante

Muitas pessoas que desenvolvem câncer de pele não apresentam quaisquer outros sintomas. Se você notar uma anormalidade na pele, essa é toda a evidência de que você precisa para chamar seu médico. A prevenção e a detecção precoce são as ferramentas mais poderosas disponíveis para evitar e tratar o câncer de pele com sucesso.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.