Leia também >> Sabão da roça de mamão, eficaz, alvejante, deixa as roupas limpinhas
Leia também >> Faça e venda: sabão em pedra de vinagre e suco, super eficaz na limpeza
Contudo, navegando pelo Youtube, conheci um canal chamado Dicas da Iza e ela ensina a fazer o sabão em pedra sem aroma. Obviamente, testei a receita e embora, passaram-se muitos anos, aparentemente parece ser a mesma receita que minha avó fazia. A qualidade é incrível. Que perfume, detalhe: espuma muito. A espuma era uma característica do sabão em pedra de canela que minha avó fazia e eu fiquei impressionada quando testei a receita da Iza, embora ela não adicione a canela, é idêntico ao sabão do passado. Enfim, segui o vídeo, fiz aqui em casa, super aprovei a qualidade, a espuma e honestamente: foi uma viagem ao túnel do tempo, quantas recordações boas, e obviamente, um sabão de alta qualidade que dura muito, glicerinado, perfumado, espuma que é uma maravilha. Enfim, impossível não se apaixonar.
Sabão em pedra de canela
A saber, essa receita é muito econômica, e, portanto, ideal para vender. Isso porque, vai poucos ingredientes e os ingredientes não possuem custo elevado, no caso, o retorno é imediato e gera um lucro legal para ajudar no orçamento doméstico. Outro fator positivo da receita, é que ela é muito eficaz, no caso, quem compra uma vez e prova, vai voltar e comprar de novo. Indicada para roupas brancas, para alvejar, remover manchas difíceis e deixar o alumínio brilhando. O álcool e o açúcar dão um toque de limpeza profunda, aumentando e potencializando o poder de limpeza e a canela, perfuma, neutraliza cheiros e conserva o tecido e a cor do mesmo. A canela juntamente com o açúcar, protegem as mãos do efeito nocivo do álcool e da soda.
Ingredientes
- 1 litro de álcool etanol, aquele do posto é melhor
- 1 litro de sebo derretido
- 500 ml de óleo quente
- 150 gramas de soda em escamas 96/99% que eu dissolvi em 300 ml de água da torneira
- 200 gramas de açúcar
- 200 ml de chá concentrado de canela – usei 10 pauzinhos de canela
- 250 ml de água para dissolver o açúcar.
- Corante vermelho – opcional
Preparo
Primeiramente, vamos fazer a infusão de canela um dia antes da receita do sabão. Eu usei 3 pacotinhos de canela do supermercado, um total de 10 pauzinhos que coloquei em água fervendo e deixei repousando de um dia para o outro tampado, um total de 24h em maceração. No dia seguinte coei o líquido e reservei para adicionar na receita de sabão em pedra de canela. Agora vamos dar início a receita do sabão. Primeiramente, em uma bacia grande coloque os 500 ml de óleo aquecido e um litro do sebo derretido. Com a ajuda de uma colher, misture bem. Em seguida, agregue o álcool etanol, aquele do posto.
A saber, recomendo usar do posto, ele é mais puro e o resultado do sabão fica melhor. Depois de ter agregado o álcool, continue mexendo, é importante mexer uns três minutos para que o álcool incorpore corretamente junto com o sebo e o óleo. Posteriormente, depois que a mistura ficou meia esbranquiçada, o que significa que você mexeu corretamente, é hora de agregar a soda dissolvida. A soda, você dissolve antes de iniciar a receita, basta colocá-la dentro da água temperatura ambiente. Outrossim, deixá-la repousar por uns quinze minutos, que ela se dissolve sozinha.
Em seguida, aos poucos, vai adicionando a mistura e mexendo sem parar. Continue mexendo, porque agora temos que mexer até saponificar completamente, ou seja, chegar naquele famoso ponto de vela, onde você levanta a colher e cria uma espécie de parafina e sobre o sabão se forma uma nata. Portanto, quando chegar nesse ponto, pode parar de mexer. Lembrando que estamos fazendo um sabão em pedra glicerinado, portanto, agora é hora de adicionar a glicerina caseira, ou seja, o açúcar dissolvido na água. Também vamos adicionar a essência de canela e o corante.
Finalizando o sabão em pedra de canela
Quando enfim chegar no ponto de vela, agregue aos poucos a água com açúcar, sempre mexendo. Para dissolver o açúcar, leve a água ao fogo e quando estiver quente, agregue o açúcar. Mexa a água até dissolver bem o açúcar e posteriormente, junte essa água derretida com açúcar com a infusão de 200ml de chá de canela concentrado. Depois de misturar bem, comece agregar ao sabão aos poucos e mexendo sem parar até novamente chegar naquele ponto de vela. Porque quando você adicionar a água morna de açúcar e canela, vai dissolver a receita do sabão, então precisa mexer uns minutos pra chegar de novo no ponto de vela. Se desejar, nessa mesma mistura de açúcar e canela, adicione corante vermelho, assim seu sabão vai ganhar uma cor avermelhada e ficar ainda mais parecido com canela.
Terminou de misturar bem, chegou no ponto de vela, é hora de adicionar o sabão na forma para secar e esperar a noite toda. Para desgrudar mais fácil da forma, eu unto ela com óleo e depois despejo toda a mistura que ainda está morna e deixo repousar durante toda a noite. No dia seguinte, desinformo, e corto em pedaços conforme desejo. Detalhe, o sabão em pedra de canela, tem uma textura glicerinada linda, um perfume delicioso e limpa muito bem as roupas, e tem mais: não danifica a cor e nem a fibra do tecido. Faça na sua casa, rende bem, não é uma receita cara e tem excelente aceitação nas vendas. Uma receita dessa, na minha casa dura de até 3 meses.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.