Sabão branco de babosa, limpa, cuida das mãos e previne alergias

sabão caseiro de babosa
Compartilhe esse post:

Leia também >> Sabão de vinagre de álcool, o melhor que já fiz, espetacular

Leia também >> Sabão de açúcar e álcool, porque não descobri essa receita antes

Receitas de sabão em pedra branco, tem muitas por ai, de fato, testei várias, são todas de alta qualidade. Algumas limpam mais do que as outras, mas todas elas agridem as mãos e no caso de quem sofre de alergia, como eczemas, a situação fica crítica. Isso porque, começam aparecer pequenas bolhas de água, coçam muito e depois fazem feridas. Portanto, quando vi essa receita, sabendo do poder da babosa, pensei que realmente poderia dar certo, resolvi testar e aprovei. A saber, é sempre um sabão de soda, mas ele fica suave no uso, e, portanto, não agride a pele. Para lavar louça é excelente, pois deixa um brilho lindo nos alumínios e no inox também, pra mim foi novidade, não sabia que a babosa era boa para dar brilho inclusive no inox. Para remover manchas, basta ensaboar e jogar na máquina, sai tudo facilmente.

Sabão branco de babosa

Ingredientes

  • 1 litro de óleo usado morno
  • 140gr de soda em escamas de 96% à 99%
  • 100ml de água
  • 1 folha grande de Babosa (Aloe Vera)
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher de sal
sabão branco de babosa

Preparo

Primeiramente, antes de dar início a receita, esquente o óleo usado, esse óleo precisa estar coado duas vezes e precisa também estar morno. A folha da babosa, você tira toda a polpa, adicione 100 ml de água e bater no liquidificador para ela desmanchar ou no mixer. Nesse creme de babosa, você adiciona a soda, mexa bem e reserve para dissolver. Não esqueça de usar luvas e máscara na hora de mexer com a soda e cuidado para não inalar. Uma vez que a soda já dissolveu, isso leva alguns minutos, agregue o óleo morno e comece a mexer. A saber, é necessário mexer por 10 minutos sem parar. Quando atingir os 10 minutos, agregue o açúcar e mexa mais um pouco, por fim, o sal, e continue mexendo. Se você for bater o sabão na mão, a partir de agora, você vai mexer sem parar por 30 minutos.

Contudo, você pode bater com o mixer, se for bater no mixer, bata por 12 minutos aproximadamente. Gente, essa é uma receita antiga de sabão, ela demora mais mesmo para dar ponto, e o fato de termos adicionado a babosa, influi no ponto também. Por isso, precisamos mexer mais do que o normal e também curar além do tempo normal. Terminado de bater o sabão, despeje ele em formas, pode ser numa assadeira, em forminhas de sabão ou numa bandeja alta como eu fiz. Agora, ele precisa descansar 24h, quando der as 24h você deve cortar ele, pois ainda está meio úmido e fácil ao corte, depois deixe descansar mais 48h horas e então desinforme ele. A essa altura, a pedra já vai estar dura, mas não está pronta para o uso.

Finalizando o sabão branco de babosa

A saber, o sabão branco de babosa, precisa curar por 21 dias, não pode pôr no sol. O ideal é deixa-lo sobre o jornal, em uma prateleira na dispensa e esperar os 21 dias de cura e secagem. Ao final dos 21 dias, o sabão vai estar bem duro e pronto para o utilizo como desejar. Toda receita de sabão, quanto mais curada, melhor ela fica. Bem como, quando mais mexer e bater, mais limpo e eficaz o sabão fica. A arte de fazer sabão, é sempre uma terapia ocupacional, exige paciência, dedicação, devoção, enfim. Alguns talvez, vão dizer: mas tenho que esperar 21 dias, sim, tem que esperar, porque adicionamos Aloe Vera, todavia, vai valer a pena essa espera.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.