Hoje vamos fazer aquele famoso requeijão da roça. A saber, aquele tradicional mineiro feito em casa, que fica cremoso, mas ao mesmo tempo, é um requeijão de corte, tudo de bom. Para essa receita, você vai precisar de cinco copos de leite integral. Esse leite pode ser aquele da caixinha, mas bom mesmo, seria diretamente da roça. Pois quanto mais gordo o leite, melhor vai ser o requeijão da roça. Quem mora em cidade pequenas e interior, é mais fácil achar o leite diretamente do produtor, mas para quem mora em cidades grandes, talvez a alternativa vai ser usar o leite integral da caixinha ou até mesmo aquele do saquinho plástico. Essa receita é bem fácil e bem prática de fazer, acredito que seja uma das fáceis que eu já fiz. Porém, o resultado é um quilo de requeijão cremoso de corte maravilhoso.
Leia também >> Requeijão cremoso caseiro, feito apenas com 3 ingredientes
Leia também >> Queijo manteiga feito em casa, muito fácil de fazer, econômico e delicioso
Você sabia por exemplo, que o requeijão é uma receita genuinamente brasileira? Pois é, se trata de uma receita 100% brasileira que marca sua história no início da colonização portuguesa. Seguindo pesquisa, ele teria nascido na casas de chá coloniais da época da colonização e as sinhás entre si, competiam para ver quem fazia o melhor requeijão. Interessante não é verdade? O requeijão era um prato “fino” servido aos coronéis da época. E sua história começou porque naquela época não tinha geladeira e, portanto, o leite excedente precisava ser reaproveitado, e foi assim que tudo começou. A história se estende até as usinas que em 1950 começaram a produzir manteiga e então, depois do processo da manteiga sobrava leite.
Requeijão da roça
Como citado anteriormente, a história também remete a experimentos nas miniusinas, na década de 1950, cujo principal produto era a manteiga. Como desnatavam o leite para produzi-la, sobrava o leite desnatado fermentado, que, muitas vezes, azedava. Descobriram, então, que se aplicassem calor, tornava-se um produto comestível, que foi aprimorado com o tempo. Portanto, em seu primórdio, o requeijão era um subproduto. Através do aprimoramento em sua fabricação, tornou-se um dos líderes no mercado brasileiro. A saber, dados da Associação Brasileira da Indústria de Queijos, Abiq, apontam que, em 2016, o mercado consumidor de queijo no Brasil era liderado pelo queijo mozzarella, seguido de perto pelo requeijão.

Todavia, devido ao estilo de vida pós-modernos dos brasileiros, onde a maioria come fora e quando está em casa prefere alimentos mais práticos, o requeijão se torno o carro da chefe dessa história. Hoje ele é consumido em copos na versão tradicional cremosa, em bisnagas, potes e até mesmo de corte. Portanto, hoje você vai aprender a versão mais simples desse líder de mercado, feito em casa, no processo totalmente caseiro. Enfim, você vai pôr a mão na massa e fazer seu próprio requeijão da roça, onde será consumido do jeito que você desejar. Vamos aos ingredientes e o passo, o grau de dificuldade dessa receita, é fácil.
Ingredientes
- 1 litro de leite integral
- 40 ml de vinagre
- 1 colher (café) rasa de sal
- 300 g de muçarela cortada em pedaços
- 3 colheres de manteiga
- 10 colheres de amido de milho
- 250ml de leite
Preparo
Primeiramente, vamos colocar 40 ml de vinagre no leite temperatura ambiente, mexer bem e cobrir com um pano. Em seguida, esse leite vai descansar a noite toda para talhar e então no dia seguinte, vamos fazer o requeijão da roça. Pode acontecer inclusive, desse leite de caixinha não talhar muito bem. A saber, isso acontece porque tem muito conservante, no caso, basta levar ao fogo para ferver que ele vai talhar. Depois de talhado, misture o sal e em seguida coe para remover o soro. Em uma panela, coloque a manteiga e a muçarela para derreter. Acrescente o leite coalhado e continue mexendo, observe que rapidamente começa a ferver e a muçarela derrete por completo.
Agora, vamos dissolver o amido de milho no leite, precisa dissolver bem o amido de milho para não criar grumes e bolinhas. Quando estiver totalmente dissolvido, faça o seguinte, despeje dentro da panela e mexa sem parar. Você vai mexer até dar o ponto, o ponto é quando ele cozinha por completo e começa a desgrudar da panela e quando mexe com a colher, ele estica como queijo puro, não tem segredo. Também, começa a forma uma crosta amarelo dourado no fundo da panela, o significa que é hora de desligar o fogo. Desligue o fogo, despeje em um pote untado com óleo e deixe esfriar por umas 4 horas. Desinforme e seu requeijão cremoso de corte da roça, está pronto para o consumo.
Todos os créditos da receita ao canal Dicas da Marta, clique aqui para assistir o vídeo.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





