Leia também >> 9 remédios caseiros para tratar a sinusite
Leia também >> 5 remédios eficazes caseiros para tratar a rinite alérgica
Outrossim, a congestão nasal pode resultar de múltiplas causas, por exemplo: alergias, desvio do septo nasal, febre do feno, gravidez, infecções virais do trato respiratório, adenoides aumentados, poliposa nasal, resfriados, refluxo gástrico, sinusite e administração de certos medicamentos. Todavia, os sintomas podem apresentar variadas caracteristicas e vários níveis. Por exemplo: deficiência auditiva e da fala, apneia do sono, dificuldade para descansar, dispneia, ronco. Bem como, pode apresentar complicações: hipóxia, sensação de asfixia, insuficiência cardíaca (nariz entupido associado a adenoides aumentadas).
O tratamento para nariz entupido depende da causa desencadeadora: anti-histamínicos (para nariz entupido dependente de alergia), AINEs, acetaminofeno e aspirina (para congestão nasal relacionada à gripe) e descongestionantes. Quando necessário, pode ser realizado a remoção da adenoide. Ademias, essa é uma solução eficaz para a congestão nasal. Portanto, a congestão nasal é sinônimo de nariz entupido e obstrução nasal. Outrossim, um distúrbio respiratório muito comum, caracterizado por dois elementos constantes: acúmulo de muco dentro da cavidade nasal e inflamação dos tecidos de revestimento da cavidade nasal.
Causas do nariz entupido
Quais são as causas da congestão nasal? A saber, a congestão nasal reconhece a inflamação das membranas mucosas respiratórias como sua principal causa. Todavia, do que depende a inflamação da mucosa nasal? As causas mais comuns de congestão nasal são:
- Alergias ao pólen e alergias sazonais
- Desvio do septo nasal
- Rinite alérgica
- Gravidez
- Inalação (passiva ou ativa) de grandes quantidades de fumaça de cigarro
- Infecções que afetam o trato respiratório
- Influência
- Adenoides aumentadas: a congestão nasal associada a esta doença é um problema sério. Na verdade, especialmente as crianças afetadas, elas podem desenvolver apneia do sono, hipóxia e até mesmo insuficiência cardíaca.
- Pólipos nasais
- Resfriados
- Rinite
- Sinusite
Tratamentos
Para tratar esse distúrbio que tanto incomoda, existem duas estradas. A primeira é a base de medicação sintética e química, aquela encontrada na farmácia. E a segunda, seria a alternativa, caseira e natural. Entretanto, é fundamental identificar a causa da sua congestão nasal e o nível que ela está. Pois há casos que precisam ser tratados com antibióticos e anti-histamínicos. Contudo, se o seu problema é proveniente de gripes e resfriados, os tratamentos alternativos e naturais podem ser muito eficazes seja no alívio, quanto no tratamento e cura. Abaixo, ensinamos algumas técnicas naturais para serem feitas em casa. Todavia, se os sintomas persistirem, recomendamos veemente que você procure seu médico e faça o controle necessário.
Resfriados, gripes, alergias
1. vapor com bicarbonato de sódio e eucalipto. Um dos remédios naturais mais simples e eficazes para resfriados é o banho de vapor. Leve um litro de água para ferver em uma panela, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e/ou algumas gotas de óleo essencial de eucalipto. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha e aproxime-se do vapor. Se você não tem óleo essencial de eucalipto ou bicarbonato de sódio em casa, pode usar uma colher de sal grosso. Você verá que depois de alguns minutos, conseguirá respirar melhor.
2. Chás de ervas quentes. Os chás quentes são excelentes contra a congestão nasal, tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe. Especialmente aqueles à base de gengibre e equinácea, que também ajudam a melhorar o sistema imunológico.
3. Caldo quente. Assim como os chás de ervas, o caldo quente também é excelente para descongestionar o trato respiratório e melhorar a respiração.
4. Cebola. Cortar uma cebola não só faz seus olhos lacrimejarem, mas também ajuda a limpar o nariz entupido. Enquanto o corta, tente respirar profundamente.
5. Especiarias. Pimenta, gengibre e pimenta preta ajudam a descongestionar o nariz. Você pode adicionar essas especiarias à sua dieta, mas também aos chás de ervas (sem exagerar nas quantidades).
6. Óleo de gergelim. Algumas gotas desse óleo, previamente aquecidas, devem ser aplicadas nas narinas com o dedo. Isso porque, facilita a expulsão do muco e neutraliza o ressecamento das mucosas.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.