Cueca virada, receita de origem italiana diretamente da roça, uma delícia


Penso que essa seja a receita mais antiga que existe e que fez parte de muitas infâncias. A cueca virada, não passa de uma receita de massa frita que alegrava as tardes da criançada. Que reunia uma família inteira em volta da mesa para tomar café e bate-papo. E vamos falar a verdade: como era bom aqueles momentos!

Se você tem mais de 35 anos, sabe bem que antigamente a cueca virada era um sucesso nas tardes de família. Isso para não falar, que nossas mães e tias se reuniam todas na cozinha em mutirão para fazer aquela cesta de massa frita e era bom demais! Bem como, a gente comia de se fartar e não queria que aquele momento acabasse…

História da cueca virada

A saber, essa receita é de origem europeia e muito comum no Sul do Brasil. De acordo com a história, a cueca virada seria uma receita de origem italiana e se chamava calça virada. Entretanto, os italianos quando emigraram para o Brasil, trouxeram suas culturas e uma delas foi exatamente o pão frito.

A massa de cueca virada não passa de uma massa de pão frita no óleo quente e polvilhada com açúcar e canela. Sua massa é macia e levemente adocicada, além de ser agradável ao palato. A receita é muito consumida no Sul no Brasil.

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de fermento
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • Um copo de leite
  • 1 pitada de sal
  • Um kg de farinha
cueca virada

Modo de fazer

Primeiramente, separe as claras e bata em neve. Em seguida acrescente o açúcar, as gemas e a margarina. Posteriormente, mexa bem até a massa ficar homogênea.

Em seguida, em um copo de leite frio, misture o fermento e acrescente à massa. Por fim, coloque a pitada de sal e a farinha. Se a massa ainda estiver grudenta, coloque mais um pouco de farinha até dar o ponto.

Posteriormente, abra a massa com um rolo, corte alguns retângulos e faça um talho pequeno no meio da massa. Para fazer o formato da cueca virada, passe uma extremidade da massa por dentro do talho, dando o aspecto de algo virado. Frite em olho bem quente, depois passe as cuecas na canela e no açúcar.


Dica: abra a massa de modo que ela fique fina, pois com o fermento, a cueca cresce quando está sendo frita.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!