Leia também >> Queijo falso de muçarela, 1kg de puro sabor, fácil de fazer
Leia também >> Queijo fresco de minas, feito com 3 ingredientes diretamente da roça
A saber, o queijo manteiga é o tradicional requeijão do sertão. Todavia, no Nordeste ele é fabricado em grande escala e muitas vezes acaba até perdendo seu sabor original. Entretanto, a receita de hoje, é 100% artesanal. Ela preserva o sabor tradicional do queijo manteiga. Bem como, é muito fácil de se preparar, rende bem, além de ser uma boa opção de mistura no dia a dia na mesa do brasileiro. Para os amantes de queijos, essa receita é uma dica valiosa, ao mesmo tempo que economiza, não precisa renunciar ao sabor do queijo. Outrossim, receita prática, corta o pão, põe no meio e seu sanduiche está pronto, pra você levar onde quiser, seja como lanche, almoço ou até mesmo jantar. Aqui na minha casa, a receita fez um sucesso.
Queijo Manteiga
Ingredientes
- 200 gramas de amido de milho
- 250 gramas de manteiga ou margarina
- 1 litro de leite
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
Modo de preparo
Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem bem homogêneos. Em seguida, despeje o conteúdo do liquidificador em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Não pode parar de mexer, porque pode empelotar. Posteriormente, coloque o queijo em um refratário plástico untando com óleo e leve à geladeira até esfriar. Depois de frio, desenforme e sirva. Muito gostoso, tem gente que fala que não presta, mas não é verdade, é uma opção saudável e econômica para o dia a dia. Muito versátil inclusive, porque vai bem como acompanhamento, no meio do pão, como mistura em cima do arroz, no aperitivo, tem muitas oções!
Curiosidades
O queijo-manteiga, também conhecido como queijo de manteiga, requeijão do sertão ou requeijão do norte, é um queijo típico do Sertão Nordestino, fabricado principalmente nos estados da Bahia, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A saber, o queijo-manteiga é feito sem adição de coalho, já que a massa é obtida por desnaturação ácida, cozida no tacho à lenha junto com o soro desnatado por cerca de cinco horas. O leite utilizado geralmente é cru, sem processos de pasteurização. Após esse processo, ele se transforma em um queijo gorduroso, de massa amarelada e casca levemente rígida que, geralmente, tem as iniciais de quem o produz marcadas com ferro em brasa.