A novidade de hoje é um pãozinho de mandioca feito na frigideira. A saber, a receita é bem prática, fácil de fazer, poucos ingredientes e super saudável. Outro detalhe importante, não tem glúten. Como falamos sempre aqui no Portal, não coma mais pão tradicional de farinha de trigo, substitua por outros pães sem glúten, zero calorias, low carb, enfim, importante é cuidar de saúde. Nos últimos tempos, as pessoas estão bem mais criteriosas no consumo dos alimentos. Outrossim, estão bem mais preocupadas com a qualidade de vida e quem quer qualidade de vida, com certeza precisa mudar os hábitos alimentares. Os tempos mudaram, é tantas doenças, vírus, bactérias, pandemias, cada dia é uma novidade e para se safar de tudo isso, ter uma imunidade em alta, é o que conta.
Leia também >> Pão caseiro de coco, sem lactose, sem ovos, uma delícia
Leia também >> Com apenas 2 ingredientes fiz esse pão de aveia de frigideira
Tudo que é feito de mandioca é muito saudável e saboroso. A mandioca depois do trigo, é uma alternativa saudável e ideal para pães, bolos e tortas. A saber, ela é muito versátil, pois dela se aproveita praticamente todas as partes da planta. As folhas são torradas e utilizadas para fazer farinha com alto poder nutricional, que é utilizada inclusive, pelo UNICEF na África. Contudo, as raízes são utilizadas de todas as formas imagináveis. Para fazer farinha (polvilho), petiscos, salgadinhos, doces, ensopados, tem muitas alternativas de consumo. Aqui na minha casa, gostamos mundo do bolinho de mandioca crua, é delicioso e prático de fazer. Também fazemos bolo de mandioca, panquecas, cocadas, doce em calda com coco, enfim, torno a repetir, a mandioca além de deliciosa, é muito versátil.

Pãozinho de mandioca
Visto que a mandioca tem tantos benefícios para a saúde, é saborosa, nutriente, versátil, então por que não fazer pãozinho de mandioca? Me refiro em usar a própria mandioca cozida, não apenas o polvilho que é uma farinha feita da fécula da mandioca e acredite: fica uma delícia. Portanto, a nossa receita de hoje é muito simples, mas ao mesmo tempo deliciosa, fácil e nutriente, sem glúten e sem lactose, perfeita para começar o dia de forma saudável e com toda a energia que uma jornada de trabalho precisa. A saber, a receita vai agradar o paladar de todos, precisamos acabar com esse mito de que tudo que é saudável é ruim, não é verdade, tem muitas receitas saudáveis deliciosas, basta dar oportunidade para as mudanças e você certamente vai apreciar.
Ingredientes
- 110 gramas de macaxeira, mandioca, aipim (3 pedaços aproximadamente)
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de polvilho
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitadinha de sal
- muçarela a gosto
Preparo
Primeiramente, vamos cozinhar a mandioca. Cozinhe bastante, assim ela fica bem molinha e mais fácil de amassar. Quando estiver bem cozida, retire do fogo e com a ajuda de um garfo, comece amassar. Depois de ter amassado e obtido um purê, adicione um ovo batido, o sal e com a ajuda do garfo misture bem até obter uma massa homogênea. Em seguida, agregue o polvilho que pode ser doce ou azedo, fica a sua escolha, entretanto, saiba que com polvilho doce a massa fica mais gostosa. Adicione também o fermento para bolo e termine de mexer bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa completamente homogênea.
No fogão, em fogo bem baixinho, leve uma frigideira antiaderente untada ao fogo. Entretanto, antes de ligar o fogo, polvilhe muçarela, tipo uma colher de muçarela ralada e por cima da muçarela despeje toda a massa que você preparou. Ligue o fogo bem baixinho, tampe para abafar e deixe cozinhar por aproximadamente uns 7 – 8 minutos, vire a massa, abafe de novo e deixe assar do outro lado. Por fim, com a frigideira aberta, vire a massa para dourar dos dois lados por 2 minutos cada lado e o pãozinho de mandioca está pronto para servir. A muçarela agrega mais sabor a massa e dá um toque especial sem aumentar muito as calorias. O pão fica bem fofinho e macio, uma receita rende 3 porções médias.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





