Petisco de beringela assada, nunca mais fritei, uma delícia

petisco de beringela assada
Compartilhe esse post:

Leia também >> Beringela recheada, receita saudável, leve e equilibrada

Leia também >> Caponata siciliana, feito com abobrinha e beringela, uma delícia

A saber, a beringela é um super alimento que atua de forma importante na prevenção, por exemplo, do câncer. Também, fortalece os ossos e previne a osteoporose. Bem como, ajuda na perda de peso, acelera a digestão e cuida da saúde do estômago. Por ser rica em antioxidantes, ela previne o envelhecimento precoce das células, fator positivo para manter a pele saudável e vistosa. Como também, fortalece as madeixas e unhas, evitando que as mesmas quebrem com facilidade. Sim minha gente, a beringela, efetivamente é um excelente alimento para manter a imunidade por exemplo, em dia. Bem como, fortalece todo o organismo e previne não apenas o aparecimento de tumores, mas também, de outras doenças de cunho cardíaco, cerebral e respiratório.

Petisco de beringela assada no forno

Petisco de beringela assada

Efetivamente, a beringela é um alimento que jamais deveria faltar na mesa de qualquer um que se preocupe com a saúde e com a qualidade de vida. Seus nutrientes e suas propriedades medicinais são importantes para o corpo e para a saúde, mas não podemos consumir beringela frita, como é o costume da maioria das pessoas. Por isso, hoje trouxemos uma receita deliciosa e saudável, que não é frita, mas sim assada e quando você aprender a fazer esse prato, nunca mais vai querer fritar beringela, ao contrário, vai comer com mais frequência e assada. Para nossa receita vamos precisar somente de uma beringela grande e outros ingredientes. Continue lendo essa postagem, anote todos os detalhes e coloque literalmente a mão na massa como eu fiz.

Ingredientes

  • 1 beringela grande cortada em rodelas com 1cm de espessura
  • 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sobremesa) de Chimichurri
  • Rodelas fininhas de tomates
  • Queijo muçarela ralado e fresco
  • Orégano a gosto

Preparo

Primeiramente, lave bem a beringela, corte o talo dela e fatie em rodelas com 1cm de espessura. A saber, é importante que elas fiquem com a mesma espessura, isso porque, assim, elas vão assar por igual e dar mais sabor ao prato. Uma vez fatiado, coloque elas dentro de uma tigela com água e sal, estou usando uma colher de café cheia de sal em um 1,5 l de água. Mas por que por de molho na água e sal? Para que as rodelas de beringela não oxidem e fiquem pretas dentro. Elas precisam ficar de molho por uns 10 minutos submersas na água. Enquanto isso, vamos dar início ao tempero da beringela. Portanto, em uma tigelinha coloque 3 colheres de azeite de oliva, posteriormente misture os dois dentes de alho amassado ou espremidos. Com a ajuda de uma colher incorpore o alho no azeite.

Em seguida, vamos adicionar duas colheres de Chimichurri. Misture bem para agregar o azeite e o Chimichurri. Bom, agora que o molho do tempero para o petisco de beringela está pronto, vamos então, escorrer bem as beringelas e esparramá-las em uma assadeira previamente untada com azeite. Antes de dispor as rodelas de beringela na forma, com a ajuda de uma faca afiada, passe por cima das rodelas fazendo pequenos cortes superficiais. Isso serve para que o tempero penetre na poupa do legume e dê mais sabor aos nossos petiscos. Uma vez que já passou superficialmente a faca sobre as beringelas, vamos começar a pincelar aquele tempero em todas as elas e vamos cortar e passar o tempero nos dois lados, ou seja, em cima e embaixo.

Finalizando o petisco de beringela assado

Antes de levar essas beringelas para assar, vamos lembrar que o sal ficou lá na água, então aconselha-se salpicar um pouco de sal a gosto sobre elas. Outrossim, antes de irem ao forno, vamos passar todas elas na frigideira, e vamos dourar elas dos dois lados. É um processo rápido. Pegue uma frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo de azeite e comece a grelhar as beringelas, é como se você estivesse dando uma pré-cozida nelas, mas o objetivo é deixá-las douradas. Uma vez que você terminou esse processo, coloque-as na forma untada de volta e por cima de cada uma delas, coloque uma rodela fininha de tomate e para finalizar, um punhadinho de muçarela ralado por cima do tomate e salpique orégano para dar aquele sabor.

Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus. Geralmente de 10 a 15 minutos está pronto já, fica simplesmente delicioso. Você pode comer no almoço, no jantar, como petisco ou aperitivo, é você quem escolhe, uma coisa posso dizer, todos na sua casa, vão lamber os beiços porque fica muito bom, saudável e nutriente e nada de frituras! Essa receita eu peguei no Canal do Clau e aprendi a fazer com ele, visitem o canal dele e aprendam a comer de forma saudável. Lá tem muitas receitinhas simples, sem glúten e sem lactose. Portanto, os créditos da matéria vão ao Canal do Clau.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.