Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pastel de vento de batata, uma novidade deliciosa e crocante

pastel de vento de batata
Compartilhe esse post:

Brasileiro ama pastel, todavia, não são apenas os brasileiros que amam, mas todo o Continente Asiático e demais partes do mundo. Entretanto, você já pensou alguma vez em fazer a massa do pastel de vento de batata? Eu confesso aos leitores, que quando vi essa receita, meus olhos se encheram e minha boca salivou, pois, pensei comigo, deve ser uma delícia. Contudo, achei que não daria certo, porque eu nunca tinha visto fazer massa de pastel com batatas. A saber, a massa de hoje, vai batatas e queijo, não precisa rechear, é literalmente um pastel de vento, sem nada dentro. Super crocante, saborosa, pururuca todinha, um espetáculo e sem dúvida, comparada àquela massa tradicional de farinha e água, essa é mais nutriente e tem muito mais sabor.

Leia também >> Pastel de vento doce, usando somente dois ingredientes, crocantes

Leia também >> Pastel assado no forno, o melhor pastel que tem, crocante e saudável

A saber, essa massa serve como salgadinhos de aniversários, snacks de aperitivos, lanche para as crianças, e acredite: é um sucesso. Ela fica bem temperadinha, principalmente se você adicionar cebolinha picada, crocante, sequinha, simplesmente divina. O problema, é que fica até difícil de controlar a boca diante de um prato tão gostoso. Fácil de fazer, econômico, leva apenas 3 batatas e delicioso. Sabe aqueles dias que a gente tem vontade de comer algo diferente, até mesmo um salgadinho da Elma Chip, um snack, pois é, em vez de comprar esses salgadinhos industrializados, cheios de corante, você tem a oportunidade de fazer seu snack em casa e se deliciar, porque esse pastel de vento de batata, é incrivelmente delicioso. Outrossim, pode até mesmo ser consumido durante as refeições como acompanhamento.

Pastel de vento de batata

Ingredientes

  • 3 batatas médias/grandes
  • 1 colher (sobremesa) de sal ou a gosto
  • 100g de queijo muçarela ralado
  • 100g de fécula de batata
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • Cebolinha verde a gosto
  • Óleo vegetal para fritar
massa de batata pastel de vento

Preparo

Primeiramente, descasque as batatas, essas batatas não devem ser muito grandes, o ideal são três batatas sendo cada uma do tamanho do palmo da sua mão. Descasque-as, pique-as e leve-as para cozinhar em água e sal até ficar bem molinha. Escorra-as e em seguida, amasse com o garfo ou passe em uma peneira e reserve o purê de batatas. Posteriormente, peque um pedaço de muçarela curada ou outro tipo de queijo, e passe no ralador médio, o ideal é agregar umas 100 – 150 g, estou usando 150g. Em seguida, vamos começar a adicionar os ingredientes no purê de batata, comece agregando o açúcar, o sal, a cebolinha bem picadinha, o queijo ralado e então, aos poucos, comece a adicionar a fécula da batata e vai amassando com as mãos.

A saber, o ponto desse pastel de vento de batata, é quando a massa fica no ponto de corte, talvez você não precise usar toda a fécula, ou talvez precise de um pouco mais. A massa fica bem macia, você manuseia e ela não gruda nas mãos, então, polvilhe fécula na sua bancada, quando estiver nesse ponto e com a ajuda do rolo comece a abrir a massa. Vai polvilhando a fécula para não grudar e nem ficar pegajosa e abrindo com paciência. Todavia, não deixe muito fininha, deixe com meio centímetro de espessura, essa é a medida ideal. Uma vez aberta, com a ajuda de um cortador de massas, corte tiras de um dedo de espessura aproximadamente, depois corte no meio, deixando pequeno retângulos e a essa altura, a massa está finalmente pronta para fritar.

Finalizando o Pastel de vento de batata

Em uma pequena panela, coloque o óleo vegetal para esquentar, importante colocar uma quantidade generosa, como quando você vai fritar salgadinhos, não pode por pouco óleo, pois os salgadinhos devem mergulhar no óleo, assim também é o pastel de vendo de batata. Quando o óleo estiver quente, comece a colocar os pedacinhos de massa para fritar. Conforme você vai colocando no óleo quente, eles incham enchendo de ar dentro da massa e pururuca por fora, igual ao pastel tradicional, porém massa de batata. Fritam rapidamente, e o aspecto mais interessante, é que ficam muito crocantes por fora, mais do que perfeitos. Quando você abre eles, dentro tem vendo e a massa está levemente úmida e com sabor de queijo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento