Pasteizinhos sem farinha, fritos ou assados, deliciosos e sem glúten

Pasteizinhos sem farinha e assados
Compartilhe esse post:

Primeiramente, vamos pôr na panela 2 xícaras e meia de água morna. Em seguida, ligue o fogo e deixe ferver a água. Tampe a panela para ferver mais rápido. Posteriormente, desligue o fogo e espere uns minutos, e então acrescente o óleo, o sal e o fermento em pó na água (aquele de fazer bolo). O fermento serve para dar aquela textura maravilhosa na massa, deixa ela lisinha e mais maleável. Para finalizar acrescente o fubá, eu estou usando o mimoso. Agora é hora de paciência, pois precisa mexer bem e ir misturando até que vire uma massa lisa e uniforme. A massa está linda, mas está crua.

Pasteizinhos sem farinha

Posteriormente, depois de ter misturado bem, leve ao fogo para cozinhar por 8 minutos. Atenção, sempre mexendo para que a massa cozinhe de forma uniforme. Depois dos 8 minutos, despeje sua massa na bancada, abra a massa com a ajuda da espátula e chegou o momento de adicionar 2 colheres (sopa) de ovo. Então bata um ovo em uma tigelinha pequena de vidro e depois use somente duas colheres, ou seja, sobre a massa que você abriu na bancada, adicione o ovo e misture com a ajuda da espátula, pois a massa ainda está quente e não é possível sovar com as mãos.

Para finalizar a massa dos pasteizinhos sem farinha, chegou o momento de adicionar o polvilho azedo, meia xícara. Você pode utilizar qualquer marca de polvilho, mas só serve o azedo. A essa altura a massa já está morna, então mãos na massa! Sove por uns dois minutos e deixe ela bem lisinha, fica linda. Deposite a massa na tigela de vidro, molhe um pano e coloque por cima da massa e reserve. O pano úmido vai manter a massa no ponto impedindo que ela resseque.

O recheio dos pasteizinhos sem farinha

Em uma frigideira, inicie adicionando o azeite e a cebola, refogue bem. Em seguida, adicione o alho e refogue até que ele fique completamente dourado, pois assim ele fica bem saboroso. Posteriormente, adicione a carne moída, eu estou usando colchão mole, mas serve qualquer carne, até mesmo acém. Por fim, acrescente o vinagre de maçã, no meu caso, estou usando de maçã, mas você pode usar aquele que tiver em casa. Deixe a carne refogar bem, quando ela estiver bem sequinha e totalmente cozida, adicione o tomate bem maduro, o sal, a pimenta, e o cheiro verde, misture tudo bem e continue refolgando sua carne.

Entretanto, você pode utilizar qualquer recheio, pode ser frango desfiado, calabresa com muçarela, fica a seu critério, importante, é você fazer algo que a sua família gostei. Essa massa, é muito versátil, e, portanto, se adapta bem a qualquer tipo de recheio. Uma vez que a carne está bem refogadinho, é hora de desligar o fogo e iniciar a fazer os pasteizinhos sem farinha. Portanto, remova a massa da tigela e coloque na sua bancada para dividirmos a massa em 20 partes iguais. Essa receita, rende 20 pasteizinhos.

Finalizando os pasteizinhos

Comece abrindo pedaço por pedaço na palma da mão, não tem segredo, estamos fazendo o formato de rissoles. Portanto, para cada pedaço que você abrir, coloque uma colher (sopa) de recheio. Em seguida, feche com a ajuda dos dedos e reserve. Essa massa não precisa empanar, pode ser frita em óleo quente ou assada. Ambas as formas, ficam muito boas, mas para quem cuida do corpo, melhor assar. O sabor não muda. Façam como eu, testem a receita, eu testei e aqui em casa foi um sucesso. Enfim, fica muito boa e preciso confessar que prefiro essa massa do que aquela tradicional cozida a base de farinha.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.