Lanche de tapioca na frigideira com farinha de arroz, nutritivo e saudável

lanche de tapioca
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Para quem sofre de intolerâncias alimentar, o lanche de tapioca na frigideira é uma alternativa muito saudável, além de ser nutriente e um prato completo que pode substituir tanto o jantar ou até mesmo o almoço. Para quem ainda não sabe, a tapioca consumida de forma correta e moderada, é ótima para perder peso e manter a boa forma. Outrossim, é uma opção saudável para quem sofre de intolerância ao glúten. A nossa receita de hoje é completa, podendo inclusive substituir uma refeição. Mas antes, vamos conhecer melhor os benefícios que obtemos consumindo a tapioca com maior frequência no dia a dia.

Leia também >> Bolo de frigideira saudável sem glúten

Leia também >> Pão de batata doce, sem leite, ovos, fermento e farinha

Benfícios da tapioca

A tapioca é uma boa aliada da boa forma, isso porque sendo pobre em fibras, ela atua no controle do apetite, ou seja, aumenta a sensação de saciedade. Quando combinada com sementes de chia e linhaça, ela se torna um alimento importante no cardápio alimentar para quem deseja emagrecer. Entre algumas vantagens de consumir tapioca, podemos destacar o fato dela ter baixo teor de sódio. Portanto, sendo por isso ideal para quem segue uma dieta pobre em sal.

Outrossim, não contém glúten como já citado anteriormente. Bem como, é fonte de energia e hidratos de carbono. Também é rica em potássio, fator positivo para quem sofre de pressão alta. Pessoas afetas de pressão alta, deveriam consumir mais tapioca, pois o alimento ajuda no controle da pressão, mantendo os níveis equilibrados. Por fim, é rica em cálcio e, portanto, muito benéfica para a saúde dos ossos. Durante sua preparação, ela dispensa a adição de óleos ou gorduras.


Enfim, ela é rica em benefícios para a saúde, ajuda a perder peso, atua de forma importante como alimento coadjuvante no controle da pressão arterial, ainda fortalece os ossos. Portanto, aderir ao consumo da tapioca, em diferentes receitas fará muito bem a sua saúde. Devemos, entretanto, fazer atenção e não adicionar ingredientes gordurosos, pois a adição desses, aumenta de forma importante as calorias do alimento. Agora que você já conheceu seus benefícios, vamos a receita do lanche de tapioca?

lanche de tapioca sem glúten

Ingredientes para o lanche de tapioca

  • 5 colheres (sopa) de tapioca hidratada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de arroz
  • 2 ovos
  • sal a gosto
  • recheio: queijo e presunto

Preparo do lanche de tapioca

Primeiramente, separe um recipiente de vidro e comece colocando nele as 5 colheres de tapioca hidratada. Em seguida, adicione as duas colheres de farinha de arroz e comece misturando tudo. Caso você não queira ou não tenha em casa a farinha de arroz, pode usar a farinha de aveia, fica muito bom e nutritivo também. Aqui na minha casa, costumo variar, ora de farinha de aveia, ora de farinha de arroz e já testei também com a farinha de milho (fubá) todos os três ficam muito bom e gostoso.

Posteriormente, adicione 2 ovos e uma pitada de sal a gosto. Em seguida, incorpore bem todos os ingredientes usando uma colher de madeira. A massa fica idêntica a uma massa de panqueca, ou seja, liquida e encorpada. Por fim, separe uma frigideira antiaderente, unte com óleo de coco extravirgem e divida a massa em duas partes iguais. Em seguida, jogue a primeira parte da massa na frigideira, por cima, coloque uma fatia de queijo e outra de muçarela. Todavia, o recheio você pode por quanto quiser, pode por exemplo colocar 2 ou três fatias de presunto e o mesmo de queijo, na hora de colocar, coloque as fatias dobradas no meio.

Dicas de recheios e variações

Outrossim, você pode variar o recheio, pode ser frango desfiado com queijo, mortadela com queijo, carne moída com queijo. Fica por sua criatividade o recheio, o importante é não exagerar. Uma vez que você adicionou o recheio, use a parte da massa que você reservou para cobrir completamente, abaixe o fogo e deixe bem baixinho, tampe para abafar e espere que asse. Depois de alguns minutos, com cuidado, gire a massa e termine de assar e dourar do outro lado. Quando enfim, estiver completamente assada e dourada, coloque em um prato e está pronto para ser servido.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!