Leia também >> Bolo de milho verde cremoso, feito na panela de pressão
Leia também >> Bolacha de milho verde sem glúten, super saúdavel e deliciosa
O milho verde fornece muitos benefícios a saúde. A saber, ela melhora a digestão prevenindo úlceras e gastrites. Ainda, previne a prisão de ventre, melhorando inclusive o bom funcionamento dos intestinos. Outrossim, consumido com frequência reduz as chances de infartos e derrames. Bem como, previne a degeneração macular. Ademais, estudos científicos demostram que o milho verde atua na prevenção de formação de tumores. Resumindo, comer com certa frequência esse grão ajuda a manter longe algumas doenças, principalmente quando consumido ao natural. Enfim, para quem sofre de diabetes, o milho verde é um agente importante, pois ajuda a regular a glicose do sangue.
Pão de milho verde
Ingredientes
- 1 xicara de leite morno
- ¼ xícara de óleo
- 1 latinha de milho verde
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- ½ colher (sobremesa) de sal
- 1 ovo inteiro
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 4 xícaras de farinha de trigo
Preparo do pão de milho verde
Primeiramente no liquidificador, vou adicionar o leite, o óleo, o milho verde escorrido, o sal, o açúcar e, por fim, o fermento biológico. Em seguida, vou bater bem até que o milho verde esteja completamente dissolvido e incorporado aos demais ingredientes. A saber, é necessário que o milho fique bem triturado. Posteriormente em uma tigela, despeje todo o líquido liquidificado e comece adicionar a farinha de trigo aos poucos e vai mexendo com a colher de pau até onde você conseguir. Observe que pode ser que a farinha não seja suficiente para dar o ponto na massa de pão. Isso porque, as farinhas são diferentes, tem algumas que são mais finas e úmidas e outras mais secas e também tem o tamanho do ovo.
Nesse caso devemos fazer o seguinte, vamos adicionando aos poucos e sovando, geralmente 4 xícaras é suficiente, mas talvez seja necessário adicionar mais um pouco de farinha para que a massa chega naquele ponto tradicional de pão. Que é aquele que a massa fica mole e um pouco úmida, mas não gruda nas mãos. Importante sovar bem e depois depositar a massa em uma tigela com tampa para descansar 1h. Posteriormente, passado o tempo, a massa vai dobrar de tamanho. Então coloque ela na bancada, tire todo o ar e abra ela para modelar seus pães como desejar. Eu a abri e deixei ela uma faixa comprida retangular e dobrei uma parte sobre a outro e fico uma tira comprida grosa.
Modelando e levando pra assar
Em seguida, corte em gomos medindo de três em três dedos. Untei minha assadeira com um fio de óleo e depositei os gomos dentro da assadeira. Posteriormente, peguei um pouco de fubá, aquele fininho antes de polvilhar sobre os pães, pincelei com água e em seguida, polvilhei o fubá. Por fim, cobri a assadeira e reservei mais 30 minutos para terminar de crescer. Enfim, chegou a hora de levar para assar em forno pré-aquecido a 180º, fica um espetáculo. Massa muito fofinha, saborosa, diferente, perfeita para aquele café em família. A vantagem dessa receita, que ela é bem prática, o milho verde dá um sabor especial ao seu pão e pode acreditar: vai chover elogios.
Para arrasar, sirva seu pão de milho verde acompanhado de um cafezinho passado na hora e queijo fresco de minas. A saber a combinação de sabores é perfeita. A mais gostosa dessa receita é a leveza da massa, não pesa no estomago e rapidamente você digere, ou seja, embora seja sempre um pão e leve farinha, ele não deixa de ser saudável. Como tudo que é feito em casa, é saudável. Pratos caseiros, são livres de química e valem muito a pena, seja pela economia, como pela qualidade daquilo que você está comendo.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.