Logo Emagrecer com vida e saude

Sequilhos de polvilho deliciosos, perfeitos para o café da manhã saudável

sequilhos de polvilho
Compartilhe esse post:

Certamente você em algum momento da sua infância comeu aqueles sequilhos de polvilho que derretiam na boca, acertei? Pois então, hoje você vai aprender fazer uma variação daquela receita da infância. Mas com um diferencial: mais saudável, mais leve, rica em nutrientes e perfeita para substituir o tradicional pão francês no café da manhã. Se você é mais um que faz parte da geração saúde e cuida do corpo, está no lugar certo. Diariamente publicamos conteúdos referente a saúde, receitas de reeducação alimentar, receitas caseiras para o cuidado da casa e economia no orçamento doméstico. Nosso portal é um site completo que contempla 100% o dia a dia da mulher.

Leia também >> Lanche rápido de polvilho com queijo, uma delícia super nutriente

Leia também >> Não coma mais pão aprenda a fazer essa delícia sem glúten

De receitas para a saúde, a receitas saudáveis e para limpeza da casa, aqui você encontra um pouco de tudo que englobe o mundo vida e saúde. Hoje vamos te ensinar por exemplo, uma receita bem simples e que fica pronta rapidinho. A base de polvilho, ovo e manteiga. Muito fácil de fazer, dá pra fazer no café da manhã e todos na sua casa vão amar. Tem gente que substitui o polvilho doce por maisena, você também pode fazer isso, fica a seu critério. Eu particularmente gosto mais de polvilho, entretanto, se não tiver em casa, pode recorrer a maisena, fica bom também. Então, vamos anotar os ingredientes e pôr a mão na massa?

sequilhos de polvilho feito em casa

Sequilhos de polvilho

Segundo a história esse sequilho nasceu entre os Estados de São Paulo e Minas gerais. E desde então faz sucesso em todas as mesas, da mais simples as mais sofisticas e ganhou inclusive as praias do Rio de Janeiro, onde é vendido pelos camelos. Mas há quem garanta que o verdadeiro sequilho é originário de Portugal e se popularizou no Brasil pelos primeiros colonizadores do século 17. A história curiosa disso é que em determinado momento acabaram todos os mantimentos que os colonizadores estavam acostumados vindos de Portugal. Então eles aprenderam com os índios a substituir o trigo por derivados da mandioca, como o polvilho, dando origem a sequilhos de textura leve e que derrete na boca. Podemos assim dizer que o sequilho que nós conhecemos aqui no Brasil não é mesmo português. Isso porque, o nosso daqui, foi modificado pela nossa cultura.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 ovo
  • (medida da xícara usada é de 200ml)

Preparo

Primeiramente, em uma tigela de vidro, adicione a farinha de trigo e em seguida, sobre a farinha de trigo, acrescente o polvilho doce ou o amido de milho. Posteriormente, acrescente 5 colheres (sopa) de açúcar, um ovo e por fim, duas colheres de sopa de margarina ou manteiga. Comece misturando a massa com a ajuda de uma colher mexa até onde você conseguir. Conforme os ingredientes vão incorporando, a massa vai ficando dura e você vai ter que sovar com as mãos. Se você conseguir sovar e ficar no ponto de enrolar sem grudar nas mãos, significa que não precisa por mais manteiga, mas se precisar um pouco, basta adicionar.

Em seguida, com a massa prontinha, massa tradicional de biscoito, comece a modelar seus sequinhos, eu fiz na forma comprimidinha, ou seja, fiz uma bolinha, depois abri e fiz comprido. Depois de ter modelado todos os meus sequinhos, coloque em forma retangular previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. EM forno pré-aquecido a 180º levei meus sequilhos de polvilho para assar. Geralmente demora uns 25 minutos para assar, mas isso vai variar de acordo com o forno de cada pessoa. Quando estiverem perfumando por toda a casa e bem dourados, significa que estão prontos.

Portanto, retire do forno, deixe esfriar um pouco e em seguida, sirva na mesa acompanhado de café preto passado na hora. Fica uma delícia, massa super leve, uma textura deliciosa e muito saboroso. Esses sequilhos de polvilho, são perfeitos para o lanche das crianças e até mesmo para nós mulheres levarmos para o trabalho, na hora da fome, um sequilho sempre vai bem para enganar o estômago. Uma receita tão simples, que nos lembra infância, prática de fazer, não dá nenhum trabalho e todos vão apreciar muito.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.