Pão de cebola; o melhor de todos que já experimentei

pão de cebola
Compartilhe esse post:

Como se diz na Itália “mamma mia che buono”. Esse pão de cebola é simplesmente delicioso, não é difícil de fazer, vai 4 ingredientes apenas e todos na sua casa, vão amar essa receita. Isso porque, realmente é boa demais. Não vai fermento, portanto, é uma receita muito leve e que rapidamente o estomago consegue digerir. Eu não sei os leitores, mas estou numa fase em que tenho um pouco de dificuldade em digerir massas que levam fermento. Portanto, essa no caso, sendo apenas farinha, iogurte e cebolinhas, rapinho digere. A saber, essa receita é turca, é um pão bem simples e muito tradicional em Istanbul, é como comida de rua, aliás a primeira vez que comi, fui passeando pelas ruas de Istambul. Geralmente, eles fazem na chapa ou na panela de ferro e fica delicioso.

Leia também >> Panquecas de rua, a melhor panqueca que já comi

Leia também >> Patê cremoso de cebola: para servir com torradas, salgadinhos e outros

A melhor parte dessa receita, é a simplicidade, poucos ingredientes, não leva fermento, portanto, não tem que esperar crescer. Amassou, recheou, abriu e fritou e está pronto, mas fácil que isso, não tem. A cebolinha dá um toque muito especial a massa do pão e como não leva nenhum outro sabor, o pão realmente fica com aquele sabor incrível de cebola, depois de passar pela frigideira, assar, torrar, um, você vai ter que fazer e comer para entender como é bom. Os turcos são especialistas nesses pães rápidos feitos na maioria na chapa e sem fermento e o legal que eles intercalam alho, cheiro verde, pimenta. Acredito que você vai gostar. Essa receita alimenta uma família de 4 a 6 pessoas, pois rende 4 pães grandes. Essa massa é muito macia, isso porque leva iogurte.

Como fazer o pão de cebola

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha peneiradas
  • 300 ml de iogurte natural
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 ovo batido
  • Um maço de cebolinha picada
  • 50g de manteiga ou margarina derretida
pão de cebola

Preparo

Adicione o sal no iogurte e misture bem com a ajuda de uma colher até o sal se dissolver. Em seguida, pegue o ovo já batido e incorpore juntamente com o iogurte. Posteriormente, quando a mistura estiver homogênea, despeje-a sobre a farinha peneirada. Dê uma misturada para incorporar bem o líquido e a farinha e em seguida, comece a sovar com as mãos. Observe a massa, se depois de sovar, ela ainda estiver um pouco pegajosa nas mãos, adicione uma ou duas colheres de farinha de trigo. Termine de sovar, cubra a massa com um pano de algodão e deixe descansar por uns 10-15 minutos. Enquanto a massa descansa, lave a cebolinha, escorra e em seguida, depois de secar um pouco, pique-as e reserve em um recipiente.

Pegue a massa que já descansou, coloque na sua bancada, se necessário polvilhe um pouquinho de farinha, comece a sovar um pouco e em seguida, divida-a em 8 partes iguais. Pegue cada pedaço, amasse com a ajuda das mãos e deixe em formato de uma bola, pode bolear com as mãos para ficar redonda. Faça isso em cada pedaço de massa. Polvilhe farinha sobre um prato e coloque as bolas de massa uma a uma sobre o prato e cubra com um pano de prato para a massa não ressecar. Em seguida, vamos começar a abrir essas bolas com rolo, vamos deixar como se fosse uma massa de pizza, mas não tão grande, eu deixo do tamanho de um prato raso.

Finalizando o pão de cebola

Abra uma das partes da massa, deixe bem fininho e do tamanho de um prato, em uma delas, pincela a manteiga derretida. Posteriormente, polvilhe a cebolinha picada, e por cima, cubra a segunda massa que você abriu. Com a ajuda das mãos, pressione com delicadeza essa massa, para grudar na cebolinha e na outra massa. Agora, conforme na foto, primeiro pincele manteiga e depois, corte em tiras e comece a enrolar uma tira sobre a outra conforme na foto. Quando terminar você vai ter uma espécie de flor redonda nas mãos, igual a foto. Faça isso com todas as partes, na verdade, no final, essa receita rende 4 pães de cebola grandes. Portanto, se eram 8 bolinhas de massa, no final você vai ter 4 rosas de massa.

Polvilhe farinha sobre a bancada, pouco, não precisa exagerar, pegue uma rosa de massa e com a ajuda do rolo, abra a massa do tamanho de um prato de novo e leve para a frigideira previamente untada, aqui estou usando uma de ferro, mas você pode usar a antiaderente. Aqui na Europa, é comum fazermos pão no ferro, por isso, estou usando a frigideira de ferro. Não precisa tampar, passe um pouco de manteiga no fundo da frigideira e comece a cozinhar e a dourar seu pão, vire várias vezes, não deixe que ele fique ali dentro até torrar em baixo. A saber, para ficar bom, o cozimento deve ser lento, portanto, deixa 3 minutos e vira, depois de 3 minutos vira de novo e assim sucessivamente até estar completamente tostado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.