Pão de aveia e banana, feito na frigideira sem farinha e sem açúcar

Pão de aveia e banana com canela
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Certamente, você como eu está sempre procurando novas receitas para testar, pois bem, hoje vamos aprender a fazer um pão de aveia e banana, super saudável. Bem como, rico em nutrientes, ideal para quem faz dieta, cuida da boa forma e se preocupa com a saúde. Outrossim, perfeita para quem é celíaco, pois apesar de levar aveia, não tem glúten, visto que a farinha utilizada, é aveia triturada em casa. Impossível resistir a essa receita, e você ainda, pode adicionar sementes de linhaça, chia, gergelim, girassol, vai ficar maravilhoso.

A nossa receita rende duas porções, em poucos minutos está pronta, perfeita para servir no café da manhã e acompanhar um cafezinho passado na hora. Não faz sujeira e nem bagunça na cozinha, você só precisa de uma frigideira, olha que maravilha! A massa do pão fica muito leve, fofinha, uma carga de energia suficiente para quem malha, faz caminhadas ou ainda enfrenta uma manhã corrida de trabalho. As crianças comem nutriente e vitaminas, brincando e nem percebem.

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Pão de aveia e banana com canela

Para a massa do pão de aveia e banana, vamos precisar dos seguintes ingredientes


  • 1 banana nanica amassada
  • Uma pitada de sal
  • 5 colheres (sopa) de aveia tritura
  • 2 ovos
  • Canela em pó a gosto
  • 1 colher (chá) de fermento em pó para bolo.
  • Uma banana cortada em fatias
  • Manteiga para untar a frigideira
  • 1 frigideira antiaderente
pão de aveia e banana com canela

Preparo do pão

Primeiramente, vamos untar a frigideira com manteiga, escolher uma banana nanica bem madura e cortar em fatias e colocar no fundo da frigideira. Eu quando faço aqui em casa, sobre a banana fatiada, polvilho canela em pó, da um sabor maravilhoso. Para deixar a massa crocante e mais nutrientes, uso sementes também, aquela que eu tiver em casa, pode ser chia, linhaça, gergelim, sementes de girassol, fica a seu critério, as que eu mais gosto, são de linhaça. Geralmente eu polvilhe uma colher rasa (sopa) sobre as bananas.

Em seguida, vamos preparar a massa, escolha novamente uma banana bem madurinha, amasse com a ajuda do garfo. Posteriormente, vamos adicionar 3 colheres (sopa) cheias de farinha de aveia, mas atenção, essa aqui é o farelo de aveia triturado, portanto sem glúten. Você deve triturar o farelo da aveia e então obter a farinha.  Misture bem com a ajuda da colher, de forma que a banana fique completamente homogeneizada com a farinha de aveia.

Contudo, observe que só adicionamos 3 colheres de aveia, ainda faltam 2 colheres que vamos adicionar posteriormente. Agora é hora de passar os dois ovos na peneira e acrescentar na massa. Por que passar os ovos na peneira? Porque tem gente que não gosta do cheiro e do gosto do ovo, e o que dá esse cheiro e o gosto, é a pele que fica em volta da gema. Portanto, quando passamos na peneira, fica nela essa pele de sabor forte que podemos descartar. Todavia, se você não tem problemas com o ovo, pode adicionar os ovos diretamente na massa.

Finalizando

Misture bem o ovo na massa e adicione as 2 colheres de farinha de aveia que falta. Continue misturando bem, adicione uma colherzinha (café) de canela em pó, que vai dar muito sabor a sua massa, e vai acelerar seu metabolismo. Por fim, é hora de adicionar o fermento em pó, uma colher (sobremesa). Enfim, termine de misturar toda a massa, e está pronta para ser despejada sobre as bananas e serem levadas ao fogo. Essa receita rende duas porções generosas.

Leve ao fogo baixo por 10 minutos tampado para assar a massa, Em seguida, com a ajuda de um prato, vire a massa e coloque novamente na frigideira agora com as bananas para cima. Tampe novamente e deixe mais 10 minutos no fogo baixo para terminar de assar e dourar. Posteriormente, coloque no prato e sirva no café da manhã. A receita fica bem leve, saborosa, massa fofinha, alimenta bem e sustenta, principalmente para quem vai malhar.


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