Bananas maduras? Não jogue fora, faça pão! Macio, fofinho e sem açúcar

pãozinho saudável de bananas maduras
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Isso mesmo, na minha casa nunca mais jogo fora as bananas maduras. Isso porque, aprendi a fazer essa receita de pãozinho macio. Bem como, fofinho, super leve e sem açúcar, uma delícia. Fácil de fazer, vai bem a qualquer hora e em qualquer ocasião, as crianças amam, é saudável, nutriente, econômico. Realizado com poucos ingredientes, de fácil preparo, você precisa experimentar, pois depois isso, nenhuma banana madura será desperdiçada na sua casa.

Leia também >> Não jogue fora a casca da banana, ela tem muitos benefícios

Leia também >> 8 benefícios em comer bananas maduras

Hoje em dia muitas pessoas estão focando na saúde, no bem-estar e estão procurando mais qualidade de vida. Essa receita por exemplo, não leva açúcar, isso é importante, pois como sempre falamos aqui, o açúcar branco é dos venenos brancos da lista de alimentos que fazem muito mal a saúde humana. Portanto, se puder banir da sua vida, você terá em pouco tempo mais qualidade de vida. Comece evitando o açúcar aos poucos, ou seja, substituindo-o e aos poucos deixe de consumi-lo para sempre.

As vezes quando um fruto escurece e começa a ficar muito madura, a gente joga fora. Principalmente no caso da banana que fica com a casca preta e mole, mas na verdade a banana escurecida faz muito bem à saúde. Existem estudos que apontam que consumir a banana madura e escurecida ajuda no desenvolvimento das células que previnem o câncer no organismo humano. Bem como, ajuda na produção e desenvolvimento das células brancas do corpo, que auxiliam na imunidade. Dessa forma, além de não provocar mal algum, a banana madura irá ajudar nas defesas do corpo.


Ingredientes da massa de bananas maduras

  • 2 bananas médias maduras
  • 1 colher (sopa) de fermento instantâneo
  • 90ml (6 colheres de sopa) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida sem sal
  • 350g de farinha de trigo tipo 1 (2 xícaras aproximadamente)
  • 1 colher rasa (chá) de sal
  • Para a superfície do pão vamos precisar de leite e manteiga sem sal ou margarina

Preparo do pão

Primeiramente, pegue duas bananas maduras e amasse com a ajuda de um garfo, em seguida deposite em um recipiente de vidro onde vamos fazer o pão. Quanto mais maduras estiveres as bananas, mais gostoso vai ficar seu pão. A casca precisa estar toda pintadinha de preto. Uma vez que amassou as bananas, acrescente o fermento instantâneo e misture bem para incorporar o fermento com a banana.

pão de bananas maduras

Posteriormente, adicione o leite temperatura ambiente e continue misturando de modo que fique completamente incorporado a massa. Por fim, adicione a manteiga ou a margarina sem sal e continue misturando. Essa massa é fácil de fazer, todavia, precisa de paciência, isso porque, a cada ingrediente adicionado, precisa mexer e incorporá-lo. Enfim, chegou a hora de misturarmos a farinha de trigo. Comece adicionar aos poucos a farinha de trigo e sempre mexendo com a sua colher de madeira. Não precisa sovar com as mãos! Use sua paciência e habilidade em mexer a massa, assim, rapidamente a massa está pronta para descansar em um lugar quente, até que dobre de volume.

Geralmente, 1 hora depois a massa estará pronta para ser preparada, ou seja, terá crescido o suficiente para ter dobrado de volume. Então, polvilhe com farinha sua bancada e comece a trabalhar a massa. Use farinha para não grudar nas mãos, é simples, basta ir polvilhando. Uma vez que você já amassou e tirou o ar da massa, divida em duas partes iguais e deixe-as arredondadas. Em seguida, divida cada parte em 8 partes iguais. Totalizando então 16 partes e comece a modelar em formas de bolinhas.

Preparando para assar

Posteriormente, unte duas formas com margarina e comece a depositar as bolinhas de pão, no meu caso usei duas formas ovais pequenas, onde cada forma cabia exatamente 8 bolinhas de massa. Em seguida, deixe repousar por mais 30 minutos e antes de pôr em forno pré-aquecido 200 graus, pincelei com leite. Entretanto, pode pincelar também com uma gema dissolvida no leite para ficar bem amarelinho. Depois levei para assar em forno pré-aquecido e ventilado, em 20 minutos estava tudo assado.

Depois de retirar do forno, deixe esfriar por uns 15 minutos, desinforme e está pronto para ser servido como desejar. A receita rende 16 pãezinhos de bananas maduras. Bem como, a massa fica muito leve e fofinha, o sabor levemente adocicado e com um perfume de banana que dá gosto. Amei a receita, super recomendo, não tem segredo e fica muito bom, as crianças aqui em casa, amaram!


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!