Hoje vamos fazer um pão de arroz cru sem glúten, feito com arroz cru e leite de coco. A textura desse pão é maravilhosa, massa bem fofinha, saborosa, perfumada e acredite: no paladar é uma delícia. Basta bater tudo no liquidificador e levar para assar na forma de pão. Dentre todas as farinhas alternativas a farinha de trigo, a de arroz é a que mais se aproxima tanto na textura, no sabor e na qualidade. A farinha de arroz tem um sabor quase idêntico ao sabor da farinha de trigo, porém não contém glúten e é rica em nutrientes. Se você está buscando mais qualidade de vida, tenha certeza de que trocar a farinha que você usa para fazer pães, bolos, quitutes em geral, vai garantir que você perca peso, tenha mais saúde e mais imunidade.
Leia também >> Panqueca de arroz para o café da manhã, super simples de fazer
Leia também >> Torta de arroz cru que fica pronta em 10 minutos, sem glúten
Não diferente da farinha da tapioca, a farinha de arroz também é calórica e recomenda-se consumir com moderação. Todavia, ela também facilita a perda de peso, o aumento de massa muscular e é recomendada para celíacos e diabéticos. Bem como, para todos que desejam ganhar mais qualidade de vida e saúde. A saber, para quem sofre de prisão de ventre, constipação e outros, saiba que a farinha de arroz ajuda a combater esse tipo de problema e melhora o funcionamento do intestino. Também fortalece os ossos, previne doenças do coração e para a alegria das mulheres, ela ajuda a combater a queda de cabelos. Enfim, também é boa aliada da imunidade, isso porque é rica em nutrientes.
Pão de arroz cru com leite de coco
Ingredientes
- 1 ½ xícara de arroz cru (a medida da xícara que estou usando é de 240ml)
- 1 xícara de água fervendo (240ml)
- 1 vidro de leite de coco (200ml)
- 60 ml de óleo vegetal
- 1 ovo inteiro
- 3 colheres (sopa) de açúcar – pode substituir por xilitol
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento químico em pó

Preparo
Primeiramente, coloque o arroz cru em uma tigela e por cima do arroz, coloque a água fervendo para hidratá-lo. Mexa bem e deixe de molho até que o arroz absorva toda a água e fique bem macio. Deixe de molho aproximadamente uns 30 minutos, vai ficar um pouco de água na tigela, muito pouco, mas é assim mesmo. Despeje isso tudo no liquidificador, o arroz e a água e triture tudo, observe que vai se transformar em um creme. Use velocidade máxima e liquidifique por uns 3 minutos. Posteriormente, você vai ver que o creme ficou ainda com uns pedacinhos. Portanto, jogue o leite de coco dentro do liquidificador e continue triturando, porque agora com mais líquido o arroz vai terminar de triturar.
Em seguida, agregue a essa mistura o óleo vegetal, o ovo, o açúcar e o sal, tampe o liquidificador e bata de novo por alguns minutos. Por fim, para finalizar a receita vamos adicionar o fermento em pó. No caso, eu quero um pão rápido e com uma massa mais leve, portanto, em vez de usar fermento de pão, vou usar uma colher bem cheia de fermento em pó para bolo. Depois de acrescentar o fermento em pó de mais uma batida, porém rápido, por uns 30 segundos, tempo suficiente para apenas misturar o fermento na massa. Pegue uma forma de pão, unte e polvilhe maisena, despeje na forma a massa liquidificada e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus. O tempo de forno é em torno de 40 minutos.
Finalizando
Essa massa é branca e vai ingredientes que dificultam o pão de ficar dourado, mas se manter o forno ligado no baixinho e ter paciência, ele vai levemente dourar por cima. Quando o pão estiver dourado, nos últimos minutos, aumente a temperatura para secar e dourar por cima. Uma vez que estiver assado, retire do forno, espere esfriar, depois desinforme. Importante lembrar, que precisa untar a forma para na hora que você for desinformar, ele solte por completo. Esse tipo de massa sem glúten, recomenda-se consumir no mesmo dia, portanto o ideal é fazer o pão pela manhã e consumir no café da manhã e no lanche da tarde, se sobrar, armazene na geladeira.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





