Também conhecido como óleo marroquino devido à sua origem, o óleo de argan é um óleo com inúmeros benefícios que se extrai das sementes da planta Argania spinosa. A saber, se trata de um arbusto típico do Norte de África, em particular da zona sul de Marrocos, mais em particularmente na planície de Souls. A Unesco declarou uma reserva da biosfera como a principal área de colheita de sementes de argânia. A chamada “floresta de argão” cobre 800.000 hectares. Outrossim, nela trabalham cooperativas de mulheres dedicadas à colheita de frutas, garantindo a proteção do território e seu reflorestamento.
Um óleo vegetal muito precioso, cultivado de forma eco sustentável, assim como a colheita dos frutos dos quais é extraído. Vamos esquecer o cultivo intensivo que explora as árvores: o fruto é colhido do solo quando já está seco e cai da planta. Para ter um litro de óleo de argan, uma mulher precisa de três dias de trabalho.
Benefícios do óleo de Argan
Rico em Vitamina E, vitamina A e ácidos graxos essenciais, incluindo fitosteróis, esqualeno, polifenóis e ômega-6: em laboratório seria impossível criar um creme ou composto com uma fórmula tão rica e completa.
O óleo de Argão é antirrugas, emoliente, tem bom poder de renovação celular e excelentes características mesmo na cozinha. Do ponto de vista nutricional, ajuda a combater o excesso de colesterol e toxinas no organismo.
Para que serve o óleo de argan
O óleo marroquino está cheio de propriedades cosméticas e mais, seus benefícios para o corpo são incontáveis. Bem como, seus usos. Ele não é apenas um produto cosmético, mas sim um produto multifuncional que podemos utilizar também na cozinha e desfrutar dos seus respectivos benefícios para a saúde. O óleo de argão pode ter muitos benefícios, especialmente para a beleza e suavidade da pele e do cabelo. Outrossim, pode ser utilizado como hidratante na água do banho para dar brilho e maciez à pele, ou como complemento dos nossos cremes antirrugas. Isso porque, é rico em propriedades antienvelhecimento e antioxidantes.
Além disso, muitos profissionais de beleza lembram como o óleo de argan pode ser usado para combater as estrias durante a gravidez em associação com o óleo de amêndoas doces ou como um agente calmante para irritações da pele após a depilação. Perfeito como óleo de massagem, é também uma panaceia para os cabelos: após a lavagem, massagear algumas gotas no couro cabeludo. Isso ajuda a torná-lo macio e sedoso e a combater a caspa. Ademais, tudo, de forma natural.
Benefícios do óleo para o cabelo
Com suas propriedades emolientes e hidratantes, o óleo de argan é perfeito para quem quer cuidar dos cabelos de forma natural. Outrossim, seu uso diário torna-os macios e brilhantes. Bem como, ajuda no combate ao frizz e hidrata após a lavagem, deixando os cabelos radiantes e saudáveis. Rico em vitamina E, é uma panaceia para nossos cabelos estressados e danificados pela poluição, tinturas, secadores de cabelo, produtos químicos, alisadores ou ferros. Particularmente indicado para cabelos secos, ajuda a hidratá-los e fortificá-los, além de dar brilho e um aspecto saudável a todos os cabelos.
Quem tem cabelos cacheados notará imediatamente, com algumas gotas de óleo de argan, uma melhora no efeito do frizz. Bem como, mantém os cabelos macios, hidratados e volumados. Ademais, para proteger os cabelos do calor excessivo da chapinha e do secador de cabelo, bastam algumas gotas após a lavagem. Contém Ómega 3 que forma uma barreira protetora especial nos cabelos. Quando os penteamos corremos o risco de estressar os cabelos, por isso lembre-se de aplicar algumas gotas de óleo de argan e massajar no couro cabeludo e nas pontas para os nutrir, proteger e torná-los mais macios durante a escovação. Finalmente, as propriedades do óleo de argan são fortificantes e antiqueda, pois o uso contínuo e diário torna o cabelo mais forte e menos sujeito a quedas, pontas duplas e quebradiças.